SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 24 de Abril 2026

Notícias Segurança Pública

Solenidade marca o aniversário de 62 anos do 9º BPM/M

Com homenagens a personalidades civis e militares

Solenidade marca o aniversário de 62 anos do 9º BPM/M
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O evento, que aconteceu na sexta-feira, dia 30 de novembro, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, homenageou  com a Medalha do Cinquentenário do Batalhão personalidades civis e militares que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à unidade e à comunidade. O 9º Batalhão foi criado em 11 de dezembro de 1956, sendo que foi instalado em 1º de abril de 1957, numa modesta sala do 1º Batalhão de Caçadores “Tobias de Aguiar”. Atualmente, a unidade é comandada pelo tenente-coronel PM  Mario Pugliese Falararo.

O 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano comemorou 62 anos de fundação no dia 30 de novembro. A solenidade, que aconteceu no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (Pama-SP) reuniu e homenageou com a Medalha do Cinquentenário do Batalhão autoridades civis e militares que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à unidade e à comunidade.

O 9º Batalhão foi criado em 11 de dezembro de 1956, sendo que foi instalado em 1º de abril de 1957, numa modesta sala do 1º Batalhão de Caçadores "Tobias de Aguiar". E apesar de situar-se à uma certa distância da região norte paulistana, o efetivo desta nova unidade, constituído inicialmente de 300 homens oriundos do 1º Batalhão de Caçadores, ali trabalharia exaustivamente sob a liderança do tenente-coronel  Bento de Barros Ferraz, primeiro comandante.

Atualmente, a unidade é comandada pelo tenente-coronel PM  Mario Pugliese Falararo.

Confira depoimentos de alguns presentes e homenageados:

Para o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, o  tenente-coronel  PM  Mario Pugliese Falararo “ é o sexagésimo segundo aniversário da unidade, tenho a satisfação de pelo segundo ano estar homenageando aquelas autoridades civis e militares que colaboram com o 9º Batalhão, com a Medalha do Cinquentenário do Batalhão. A medalha tem um grande significado para as pessoas e para nós militares significa o reconhecimento do trabalho prestado, além de traduzir todo o reconhecimento através da  medalha. A unidade é tradicional e o primeiro batalhão da Zona Norte. Há 62 anos trabalhamos na região. Graças a Deus os indicadores criminais vêm sendo reduzidos. Isso mostra o bom trabalho dos meus policiais”.

 O tenente-coronel PM  Mario Pugliese Falararo destacou  a importância das mídias regionais, em especial do jornal Semanário da Zona Norte. “As mídias regionais são muito importantes pois valorizam o trabalho da Polícia Militar e o Semanário da Zona Norte reconhece isso. O 9º Batalhão e a Polícia Militar têm um excelente relacionamento com os órgãos de  imprensa para que justamente sejam veiculados tudo aquilo de bom que a PM faz para a comunidade”.

Já para o comandante do CPA/M-3, coronel PM Leandro Gomes Santana, “o 9º Batalhão de Polícia Militar é uma unidade histórica e bastante tradicional. É uma honra ser condecorado com a medalha representativa da unidade. O 9º Batalhão é extremamente valoroso que serve a sociedade paulista aqui na Zona Norte. O CPA/M-3 e o 9º Batalhão trabalham de forma intensa para prover o melhor serviço de segurança publica no local. Sou grato também por ter a participação da sociedade civil sempre muito presente e atuante. A unidade, como todo batalhão, segue  diretrizes rigorosamente desenhadas, planejadas e organizadas para apoiar a comunidade. A redução dos indicadores criminais mostra isso, uma demonstração de um trabalho árduo e contínuo com homens e mulheres que bravamente se dispõem a enfrentar essa realidade dura que é a criminalidade. E a Segurança Pública não é uma ação exclusiva de Polícia, ela está na união entre o povo e a Polícia. Sem dúvida nenhuma, as entidades são parceiras e colaboradoras nesta promoção do bem comum”.

O coronel PM Leandro também falou da importância das mídias regionais, em especial do jornal Semanário da Zona Norte.  “Todas as mídias têm atuado de uma maneira muito criteriosa e responsável. Elas mostram o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar. Para nós é motivo de grande satisfação tê-las como parceiras. E o Semanário da Zona Norte é uma mídia espetacular”.

O pastor  Edson Rebustini  diz, “eu me sinto muito honrado em ser homenageado  com a Medalha do Cinquentenário do 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, pois admiro muito o trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em especial aqui na Zona Norte da cidade. Nós estamos sempre apoiando o trabalho da entidade”.

