SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

O Dia do Soldado

Comemorado todo dia 25 de agosto, o Dia do Soldado celebra uma importantíssima atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro

O Dia do Soldado
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Comemorado todo dia 25 de agosto, o Dia do Soldado celebra uma importantíssima atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro, que trabalham e lutam pela proteção da Nação. A comemoração surgiu em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro. Com 15 anos ingressou para a Academia Militar. Mais tarde, foi oficial do exército imperial e recebeu o título de Barão de Caxias, em 1841. Além disso, foi nomeado Conde, em 1845, e Marquês, em 1852.
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. 
Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e têm por objetivo a defesa dos direitos constitucionais. 
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel. O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade. Dentro do âmbito militar, os soldados podem ser delegados a diversos ramos militares, tendo distintas funções, como por exemplo: Soldado de Infantaria; Soldado de Cavalaria; Soldado de Artilharia; Soldado de Engenharia e Soldado de Logística e Serviços.
Ressaltamos os trabalhos destes grandes heróis, que com bravura e coragem defendem a nossa Nação. Os soldados fazem parte do dia a dia de todas as sociedades, independentemente do país. Ou seja, eles são importantes para qualquer civilização. 
Parabéns Guerreiros!

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!