SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
Dia do Livro Infantil

Editorial

Dia do Livro Infantil

Editorial

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pesquisas mostram que ler faz muito bem à saúde mental, principalmente porque a leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem. Ela também funciona como um ‘exercício’ para o cérebro humano. 

Os benefícios da leitura também inclui na redução do estresse e da ansiedade. 

Por fim, é a leitura a principal responsável por desenvolver em um indivíduo o sentimento de empatia, o que fortalece a resiliência, a inteligência emocional e a capacidade de trabalhar em equipe. Os livros apresentam cenários diversos àqueles que os leem, o que amplia nossa visão de mundo e nos torna aptos a lidar com as diferenças mais facilmente. 

Aproveitamos para celebrar o Dia do Livro Infantil para conscientizar as crianças sobre a importância da leitura. 

O dia 18 de abril foi escolhida, pois em 1882 nascia o   primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças: Monteiro Lobato. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor. É uma oportunidade para homenagear Monteiro Lobato e sua obra para crianças e, mais do que isso, é uma data que celebra a literatura infantil brasileira como um todo. 

É também o momento em que podemos aproveitar para discutir a importância da literatura infantil na cultura brasileira, expor os problemas que ela enfrenta, divulgar as histórias bem-sucedidas dela, e sua importância na vida de cada um. 

O livro infantil é lugar de sonho, fantasia, reflexão e, também, realidade. 

Acima de tudo, o dia 18 de abril comemora a leitura infantil e seu universo lúdico e particular, sem deixar de lado a conscientização dos adultos e das instituições responsáveis pela formação da criança. 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!