SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
A importância da democracia

Editorial

A importância da democracia

Uma recente pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no jornal Folha de S. Paulo, mostra o expressivo apoio da população

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma recente pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada no jornal Folha de S. Paulo, mostra o expressivo apoio da população brasileira à democracia.
De acordo com o estudo 75% dos brasileiros apoiam a democracia e apenas 10% aceitariam uma ditadura. Você sabe o que significa e qual a importância da democracia?
A democracia é um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto.
Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos e os deveres de participarem no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.
A palavra “democracia” nasceu na Grécia, especifi camente na cidade-Estado de Atenas, no período clássico, sendo composta pelos radicais “demos” e “kratos”, que signifi cam, respectivamente: “povo” e “governo”. Em linhas gerais, a democracia é defi nida, desde a antiga Grécia, como “governo do povo”, ou “governo popular”, em contraposição a outras formas de governo, que também remontam à Idade Antiga, como a aristocracia, a monarquia, a diarquia, a tirania, a oligarquia, entre outros.
Entretanto, quando pensamos em democracia no mundo contemporâneo, algumas nuances devem ser feitas.
Já a história democrática no Brasil é extremamente curta. Ela surgiu, inicialmente, no Governo de Getúlio Vargas, entre os anos de 1934 e 1937. Em 1945, houve nova tentativa de retomada do processo democrático, que durou até 1964. Após esse período, em 1985, surgiu o que hoje conhecemos como democracia no Brasil. Em 1988 foi promulgada a Constituição Federal, em vigor até os dias de hoje. Ela é o maior símbolo da breve história democrática do Brasil, garantindo direitos de cidadania e a busca por igualdade e justiça social.
Se compararmos aos Estados Unidos, por exemplo, a democracia brasileira ainda está engatinhando. O país norte-americano está sob o regime democrático desde o século 19, sendo uma das democracias em vigor há mais tempo, sem interrupção. Entender o processo político e de organização da sociedade é fundamental para saber exatamente de que forma o governo pode ser cobrado e como podemos colaborar para alcançar o objetivo de melhoria de qualidade de vida para todos.
E, quando se observa a história do Brasil, conseguimos perceber que a democracia ainda é muito frágil e pouco consolidada no nosso país. Por isso, dar um voto consciente é a melhor maneira de exercer a democracia e colaborar para que o Brasil se torne um país melhor.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!