SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Sábado, 24 de Janeiro 2026

Notícias Segurança Pública

Polícia Federal avalia possível convênio com Smart Sampa após visita à central de monitoramento da Prefeitura

Objetivo é integrar sistemas e fortalecer segurança pública na cidade de São Paulo

Polícia Federal avalia possível convênio com Smart Sampa após visita à central de monitoramento da Prefeitura
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Federal em São Paulo avalia um possível convênio com o programa Smart Sampa, o maior e mais completo sistema de monitoramento por câmeras da América Latina, criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas a crimes e emergências. O anúncio foi dado após visita do alto comando da PF em São Paulo à central de monitoramento da Prefeitura na segunda-feira (dia 2 de junho).

O superintendente regional da Polícia Federal de São Paulo, delegado Rodrigo Luís Sanfurgo de Carvalho, elogiou o sistema e expressou o interesse em analisar a utilidade e viabilidade de um convênio para sua utilização pela Polícia Federal em São Paulo.

“Vimos aqui várias demonstrações da utilidade do sistema, realmente é excepcional. E acho que o próximo passo é agora a gente conversar para eventual convênio para que nós possamos utilizar, para que nós possamos colaborar e para que a Prefeitura também possa colaborar com o trabalho da Polícia Federal”, disse o delegado.

Durante a visita, o prefeito destacou a importância da colaboração entre os órgãos de segurança para atender melhor a população e diminuir a criminalidade.

“Estamos colocando o sistema à disposição para eles poderem utilizar as suas atividades. Esse trabalho conjunto, Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público, Prefeitura, Governo de Estado, é de fundamental importância, todos os órgãos unidos para poder atender bem a população, diminuir a criminalidade e desenvolver suas atividades numa ação conjunta de cooperação de trabalho”, destacou o prefeito.

Com auxílio das mais de 27 mil câmeras do Smart Sampa distribuídas pela cidade, desde o ano passado, 1.215  pessoas foragidas da Justiça foram presas, 2.470 foram detidas em flagrante e 65 desaparecidos foram encontrados.

O sucesso do Smart Sampa tem atraído prefeitos, governadores e gestores de segurança pública de todo o país para conhecer o sistema. Desde sua implantação, prefeitos de 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo e outros do ABC já anunciaram que pretendem criar uma rede regional de monitoramento integrada às câmeras e bases de dados do Smart Sampa. Além disso, as prefeituras de Belo Horizonte e de Maceió também estudam implantar um sistema inspirado no Smart Sampa.

Monitoramento inteligente

Formulado com as mais modernas tecnologias que garantem rapidez e eficácia nas ocorrências do município, o Smart Sampa possui algoritmos avançados que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos. Além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados. O sistema de reconhecimento facial utilizado nos equipamentos permite a localização de pessoas desaparecidas e de foragidos da Justiça.

O projeto inovador permite ainda a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do Samu, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.

Comentários:

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR