SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 25 de Novembro 2025

Notícias Segurança Pública

Polícia Federal avalia possível convênio com Smart Sampa após visita à central de monitoramento da Prefeitura

Objetivo é integrar sistemas e fortalecer segurança pública na cidade de São Paulo

Polícia Federal avalia possível convênio com Smart Sampa após visita à central de monitoramento da Prefeitura
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Federal em São Paulo avalia um possível convênio com o programa Smart Sampa, o maior e mais completo sistema de monitoramento por câmeras da América Latina, criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas a crimes e emergências. O anúncio foi dado após visita do alto comando da PF em São Paulo à central de monitoramento da Prefeitura na segunda-feira (dia 2 de junho).

O superintendente regional da Polícia Federal de São Paulo, delegado Rodrigo Luís Sanfurgo de Carvalho, elogiou o sistema e expressou o interesse em analisar a utilidade e viabilidade de um convênio para sua utilização pela Polícia Federal em São Paulo.

“Vimos aqui várias demonstrações da utilidade do sistema, realmente é excepcional. E acho que o próximo passo é agora a gente conversar para eventual convênio para que nós possamos utilizar, para que nós possamos colaborar e para que a Prefeitura também possa colaborar com o trabalho da Polícia Federal”, disse o delegado.

Durante a visita, o prefeito destacou a importância da colaboração entre os órgãos de segurança para atender melhor a população e diminuir a criminalidade.

“Estamos colocando o sistema à disposição para eles poderem utilizar as suas atividades. Esse trabalho conjunto, Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público, Prefeitura, Governo de Estado, é de fundamental importância, todos os órgãos unidos para poder atender bem a população, diminuir a criminalidade e desenvolver suas atividades numa ação conjunta de cooperação de trabalho”, destacou o prefeito.

Com auxílio das mais de 27 mil câmeras do Smart Sampa distribuídas pela cidade, desde o ano passado, 1.215  pessoas foragidas da Justiça foram presas, 2.470 foram detidas em flagrante e 65 desaparecidos foram encontrados.

O sucesso do Smart Sampa tem atraído prefeitos, governadores e gestores de segurança pública de todo o país para conhecer o sistema. Desde sua implantação, prefeitos de 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo e outros do ABC já anunciaram que pretendem criar uma rede regional de monitoramento integrada às câmeras e bases de dados do Smart Sampa. Além disso, as prefeituras de Belo Horizonte e de Maceió também estudam implantar um sistema inspirado no Smart Sampa.

Monitoramento inteligente

Formulado com as mais modernas tecnologias que garantem rapidez e eficácia nas ocorrências do município, o Smart Sampa possui algoritmos avançados que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos. Além de alertas que permitem a identificação de placas de veículos furtados ou roubados. O sistema de reconhecimento facial utilizado nos equipamentos permite a localização de pessoas desaparecidas e de foragidos da Justiça.

O projeto inovador permite ainda a integração com vários órgãos do serviço público para maior agilidade no atendimento ao cidadão, como é o caso do Samu, CET, polícias Militar e Civil, entre outros.

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR