Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 28 de Agosto 2026
Notícias Segurança Pública

Governador Doria anuncia coronel Fernando Alencar como novo comandante-geral da PM

Governador também agradeceu ao coronel Marcelo Salles, que liderava a corporação desde maio de 2018

Governador Doria anuncia coronel Fernando Alencar como novo comandante-geral da PM
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador João Doria e o secretário de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, confirmaram o coronel Fernando Alencar Medeiros como novo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Alencar assume o cargo que era ocupado pelo coronel Marcelo Vieira Salles desde maio de 2018 e que pediu transferência para a reserva da corporação na última semana.

O anúncio foi feito no início da tarde de segunda-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes. Além de apresentar o coronel Alencar como novo comandante da PM, Doria usou a solenidade para fazer um agradecimento público ao coronel Salles pelos excelentes resultados obtidos pela PM durante o período dele à frente da tropa. Alencar era o segundo na cadeia de comando da PM.

“O coronel Salles foi leal, correto, dedicado, um grande comandante da Polícia Militar. Ao longo destes meses, com o general Campos e o coronel Salles, nós reduzimos os índices de violência aos menores da história. Nossa responsabilidade é aumentar a sensação de segurança e reduzir ainda mais esses índices, o que aumenta ainda mais a responsabilidade do coronel Alencar”, declarou o governador.

Alencar assumiu as funções na terça-feira (10) e tem como principal objetivo a manutenção da queda dos principais índices de criminalidade em todas as regiões do Estado. Atualmente, São Paulo tem a menor taxa de homicídios da história – 6,2 a cada 100 mil habitantes.

“Nós temos protocolos para tudo, todas as nossas ações. A maior orientação que a gente passa aos policiais é serenidade e tranquilidade. Nós cuidamos de pessoas, isso é muito complexo e sério. A nossa obrigação como policiais é basicamente uma: cuidar das pessoas”, afirmou o coronel Alencar.

O novo comandante-geral da PM tem 50 anos e ingressou na instituição como aluno-oficial em 1985. Bacharel em Direito e Educação Física, o coronel Alencar possui especialização em Direito Penal e Processual Penal e é Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e de Ordem Pública. Ele já atuou como instrutor da Academia da PM do Barro Branco e da Escola Superior de Soldados.

O coronel Alencar também foi comandante do 16º Batalhão Metropolitano e do 1º Batalhão de Choque-Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), entre outras funções de destaque. Atuou na Casa Militar e foi instrutor de Direitos Humanos para Forças de Segurança na América Latina pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Já o coronel Salles ingressou na instituição como aluno-oficial em 1985, no mesmo dia que seu pai, o subtenente Nelson de Almeida Salles, passava para a reserva. Ele foi ajudante de ordem do governador Geraldo Alckmin, Comandante da Cavalaria, Comando de Policiamento de Área Metropolitana 5, responsável pela Zona Oeste da Capital, e atuou ainda como diretor do Departamento de Segurança e chefe de gabinete da Casa Militar e Defesa Civil.

“Muito obrigado pela oportunidade de poder me despedir das pessoas que trabalham conosco. Agradecer ao senhor, governador, as palavras que tenho são de gratidão. Eu deixo o comando a uma pessoa excepcional, homem com experiência profissional invejável. Se há algum sucesso no nosso comando, eu devo muito ao coronel Alencar. É nessa tradição que vamos fazer essa passagem, como a Segurança Pública merece”, afirmou o coronel Salles.

 

 

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR