SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Geral

Ipem-SP verifica metro comercial no fabricante na Vila Maria, região norte da Capital

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), realizou na segunda-feira, 15 de fevereiro

Ipem-SP verifica metro comercial no fabricante na Vila Maria, região norte da Capital
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), realizou na segunda-feira, 15 de fevereiro, a verificação inicial de 600 unidades de metro comercial na empresa Plastmetro, na Vila Maria, bairro da região norte da Capital. Todas as unidades verificadas foram aprovadas.

O metro comercial é uma medida materializada de comprimento geralmente utilizada nas lojas de tecidos de venda a varejo. Pode ser construído em metal, madeira ou outro material rígido, como o PVC, e deve ter, naturalmente, um metro de comprimento de uma extremidade a outra (de topo a topo), e as extremidades devem ser protegidas para evitar desgaste. A escala, graduada em centímetros e milímetros, deve ter cor contrastante com o fundo.  Os traços de referência dos centímetros devem ser maiores do que os meios centímetros, que por sua vez devem ser maiores que os milímetros. 

Como todo instrumento sujeito à metrologia legal, o metro comercial deve passar por verificação inicial (no fabricante, antes de ser comercializado) e verificação subsequente, que aqui no Estado de São Paulo é feita pelo menos uma vez ao ano pelo Ipem-SP. As medidas aprovadas recebem a marca de verificação do Inmetro com o ano de validade. As medidas reprovadas em verificação subsequente são apreendidas e inutilizadas, e dependendo do caso o responsável é autuado. 

É preciso ter muita atenção ao adquirir produtos medidos na sua presença. O metro comercial não pode ser fixado no balcão, e muito menos marcado nele. Observe a existência do selo de verificação do Inmetro e acompanhe de perto a medição.

Para mais detalhes técnicos consulte o Regulamento Técnico Metrológico anexo à Portaria Inmetro 145/1999.

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto na região norte da capital.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!