Aguarde, carregando...

Domingo, 28 de Junho 2026
Notícias Colunistas

O conclave do INSS

Colunista *Percival de Souza

O conclave do INSS
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Roubar velhinho é coisa de mentes podres, time criminoso e perigoso. Alcateia, societas sceleris. À véspera do conclave papal, temos fato similar – um bando insaciável de lobos na Previdência Social, atacando ferozmente os idosos. O conclave do Vaticano é palavra que vem do latim e quer dizer “com chave”. É algo que fica trancado, durante uma escolha, que se abre somente após a eleição. Aqui, o segredo ficou trancado numa sequência torpe  de locupletação ilícita, sendo desvendado apenas com investigações.

A gangue envolveu “cardeais” partidários, que camuflam sua verdadeira vocação (tomar de assalto o que é dos outros), como se fossem ideólogos justiceiros sociais. É formada por cabeças, que se dizem pensantes, mas não passam de paus ocos. Burlam o dever de responder pela segurança pública como direito e responsabilidade de todos, na forma do caput do artigo constitucional número 144. A fórmula: pensar que uma solução se resuma burocraticamente a produzir artigos, ofícios e anteprojetos, como se escrever, por si só, resolvesse graves questões. Sensibilidade mínima ausente, não é possível pensar apenas em elaborar leis quando o caráter já apodreceu. Como no ISS, as coisas foram se deteriorando, em escala cada vez maior. A não previdência se transforma em consciente imprevidência. Até que a farsa seja descoberta. Raça de víboras. Mutatis mutandis, é isso.

Os métodos são os mesmos da facção criminosa imperante. Infiltram-se por todas as partes (o crime organizado só pode existir assim), até mesmo onde não se poderia imaginar. Não lhes interessa os dramas criminais causados no cotidiano. É a ausência prática do indispensável conhecimento. Isolam-se das demandas da sociedade. Ficam numa torre de marfim, parece a de Babel, pedestal onde se apresentam como donos do conhecimento. Não querem entender as estratégicas de resolução dos desafios, necessárias para a contenção dos mutantes avanços criminosos, em todas as esferas. Não temos como não duvidar que tais seres sejam mesmo pensantes. Nem com inteligência artificial... A justiça social faz parte do arcabouço criminal.  Há muitos fatores e diante deles os seres impensantes deveriam se debruçar.

Absurdo final: chegou uma comitiva do Departamento de Estado dos EUA para tratar conosco de assuntos brasileiros sobre segurança e crime organizado. Não venham nos dizer depois que fomos invadidos pela CIA.

*Jornalista e escritor

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!