O coronel intendente Ivan Luiz de Siqueira passou o cargo de Prefeito de Aeronáutica de São Paulo para o coronel intendente Andrei Leça Borges, em cerimônia militar realizada na sexta-feira, dia 15 de janeiro.
A solenidade contou com a presença de autoridades militares e civis, além de amigos e familiares. O evento seguiu todos os protocolos de segurança de combate a pandemia de coronavírus.
A cerimônia militar foi presidida pelo tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante-geral de Apoio da Aeronáutica.
Com o objetivo de administrar e manter os Próprios Nacionais Residenciais (PNR), a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo (PASP), criada pela Portaria nº 220/GM4, de 06MAIO1954, e ativada pela Portaria nº 506/GM2, de 25JUN1957, teve sua primeira sede nas dependências do prédio da 4ª Zona Aérea, situado no Viaduto Santa Ifigênia, sendo posteriormente transferida, juntamente com o Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), para a Avenida Dom Pedro I, no bairro do Cambuci.
Em 1988, a PASP adquiriu autonomia administrativa, através da Portaria nº 257/GM3, de 26ABR1988, passando a exercer de forma completa a gestão de seus recursos econômico-financeiros.
Desde então, com a sede localizada na área do Campo de Marte, no Bairro de Santana, Zona Norte do Município de São Paulo, a PASP está administrativamente concebida sob a estrutura de 2 (duas) Divisões: a Divisão de Patrimônio (DPAT), destinada à execução da atividade fim, no que se refere à manutenção dos PNR, e a Divisão Administrativa (DADM), aos procedimentos referentes às atividades de apoio da unidade. Além dessas estruturas, estão subordinados à DPAT o Posto Avançado da PASP em Cumbica, destinado a administrar os PNR localizados na área da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, e o Posto Avançado da PASP no Guarujá, destinado a administrar os PNR localizados na área da Base Aérea de Santos (BAST).
Confira depoimentos de algumas das autoridades presente na solenidade.
Para o cel. int. Andrei Leça Borges “foi com muita alegria que eu recebi a informação de que havia sido designado para substituir meu grande amigo cel int. Siqueira. Junto com essa alegria vem a preocupação porque é uma Prefeitura ímpar com uma área muito extensa. São Paulo é uma grande metrópole é uma das principais cidades brasileiras. Nosso objetivo é apoiar o militar que está dentro das nossas instalações, e também as demais autoridades que tem esse relacionamento junto com o Comando da Aeronáutica. Essa responsabilidade aumenta porque estou substituindo o cel Siqueira, um militar de alta capacidade e reconhecida no nosso meio. Ao lado dele pude perceber que ele é muito mais do que eu imaginava. Espero poder corresponder com a expectativa do Comando da Aeronáutica e de toda a comunidade que reside ao nosso redor.
O papel da Prefeitura da Aeronáutica de São Paulo é fundamental para os militares, e a cidade de São Paulo é um ponto estratégico para a Força Aérea Brasileira inclusive devido à reestruturação que a entidade vem passando. A instituição está crescendo em termos estratégicos, e isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em comandar a entidade. É necessário que o militar tenha esse apoio familiar para que se possa render bem profissionalmente, e a Prefeitura tem esse papel de oferecer um local confortável fora do expediente de trabalho”.
Já para o prefeito da Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos, ten. cel. int. Carlo Rodrigo Barreto Barboza “ as Prefeituras de Aeronáutica tem um papel muito importante, pois ela apoia o bem maior de qualquer militar que é servir seus familiares. Toda esta infraestrutura reflete na capacidade e operacional dos militares seja ela administrativa ou funcional. Ou seja, o profissional trabalha melhor sabendo que os seus familiares estão bem assistidos. E a Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos é responsável por apoiar 893 famílias. Somos responsáveis pela manutenção desses imóveis verticais e horizontais como aqui na cidade de São Paulo. Damos ainda apoio para 16 unidades sediadas em São José dos Campos . Cada imóvel entregue e cada família apoiada se reverte de muita satisfação para todo o nosso efetivo. E São Paulo possui uma missão maior e diferenciada porque existem várias áreas de apoio descentralizadas como Santos. Isso dificulta um pouco mais a missão, mas não tira todo o brilho de poder ver seus militares assistidos e subsidiados num imóvel de qualidade”.