Para ele é de extrema importância a integração entre entidades civis e os órgãos públicos. “Isso mostra uma Polícia Militar cujo objetivo é servir a comunidade. Na verdade, a PM é amiga da sociedade civil. Muitas pessoas acham que a Polícia se distancia da comunidade, o que não é verdade. O policial faz parte da sociedade civil e está aqui para servir a comunidade. É fundamental as entidades estarem juntas”.

Ressaltou ainda a importância das mídias regionais, principalmente o jornal Semanário da Zona Norte.

“As mídias regionais são muito importantes, pois ajuda a divulgar as ações realizadas pelas entidades da região e também o trabalho da Polícia. E o jornal Semanário da Zona Norte retrata o lado social da Polícia. É fundamental divulgar o lado humanos das Polícias”. 

Já para a tenente-coronel PM Cláudia Virgília Raposo de Faria “é uma alegria muito grande  ser reconhecida pelo meu trabalho. Esta homenagem é muito especial principalmente porque já trabalhei  no 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano como capitão, comandando a 4ª Cia. Na época, foi uma experiência muito interessante e tenho muito carinho pela tropa do 9º Batalhão.  Fico feliz que o nosso colega de turma, o tenente-coronel  PM  Mario Pugliese Falararo presta uma homenagem pelo reconhecimento  ao nosso trabalho frente ao Centro de Reabilitação da Polícia Militar. Estou muito feliz com essa honraria e porque estou entre amigos”.

Segundo a tenente-coronel  PM Cláudia, é importantíssimo esta integração entre entidades civis e militares. “É fundamental este trabalho em equipe e essa aproximação entre as entidades, pois ninguém faz nada sozinho.  E é uma alegria trabalhar em conjunto e estar próximo à comunidade, entrar em contato com a sociedade e saber de seus anseios”.

Para a tenente-coronel as mídias regionais ajudam a divulgar o trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo. “É muito importante a divulgação das mídias regionais, e o jornal Semanário da Zona Norte é muito querido e respeitado na região. Ele realmente divulga o verdadeiro trabalho da PM, fala da nossa história, cobre os grandes acontecimentos da instituição. Então, considero o jornal como se fosse da família”. 

Para o juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Militar, Ronaldo João Roth, “é uma grande honra participarmos desta solenidade que marca o aniversário de 62 anos de existência do 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, um dos mais expressivos batalhões da cidade de São Paulo, hoje comandado pelo tenente-coronel  PM  Mario Pugliese Falararo. A unidade tem  uma importância muito marcante na Polícia Militar do Estado de São Paulo, um batalhão situado na Zona Norte da cidade, que cuida do policiamento ostensivo da região e da segurança  dos paulistas e paulistanos. É uma unidade que tem uma área de atuação em torno  da Academia do Barro Branco, exatamente onde se formam os comandantes. Ela também é protegida pelo 9º Batalhão. O fato de ser lembrado ao lado de tantas outras autoridades, certamente que nos deixa alegre e honrado. É também uma grande oportunidade de prestigiar esse grande batalhão da PM. Estamos todos na expectativa com a mudança na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo com o novo secretário que é o general João Camilo Pires de Campos. E as expectativas se renovam.  Eu entendo que esse momento de festa e confraternização é bom para toda a sociedade”.

Para o juiz é grande a importância entre entidades civis e militares. “Essa integração entre entidades civis e militares evidencia o progresso, os bons resultados e a força. A Polícia é prestadora de serviços de segurança ao cidadão. Os caminhos bem trilhados pela Polícia serão sinalizados pela própria comunidade. Nós podemos afirmar que esse casamento dá certo”.

O juiz Ronaldo também parabenizou o trabalho do jornal Semanário da Zona Norte.” O Semanário da Zona Norte é um jornal distinto que faz uma cobertura institucional como nenhum outro órgão de imprensa. É altamente prestigiado e conhecido através do diretor João Carlos Dias. Um grande abraço ao João Carlos e toda sua equipe. A mídia regional tem papel fundamental, principalmente para levar para a população aquilo que ocorre dentro das instituições”.  

Já para o comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, o coronel de cavalaria Richard Wallace Scott Murray, “é um privilégio ser agraciado com a Medalha  Cinquentenário do 9º BPM/M. A unidade fica situada na nossa área e temos um  relacionamento  muito próximo. Realmente é uma grande honra estarmos presentes nesta solenidade e sermos agraciados. E a integração entre todas as entidades é extremamente importante porque acredito no conceito que somos uma sociedade única.  Os objetivos são os mesmos”.

O comandante Murray também ressaltou a importância das mídias regionais. “O jornal Semanário da Zona Norte coloca em evidência as boas práticas e os bons exemplos daquilo de bom que acontece na Zona Norte”.

Para o comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar (GRPAe), coronel PM Paulo Luis Scachetti Junior, “é uma honra ter sido lembrando, a minha unidade apoia o Estado inteiro, em especial na capital paulista do qual o  9º Batalhão compõe a área, sendo um dos mais importantes da Zona Norte. Nossa unidade  presta vários apoios na região, em especial ao 9º Batalhão, com missões preventivas e atendimento de ocorrências e paralelamente também não deixamos de atender as ocorrências de resgate que acontecem na região, que são de cunho da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. É fundamental as parcerias e a integração entre entidades civis e públicas para que consigamos construir uma sociedade civil organizada e segura. Ninguém consegue fazer nada sozinho”.

O  coronel PM Paulo também parabenizou o trabalho das mídias regionais, em especial do jornal Semanário da Zona Norte.” As mídias regionais são muito importantes, pois elas levam informação ao cidadão para que ele também tenha condições de acompanhar o que acontece na sua região, além de poder participar ativamente de outros meios como os Consegs”.

Presente na solenidade, o inspetor da Guarda Civil Metropolitana Geovane Basílio, falou da importância da cerimônia e do  9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. “A unidade tem uma grande história dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, é uma unidade de tradição e muito importante na Zona Norte. Várias personalidades da PM passaram pelo 9º Batalhão. Eu desejo a todos os profissionais  da unidade muito sucesso, alegria, prosperidade e que tenham realmente uma vida bastante profícua. E a integração entre todas as entidades é muito importante. Eu sempre falo para os meus amigos e parceiros que a palavra de ordem é sinergia.”

O inspetor também elogiou o trabalho do jornal Semanário da Zona Norte.” O Semanário da Zona Norte consegue reunir todas as autoridades de uma forma diferenciada. O jornal é um parceiro onde estamos sempre nos comunicando. O Semanário está de parabéns”.

Para o diretor do Parque Aeronáutico – Pama-SP, coronel aviador Marcos Dias Marchall,” é uma honra estar aqui neste momento tão importante para a cidade de São Paulo e também para a Polícia Militar. Com essa integração quem ganha é a  sociedade. Hoje o Brasil e a sociedade cobram a atuação dessas forças, e essa cooperação é o que vai ser a base para o crescimento da nossa Nação”.

O diretor destacou a importância das mídias regionais. “As mídias regionais, em especial o jornal Semanário da Zona Norte, leva para a sociedade a nossa atividade divulgando todas as nossas ações”.

Já para o tenente-coronel PM Ronaldo Vieira “o 9º Batalhão de Polícia Militar é um dos mais tradicionais da entidade. O tenente-coronel  PM  Mario Pugliese Falararo é extremamente capaz e compromissado com a sociedade. É uma honra estar prestigiando esta solenidade. E é fundamental  essa integração entre entidades civis e militares”.

O tenente-coronel  PM Ronaldo também parabenizou o trabalho do jornal Semanário da Zona Norte.” Com certeza o jornal Semanário da Zona Norte é uma mídia extremamente importante e bastante conhecida na capital”.

Segundo o chefe do Grupamento de Apoio da Aeronáutica, coronel Waldemar Roberto Cabral Jorri,  “ o 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano tem uma grande responsabilidade na cidade de São Paulo, em especial na Zona Norte.  Como o tenente-coronel  PM  Mario Pugliese falou em seu discurso, a unidade cuida de 800 mil pessoas. Isso já mostra a importância da unidade. E o 9º Batalhão tem sempre grandes comandantes e o o tenente-coronel  PM  Pugliese tem conduzido a unidade de maneira excepcional. E é de suma importância essa integração entre entidades civis e militares. Estão sendo agraciados pessoas muito importantes para a nossa sociedade”.

O coronel Jorri deu seu parecer referente às mídias regionais. “O Semanário da Zona Norte é um jornal ímpar. O seu diretor João Carlos Dias consegue reunir e  congregar as forças civis, militares e a comunidade”. 

Para o consultor em segurança Fernando Moreno “ser agraciado pelo 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano é motivo de grande honra e satisfação. Fico extremamente honrado pelo reconhecimento do meu trabalho. A unidade é tradicional e bastante respeitada na região.

Quanto ao jornal semanário da Zona Norte, é uma mídia especial e de grande reconhecimento aqui na Zona Norte. O João Carlos Dias é um jornalista ímpar que faz um trabalho de extrema competência e dedicação”.

 

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR