SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
A busca do Self

Colunistas

A busca do Self

Self para a psicologia é uma imagem arquetípica plena do ser humano, sua totalidade, centro da psique humana.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Self para a psicologia é uma imagem arquetípica plena do ser humano, sua totalidade, centro da psique humana. O si mesmo, nossa divindade interior que devemos temer e respeitar, para alcançar a individuação no conflito entre o Ego e o Self, a parte e o todo que serão integrados e realizados. Para Jung a Individuação ocorre quando o indivíduo torna-se si mesmo, inteiro, indivisível, e distinto de outras pessoas, embora em relação com elas, buscando o equilíbrio e não os extremos que tanto causam sofrimento humano. Pouquíssimas pessoas alcançam a individuação ao longo da vida, pois estamos muito mais voltados ao individualismo do que a individualidade. 

Temos o livre arbítrio, por isso podemos escolher em sermos individualistas ou buscarmos a individualidade através da individuação, que é o individuo em ação. 

No individualismo a pessoa só pensa nela, sendo egoísta, mentirosa, competitiva de forma negativa; vivemos numa sociedade individualista, consumista, insegura, que valoriza o que se tem e não o que se é. Somos compelidos a comprar uma roupa nova, um carro novo, frequentar o melhor restaurante, comprar joias para se mostrar para a sociedade, apesar do vazio interno, alimentando a soberba. 

O individualista precisa aparecer, quer seja no trabalho, nas competições esportivas, nas artes em geral, muitas vezes se mostrando o que não é usando uma mascara social, a persona, como diziam os gregos, mas sofre devido ao processo enantiodrômico psíquico, que é sair do equilíbrio, ir contra a própria natureza, ficando nos extremos, sendo resistente a mudanças importantes de aceitação, elaboradas em psicoterapia. Diz não ter tempo, mas não tem é vontade de superar e enfrentar os desafios e continua sofrendo. Muitas vezes tendo o que chamamos de duas caras, sendo hipócrita. 

Na individualidade a pessoa se preocupa mais em ser do que ter, ela se aceita mais, se valoriza, reconhece seus erros e dificuldades, tenta ser o que realmente é, busca o autoconhecimento com sabedoria, ajuda o outro a refletir, sendo honesto e verdadeiro, busca a tríade, liberdade, igualdade e fraternidade. 

Quem busca sua individualidade enfrenta os problemas na medida em que surgem, encara face a face e olho no olho. Tem autoestima e amor próprio, sem precisar ser egoísta ou altruísta, equilibrando os interesses e as necessidades humanas. Desenvolve sua personalidade de forma flexível, buscando uma identidade própria, sem fanatismos, alienações, dependências e paixões que anulam o ser, muito comum na adolescência cronológica e psíquica, querendo se identificar com o outro pelo que ele se mostra ser, e não pelo que é realmente, querendo imitar ídolos e heróis, muitas vezes sociopatas. 

Precisamos de valores morais e éticos, educação com qualidade e conscientização. 

Uma sociedade que não respeita o próximo com empatia tende a sucumbir. 

O caminho da individuação busca a liberdade pessoal com responsabilidade coletiva, com ampliação da consciência e a totalidade do ser, integrando o arquétipo sombra à consciência, através do processo de individuação compreendendo os símbolos que emergem do inconsciente, enfrentando as resistências que nos fazem sofrer, quando não a enfrentamos. 

A individuação é um processo, pois não tem fim, é o constante trabalho interior de ampliação da consciência através do si mesmo, que é o conhecimento que temos de nós mesmo, sendo o centro da personalidade, que segundo Jung, o Self, tem por objetivo a realização da totalidade e da individualidade independente da nossa vontade, querendo evoluir, e quando isso não acontece pelos nossos medos, sofremos mais, com angustias e sentimentos de impotência, ou prepotência, sabendo que o medo é inimigo da vontade. 

No pós-pandemia será que seremos melhores ou piores, depende de cada um, ou seremos o que sempre fomos? 

*Psicólogo e psicoterapeuta 

Blog: psicologiaemartigos. Blogspot.com.br 

Marco Antonio Garcia 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!