O cel. aproveitou para deixar uma mensagem de otimismo e reconhecimento aos cels. Siqueira e Andrei. “ Ambos são profissionais de altíssimo quilate. Não tenho dúvida de que a Força Aérea irá ter um resultado excepcional em qualquer função no qual eles venham desempenhar. Ao cel Siqueira desejo sorte e sucesso que já estão arregradas em seu currículo e que ele seja muito feliz ao lado de sua família. E ao cel Andrei é a pessoa certa para dar continuidade ao trabalho do cel. Siqueira”.
Para o cel. Fábio Luís Cuzziol, comandante da Base Aérea de São Paulo “ a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo é essencial para a estrutura da Força Aérea. A entidade oferece suporte à família do militar. Isso é fundamental para que o militar possa trabalhar com tranquilidade. A minha mensagem para o cel. Siqueira e para o cel. Andrei é de muito sucesso. O cel. Siqueira foi meu amigo de turma, são 27 anos que a gente se reconhece. Desejo a ele sucesso e muitas felicidades. O trabalho que ele fez aqui foi fantástico. E o cel. Andrei também é um grande amigo. Ele terá um grande desafio na entidade que é dar continuidade ao trabalho do cel. Siqueira. Sucesso e saúde principalmente nesta época em que estamos vivendo”.
De acordo com o brig. engenheiro Alexandre Artur Macena Javoski, diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão no Rio de Janeiro. “Para a gente, mesmo em época de pandemia, estar aqui presente e prestigiar uma organização militar de excelência porque uma das grandes missões da Prefeitura é o apoio e o suporte à família Aeronáutica àqueles que irão trabalhar. Prestigiar o prefeito substituído e sobretudo o cel Andrei que é um amigo de infância e que me dá muito orgulho em estar aqui presente e compartilhar com ele esse momento tão feliz. Tenho certeza de que ele terá muita sorte e sucesso pela competência dele, e assim manter um nível de excelência da Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo que é uma das organizações de excelência da nossa Força. Tenho certeza de que ele dará dinamismo
E continuidade nos serviços prestados pelo cel. Siqueira. Já para o cel. Siqueira a certeza de missão comprida. Parabenizo pela forma com que o cel. Siqueira conduziu esses últimos dois anos e que ele possa ter sucesso na nova fase da vida dele”.
Presente na solenidade de passagem de comando da Prefeitura da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante-geral de Apoio da Aeronáutica, “a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo é diretamente relacionada ao nosso desempenho e de cada um de nossos homens e mulheres de cada um dos nossos servidores civis ou militares. E a cada dia que saímos para trabalhar e sabermos que a nossa família está bem amparada, em termos de habitação, nós rendemos muito mais. A minha mensagem para o cel. Siqueira e para o cel. Andrei é de muito sucesso. O cel. Siqueira fez um belíssimo trabalho neste período em que comandou a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo, em especial no setor logístico e no acolhimento às famílias dos militares. E o cel. Andrei foi aprovado pelo Comando da Aeronáutica para substituir o cel. Siqueira. Essa é a maior provação da capacidade técnica dele e gerencial de seus atributos militares. Temos certeza de que ele fará, da mesma forma que o cel. Siqueira, um excelente comando”.
Discurso Roberto Nunes
Excelentíssimo Senhor Tenente-Brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, comandante-geral de Apoio da Aeronáutica.
Por intermédio de quem saúdo os comandantes, chefes, diretores e prefeitos de Organização do Comando da Aeronáutica, demais oficiais, graduados, os ilustres convidados e, especialmente, os militares e servidores pertencentes ao efetivo da Prefeitura de Aeronáutica de Sao Paulo, que, com suas presenças, dão especial brilho a esta solenidade.
Dirijo uma deferente saudação aos familiares do cel. int Ivan Luiz de Siqueira e do cel. int. Andrei Leça Borges.
Senhoras e senhores, bom dia.
A Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo cumpre mais um ciclo de sua história, ao assentar em seus registros um Comando que ora se completa e ao vislumbrar o porvir de um novo período de gestão.
Antes já dito e agora repetido novamente: Esta é a Organização que acolhe aqueles que chegam a esta metrópole, a terra da garoa de Adoniran Barbosa, dos imigrantes de todos os fusos, do trabalho e do progresso, e de forma generosa, proporciona às famílias o esteio e a base para o início de uma nova jornada em suas vidas.
A Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo (PASP), Organização de Comando da Aeronáutica (COMAER), criada em 1954, tem por missão ou finalidade executar as atividades de administração dos imóveis residenciais sob sua responsabilidade, proporcionando moradia de qualidade, que ofereça conforto aos permissionários e seus dependentes.
Ao analisarmos com mais profundidade a missão da Prefeitura, constatamos o quão nobre ela é. Na essência, a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo cuida do que é mais caro para todos nós: as nossas famílias.
Tendo sempre em mente a nobreza de sua missão, a PASP deve conduzir cada uma de suas atividades, buscando sempre o melhor resultado com a aplicação dos recursos disponíveis. Nesse sentido, deve contar com o apoio e orientações abalizadas da SEFA, da DIRAD e, mais especificamente, do CEAP, que possui hoje a grande missão de disseminar as melhores práticas de gestão entre as Prefeituras de Aeronáutica de todo o Brasil.
Cumprir uma missão que envolve o bem estar social, e porque não dizer econômico-financeiro de nossos homens e familiares, é algo muito árduo e dificultoso, porém gratificante e recompensador. Poder trabalhar para o próximo, de forma anônima e desinteressada, rejubila a alma dos que tem esta oportunidade.
Parabenizo, pois, a gestão do cel. Siqueira que, em conjunto com o seu efetivo, buscaram, com as suas realizações, cumprir a nobre missão da PASP.
Desta forma, neste cenário com certeza envolto nesse pensamento, a Prefeitura focou suas ações na recuperação de imóveis em atendimento a demanda crescente, atingindo ao final do ano de 2020 uma taxa de ocupação de 95% culminando com a entrega expressiva no biênio 19/20 de 286 imóveis revisados e em plenas condições de serem habitados.
Entre as metas alcançadas, destacamos, principalmente:
- a melhoria dos índices da taxa de ocupação de PNR, em razão de maior disponibilização de Próprios Nacionais Residenciais (PNR) em condições de habitabilidade;
- recomposição do asfalto nas vilas militares Brás Leme, Campo deBagatellee Cumbica;
- recuperação em parceria com as associações de moradores, das áreas de lazer infantis (playground) das vilas da Brás Leme e Cumbica;
- em parceria com BAST foramrealizados serviçosde manutenção , pintura de PNR e instalações de iluminação pública;
- implantação de Sistemática de distribuição de PNR e reuniões com permissionários por meio de videoconferência, ajustando procedimentos, orientações as vilas militares principalmente frente aos assuntos relacionados a pandemia e prevenção da Covid-19, racionalizando meios e garantindo eficiência e efetividade no controle das filas de espera de permissionários; e
- referência especial nas ações sociais relativasaarrecadação de alimentos, produtos de higiene e roupas beneficiando instituições de apoio a idosos e famílias carentes da nossa Zona Norte.
Ratifico que a PASP detém 1.106 imóveis em quatro municípios diferentes, São Paulo, Santos, Cotia e Guarulhos. É uma particularidade impar em relação a todas outras Prefeituras na FAB.
Cel. Siqueira, obstáculos nós encontramos muitos, felizmente. Constituíram-se nos nossos desafios diários que foram vencidos, ultrapassados e nos mostraram a alegria do dever cumprido.
Caro amigo, missão cumprida!
Em nome dos oficiais generais da SEFA, em especial do secretário de Economia, Finanças e Administração e do chefe do Centro de Apoio Administrativo da Aeronáutica, ao qual esta Prefeitura está subordinada, consigno o nosso reconhecimento e os parabéns pelo cumprimento de sua missão, bem como desejo-lhe sucesso nas suas próximas missões e desafios em novas funções.
À sua esposa, Lea, e ao seu filho Pedro, o nosso agradecimento pelo apoio e compreensão para que você pudesse cumprir sua a missão com bom ânimo em todos os dias. Mesmo aqueles mais difíceis!
O sucesso dessa missão deveu-se muito a vocês, podem ter certeza! Que Deus os abençõe sempre.
Ao cel. int Andrei Leça Borges, ao receber a missão de dirigir a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo, tenho a convicção de que sua capacidade e profissionalismo o conduzirão, com fulcro no sucesso. Tenho certeza que para o cumprimento dessa importante missão o Senhor terá ao seu lado uma equipe composta de militares e servidores competentes, especializados e cientes de suas responsabilidades. Seja muito feliz no novo cargo. Boa sorte e sucesso na nova missão.
Desejo que o seu tempo aqui em São Paulo seja pleno de paz e bem, ao lado da sua esposa Renata e seus filhos Juliana e Diego.
Deixo, por fim, uma tarefa extra para a PASP: conscientizar cada permissionário e cada familiar que a responsabilidade pela boa qualidade de nossas moradias e das áreas comuns de nossas vilas não é somente da PASP, mas de todos os usuários. Todos devem participar da gestão, cuidando com desvelo dos nossos PNR e das áreas comuns, e apresentando sugestões para que a nobre missão da PASP seja cada vez mais bem cumprida.
Finalizando com essa mensagem, desejo a todos os presentes um ano de 2021 pleno de paz e prosperidade ao lado de suas famílias.
Que Deus continue a nos proteger, abençoar e indicar o melhor caminho a seguir.
A todos, novamente, muito obrigado, em nome da Forca Aérea, por suas presenças que tanto abrilhantam esta Cerimônia Militar.
Tenhamos todos um excelente dia!
Muito obrigado!!
Discurso Cel Int Ivan Luiz de Siqueira
Ten Brig do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, em nome de quem saúdo as autoridades anunciadas pelo cerimonial bem como todas as senhoras e senhores aqui presentes que, adotando os protocolos previstos para a prevenção da Covid-19, nos honram com suas presenças nesta cerimônia.
Após dois anos à frente da PASP entendo ser o momento para uma reflexão sobre o ato de comandar.
Nos dicionários é definido como governar, gerir, administrar, decidir, em razão de autoridade, o que outrem deve fazer.
após minha experiência, considero que comandar é mais do que isso, é agir, ter inicitiva, investir os militares com suas missões, porém com sabedoria para ouvir aqueles que detém conhecimento ou experiência. é mandar em conjunto.
em janeiro de 2018, ao assumir o comando da PASP, no culto ecumênico realizado por nossos capelães cap Dutra e cap Marcelo e pelo pastor Marcelo, da Universidade Mackenzie, duas passagens me marcaram:
Josué 1.9 “sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”
Isaías 41.10 “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com minha destra fiel.”
A expressão não temas impregnou em minha mente, pois sabia da magnitudade dos desafios que enfrentaria na PASP.
Confiando nessas palavras que me foram presenteadas, eu não temi, não porque achasse que saberia resolver todos os problemas, mas porque sabia que o senhor estaria comigo e me sustentando por meio de um efetivo motivado e leal.
Efetivo que me fortaleceu e ajudou a cumprir a missão.
E assim foi, nós trabalhamos, enfrentamos desafios e, em nenhum momento, vocês desanimaram ou deixaram qualquer missão para trás.
No começo da pandemia, quando tudo parecia sombrio, os senhores tiveram coragem e continuaram a realizar os serviços nos PNR, apoiando toda a família Aeronáutica em São Paulo, Guarulhos, no Guarujá e em Cotia.
Fizemos a diferença realizando nossas obrigações diárias!
Dos soldados aos oficiais, todos contribuiram, assessoraram, foram leais e, principalmente, confiaram nas minhas decisões.
Vocês, meu efetivo, comandaram comigo!
Sou grato a cada um de vocês por tudo o que construímos!
Aproveito a ocasião para apresentar meu preito de respeito e gratidão àqueles que são caros A mim e à PASP:
- aos comandantes da aeronáutica de ontem, ten brig rossato, e de hoje, ten brig bermudez, e ao alto comando por terem me designado para tão gratificante missão e por confiarem na minha capacidade para comandar esta importante prefeitura de aeronáutica;
- À Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica nas figuras de seus secretários, ten brig Damasceno e maj brig Crepaldi, e dos chefes do CEAP brigadeiros intendentes estevam e Santana, por todas as orientações oportunas e pela forma cortez com que sempre me atenderam e trataram;
- Aos ten brig Cury e ten brig Baptista Jr em nome dos quais agradeço todas unidades do COMGAP que, de maneira sinérgica, contribuíram para uma convivência harmônica e para a melhoria das nossas vilas militares;
- aos ex-prefeitos, aqui representados pelo brigadeiro intendente Roberto Nunes, por tudo o que me ensinaram e o reconhecimento pelo trabalho que os senhores realizaram;
- aos presidentes das administrações de compossuidores e aos moradores dos próprios nacionais, agradeço pela parceria ao longo desses 2 anos que resultou em melhoras nas vilas e nas moradias;
- Ao cel Marschall, diretor do Pama-sp, e ao cel Fábio, chefe da divisão administrativa, vocês colaboraram muito com a PASP, além de serem ótimos vizinhos;
- Ao cel Jailson, ex cmt da Basp, e ao ten cel Formaggio, ex cmt da Bast, por estarmos integrados fisicamente, atuamos em parceria em diversas áreas e instalações comuns, nas cidades de Guarulhos e no Guarujá;
- Aos diretores do HFASP, cel Sidney e cel Alexandre, e seus chefes de divisão médica, cel Nakano e ten cel Cardoso, pelo apoio institucional incondicional À PASP e pelo atendimento ímpar à família aeronáutica, inclusive à minha;
- Ao chefe do serviço regional de proteção ao voo de São Paulo, cel Ciccacio, por abrir as portas do SRPV-SP para capacitar militares da PASP; e
- Ao amigo e também chefe do GAP-SP, cel Araújo, que juntamente com sua equipe proveu suporte administrativo para o efetivo da PASP e viabilizou todas as demandas administrativas desta prefeitura.
Sem o GAP-SP não cumpriríamos a missão!
Para meu sucessor cel Andrei deixo meus mais sinceros votos de felicidade à frente deste comando. cuide bem da PASP, pois assim estará cuidando de mais de 1.400 famílias da força aérea que precisam do nosso apoio. dedique-se à missão, mas encontre tempo para desfrutar tudo que a cidade de São Paulo oferece junto de sua esposa Renata e de seus filhos Diego e Juju.
Neste momento, talvez a mais difícil das missões seja externar minha gratidão aos alicerces da minha vida:
- Aos meus pais, que me ensinaram pelo exemplo como um ser humano deve se comportar, além de demonstrarem, diariamente, a importância da disciplina e da responsabilidade. lembro que, muito antes do almirante Mcraven, da Marinha dos Estados Unidos, proferir seu famoso discurso na Universidade do Texas, sobre começar o dia cumprindo tarefas simples, como arrumar a cama, minha mãe já nos ensinava a começar o dia cumprindo tarefas, tínhamos que arrumar a cama e o quarto antes de sair para brincar. Meu pai, so sel Siqueira, que há 27 anos, em janeiro de 1994, teve uma conversa comigo sobre a escolha que eu estava prestes a fazer, entre seguir na área técnica e cursar engenharia ou me dirigir para Pirassununga para ingressar na nossa academia. ao fazer minha decisão, jamais esqueci suas palavras: “tem certeza? você pode fazer sua opção como quiser. porém, se escolher a fab, seu contrato será com a nação, onde ela precisar!”. Jamais conseguirei exprimir minha gratidão por todos esses anos de ensinamentos!!!!
- À minha esposa, companheira, assessora, ajudante, amiga, cozinheira, artista, calígrafa, parceira de vinho, dentre tantas outras funções que exerceu durante minha caminhada, não sei o que falar ou como te agradecer por todos os dias levantar comigo às 6 para o café e me aguardar a noite para o jantar; por saber me compreender e, quando não me coompreendia, respeitar meu silêncio; por apresentar pontos de vista completamente fora da caixa que me deram novas perspectivas para solucionar problemas; ou, por simplesmente arrumar a mesa para tomarmos uma xícara de café após um dia difícil!!! te amo!
- E, finalmente, agradeço a deus por ter me abençoado com tantos amigos, que contribuiram para fazermos da nossa guarnição um lugar melhor, e, também, ter me iluminado e me dado sabedoria para tomar as decisões durante o comando.
Termino meu ciclo na PASP. Daqui guardarei as lembranças dos desafios vencidos e dos amigos das horas difíceis.
entrego o comando com a sensação de dever cumprido e a certeza de que pude contribuir com mais alguns tijolos na edificação desta instituição chamada PASP.
Muito obrigado!
Currículo tenente - coronel intendente Ivan Luiz de Siqueira
O tenente - coronel intendente Ivan Luiz de Siqueira é natural da cidade de São Paulo. Filho de
Luiz de Siqueira e Cecilia Moreira de Siqueira. Casado com Lea Maria Gonçalves, possui um enteado, Pedro Vicente de Andrade. Iniciou a carreira militar em 17 de janeiro de 1994, e foi declarado aspirante em 12 de dezembro de 1997.
Cursos Acadêmicos
- Curso de Negociação de contratos internacionais e acordos de compensação - CNEG (ILA);
- Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira – ECFAB (UNIFA);
- Relações Internacionais: Cultura, Política e Negociações – Fundação Getúlio Vargas (FGV);
- Ciclo de Estudos de Política e Estratégia – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-SP); e
- Introdução ao Mercado Financeiro – Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Principais cargos
- Gestor de Reembolsável da Base Aérea de São Paulo;
- Chefe da Seção Comercial da Base Aérea de São Paulo;
- Chefe da Seção de Material da Base Aérea de São Paulo;
- Chefe da Seção de Finanças da Base Aérea de São Paulo;
- Chefe da Seção de Licitações da Base Aérea de São Paulo;
- Comandante do Esquadrão de Intendência da Base Aérea de São Paulo;
- Chefe da Seção de Licitações da Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo;
- Chefe da Divisão Administrativa da Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo;
- Prefeito de Aeronáutica de Manaus;
- Vice-Chefe do Grupamento de Apoio de São José dos Campos; e
- Prefeito de Aeronáutica de São Paulo
Próxima Unidade
- Centro de Logística da Aeronáutica (CELOG)
Condecorações
- Destaque Operacional Ouro – COMGAR
- Medalha Amigo da Marinha – 8°Distrito Naval
- Medalha de Serviço Amazônico – Exército Brasileiro;
- Medalha Militar de Bronze;
- Medalha Militar de Prata;
- Medalha Mérito Santos-Dumont;
- Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Cavaleiro
Currículo Andrei Leça Borges
O coronel intendente Andrei Leça Borges é natural de Guaratinguetá. Filho de Hélio Alves Borges e Angela Maria Leça Borges. Casado com Renata Varanda Huber, possui dois filhos Juliana Huber Borges e Diego Huber Borges. Iniciou a carreira militar em 19 de janeiro de 1995, e foi declarado aspirante em 12 de dezembro de 1997.
Cursos Acadêmicos
- Curso de Formação de Oficiais Intendentes;
- Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais;
- Curso de Comando e Estado-Maior;
- MBA Executivo: Planejamento e Gestão Estratégicos – Fundação Getúlio Vargas (FGV); e
- MBA em Gestão Pública – Universidade Federal Fluminense (UFF).
Cursos Operacionais
- Curso de Pregão Presencial e Eletrônico (SEFA);
- Curso de Negociação de Contratos Internacionais e Acordos de Compensação - CNEG (ILA); e
- Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira – ECFAB (UNIFA).
Principais cargos
- Chefe da Seção de Material de Intendência da Base Aérea do Galeão;
- Chefe da Seção de Comando do Esquadrão de Intendência da Base Aérea do Galeão;
- Chefe da Seção de Registro da Base Aérea do Galeão;
- Chefe do Posto Regional de Venda de Fardamento da Base Aérea do Galeão;
- Chefe da Seção de Transportes e Superfície do Hospital Central daAeonáutica;
- Chefe da Seção de Faturamento do Hospital Central da Aeronáutica;
- Chefe da Seção de Material do Hospital Central da Aeronáutica;
- Chefe da Seção de Licitações do Hospital Central da Aeronáutica;
- Chefe da Seção de Licitações do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos;
- Chefe da Subdivisão de Intendência do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos;
- Chefe da Seção de Finanças do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos;
- Chefe da Seção de Controle e Conferência do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos;
- Chefe da Seção de Finanças do Departamento de Controle do Espaço Aéreo;
- Chefe da Seção de Licitações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo;
- Chefe da Seção de Contratos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo;
- Chefe da Seção de Contratos da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo;
- Chefe da Divisão de Finanças da Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa (Londres); e
- Vice-Chefe do Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro.
Condecorações
- Medalha Militar de Bronze;
- Medalha Militar de Prata; e
- Medalha Mérito Santos-Dumont.