Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 24 de Agosto 2026
Notícias Segurança Pública

EMAER tem novo comandante, ten.-brig. Amaral

Tenente-brigadeiro Amaral substitui tenente-brigadeiro Botelho no EMAER

EMAER tem novo comandante, ten.-brig. Amaral
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em uma cerimônia na manhã de quinta-feira, dia 10, na Ala 1, em Brasília (DF), aconteceu a transmissão de cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER): o tenente-brigadeiro do ar Carlos Augusto Amaral Oliveira substituiu o tenente-brigadeiro do ar Raul Botelho.

O tenente-brigadeiro Botelho, um dos chefes mais longevos do EMAER, que ocupava o cargo desde 2016, assumiu o cargo de Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, no Ministério da Defesa. Ele será o primeiro representante da FAB à frente dessa estrutura, criada em 2010, que é voltada para empregar as três Forças em conjunto e promover um cenário de interoperabilidade.

Segundo o chefe substituído, em suas palavras de despedida, o objetivo foi atingido, no sentido de utilizar os recursos de toda ordem - humanos, financeiros, entre outros - de modo otimizado, para obter resultados eficazes e eficientes. "Foi imprescindível estabelecer uma sistemática de planejamento e gestão clara e bem definida. Este novo modelo contrapõe-se aos planejamentos ocasionais e inconsistentes, os quais, normalmente, não se firmam como soluções coerentes no médio e no longo prazo", disse o oficial-general.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez presidiu a cerimônia de transmissão de cargo. Ele destacou, em discurso, alguns feitos do tenente-brigadeiro Botelho, como o trabalho no processo de Reestruturação da Força; a implantação da Sétima Subchefia do EMAER, voltada para gestão de riscos e governança; e o estabelecimento de convênios com outros órgãos para viabilizar, por exemplo, maior atuação da Força no transporte de órgãos.

O comandante também saudou o novo chefe da organização. "Tenho plena convicção no trabalho a ser realizado. Sua vitoriosa carreira o credencia para este cargo e nos faz ter a tranquilidade que os projetos estratégicos terão a continuidade esperada", disse o tenente-brigadeiro Bermudez, dirigindo-se ao tenente-brigadeiro Amaral.

O novo Chefe do EMAER disse que espera honrar o cargo, que considera de grande importância, por ser responsável pelos estudos e assessoramentos que determinam as linhas de ação da instituição. "O EMAER é um setor de relevância fundamental para os destinos da nossa Força Aérea. Temos uma característica muito importante que é de dar continuidade ao trabalho dos nossos antecessores. E é isso que farei, pois estamos todos na mesma proa", afirmou o tenente-brigadeiro Amaral.

Perfil

Nascido em 13 de maio de 1960 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o tenente-brigadeiro Amaral é piloto de caça e soma, aproximadamente, 3 mil horas de voo. É bacharel em direito, pela Universidade de Brasília, e pós-graduado em análise de sistemas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Os últimos cargos ocupados pelo oficial-general, em seus 44 anos de carreira, foram os de Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespecial (DCTA) e Secretário-Geral do Ministério da Defesa.

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR