SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

Movimento de 32

Editorial

Movimento de 32
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O mês de julho marca uma data importante para os cidadãos brasileiros. Esses momentos históricos apesar de serem importantes, muitos brasileiros  não sabem mencionar tamanha riqueza que eles proporcionam ao nosso país. Eles simbolizam a pátria e a união entre as pessoas. Falta mais civismo e patriotismo por parte das pessoas, em especial, dos jovens, que infelizmente, estão preocupados com outras atividades. É preciso mais patriotismo e amor à nossa Nação.

Devemos fazer uma reflexão  sobre o atual momento político e social brasileiro. Certamente, esta é uma forma de resgatar os valores cívicos e fazer com que a sociedade se torne consciente do seu papel. O civismo e o patriotismo são atitudes que se aprende.

Neste dia 9 de julho é um bom momento para refletirmos sobre o assunto, pois, comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932. A data, também chamada de “guerra paulista”, marca os 90 anos do movimento. 

O movimento pregava a destituição do governo federal provisório de Getúlio Vargas, eleito dois anos antes. Vargas, ao assumir o poder, fechou o Congresso e aboliu a Constituição.  A exigência de uma nova Constituição era prioridade para sociedade burguesa em São Paulo. 

Assim, no dia 23 de maio de 1932, aconteceu um ato político a favor de eleições, no centro de São Paulo. A polícia reprime um grupo de manifestantes e causa a morte de quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. O fato revolta a sociedade paulista e as iniciais dos jovens - M.M.D.C. - tornam-se um dos símbolos do movimento.

Os quatro manifestantes foram mortos pelas tropas federais em um confronto que deu origem ao levante paulista. Os restos mortais dos combatentes estão no Obelisco do Ibirapuera, onde tradicionalmente se faz homenagens à data durante todo o dia. Um marco construído para simbolizar a dor da perda da vida dos estudantes.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!