SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

Dia Nacional do Doador de Sangue

Editorial

Dia Nacional do Doador de Sangue
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas. A cada dois segundos, um indivíduo precisa de uma transfusão de sangue para viver. 
O sangue é um recurso importante tanto para tratamentos planejados como intervenções cirúrgicas. Ele ajuda pessoas com doenças crônicas graves, além de servir de apoio para procedimentos médicos e cirúrgicos complexos, além de ser vital para tratar ferimentos em emergências.
Infelizmente, em todo o Brasil, muitos bancos de sangue não conseguem manter os estoques em quantidade necessária para as emergências. Isto porque a doação de sangue ainda não é uma prática incorporada ao cotidiano dos brasileiros
De acordo com dados  da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, atualmente são coletadas no Brasil cerca de 3,3 milhões de bolsas de sangue por ano. Isso significa que 16, a cada mil pessoas, doam sangue regularmente. Um número relativamente baixo em se tratando do número de pessoas que necessitam de doação.
O doador tem que se conscientizar que está contribuindo para salvar uma vida. É um ato de amor e carinho ao próximo.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos. Para os menores, é necessário o consentimento dos responsáveis. Já entre os 60 e 69 anos, só conseguem doar quem já tiver passado pelo procedimento antes dos 60 anos de idade. O doador também dever pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.
É por isso que no Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro precisamos reforçar e alertar a população da importância da doação de sangue. É preciso criar o hábito de doar, e é através deste pensamento que as pessoas devem praticar este ato.
Doe sangue e ajude a salvar vidas!

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!