SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

A importância da prevenção no controle da Dengue

Editorial

A importância da prevenção no controle da Dengue
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Comum no verão, quando esquenta ou chove muito, a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue,  vem preocupando a população e as autoridades sanitárias neste outono.

Mesmo com as temperaturas baixas, a doença registrou nas últimas semanas um crescimento imensurável para esta época do ano.
De acordo com um boletim epidemiológico realizado pelo Ministério da Saúde, foram registrados 542 mil casos até abril, com maior taxa de incidência na região Centro-Oeste do país. No ano de 2021, o Brasil somou 544 mil casos. 

Esse crescimento acontece principalmente porque a população tende a ficar mais relaxada e não se preocupam em eliminar os criadouros  do Aedes aegypti.

A questão é que não podemos ignorar os cuidados necessários e os riscos causados pela doença. A forma mais eficaz de controlar a dengue é a prevenção. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

É importante que a sociedade colabore  eliminando e tampando qualquer recipiente que contenha ou que possa conter água.

A principal forma de evitar a transmissão da doença é através do controle absoluto sobre os criadouros. Há pessoas que custam a entender a relação direta entre os criadouros e as doenças. Muitas vezes, existe um intervalo de semanas e até meses entre o desenvolvimento das larvas e o momento em que, já adultas, passam a contaminar a população.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave.  A gravidade do caso aumenta quanto a pessoa é portadora de alguma doença crônica tais como diabetes e hipertensão.

Por isso, evite o acúmulo de água.  Previna-se contra a Dengue e seja consciente com seu lixo deixando as latas sempre bem tampadas.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!