SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
Delegada Fabiana Sarmento de Sena Angerani  visita a sede do jornal Semanário da Zona Norte

Segurança Pública

Delegada Fabiana Sarmento de Sena Angerani visita a sede do jornal Semanário da Zona Norte

A delegada titular do 20º Distrito Policial visitou a sede do jornal Semanário da Zona Norte

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A delegada titular do 20º Distrito Policial visitou a sede do jornal Semanário da Zona Norte, na quarta-feira, dia 17 de abril, e foi recebida pelo diretor João Carlos Dias.

Na ocasião, a delegada Fabiana Sarmento de Sena falou da importância da Polícia Civil para a população, da integração entre as polícias Civil, Militar, Científica, Guarda Civil Metropolitana, Ministério Público e Subprefeituras, sobre o combate à criminalidade na Zona Norte.

Confira na integra a entrevista com a delegada Fabiana Sarmento de Sena .

JSZN: Como foi sua carreira até o momento e qual foi o seu maior trabalho já realizado na Polícia Civil?

Delegada Fabiana Sarmento de Sena Angerani: “Eu tenho quase vinte anos de Polícia Civil e sou muito feliz porque comecei pelas bases, trabalhando em distritos de periferia em Guarulhos. Depois tive a oportunidade, que muitos policiais civis não têm, que é trabalhar em muitos departamentos da Polícia Civil.  Trabalhei na Academia de Polícia, no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Análise e Planejamento, Delegacia Geral, Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), em duas delegacias seccionais na Zona Leste, em Santo André, no ABC paulista e fui chefe do 13º Distrito Policial e desde de janeiro deste ano atuo no 20º Distrito Policial, situado aqui na Zona Norte. Com essa multiplicidade de locais me tornei uma policial completa. Então, possuo experiência de campo e administrativa. Tenho a felicidade de poder atuar no combate à criminalidade e da importância do trabalho de inteligência, além de subsidiar os trabalhos de base territorial e gestão com a compra de equipamentos para manter e ajudar no suporte de todas as unidades. Tive experiência e exerci cargos na Academia de Polícia que é um lugar de extrema importância porque é lá que os nossos policiais são formados, atualizados e constantemente reciclados. É muito importante porque a criminalidade se recicla e se renova a cada dia. Então, os policiais também têm que se reciclar e saber das novidades e tecnologias. E a Academia de Polícia tem um papel fundamental na formação desses profissionais. Tenho a honra de ser professora na Academia e estar contribuindo com a instituição. E a Delegacia Geral também faz um magnifico trabalho, pois sustenta e subsidia todos os policiais”.

JSZN: Agilizar o atendimento é uma das prioridades  do 20º DP?

Delegada Fabiana Sarmento de Sena Angerani: “O atendimento ao público é uma das prioridades. O cidadão que se dirige a um distrito, infelizmente não o procura para fazer uma visita social e sim está com algum problema que pode ser desde um caso  de homicídio até a perda de documentos. Então, constantemente orientamos nossos policiais no sentido de que as vítimas sejam bem tratadas e orientadas. O fluxo é muito grande de pessoas, e existem ocorrências, umas mais complexas que as outras, isso causa demora. Ainda há casos em que a população procura o distrito para fatos que não são realmente problemas de Polícia. Mas nossos profissionais são orientados para encaminhar a comunidade para órgãos competentes ou seja para Assistência Social e Defensoria Pública, e eventualmente, para a área cível que às vezes se confunde com a criminal. Essa é uma das prioridades da Polícia Civil, o bom atendimento e orientação para todos aqueles que nos procuram. Inclusive somos um dos órgãos que funcionam 24 horas sete dias por semana”.

JSZN:  Quais dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil na região da Zona Norte?

Delegada Fabiana Sarmento: “Na Zona Norte, encontramos algumas dificuldades nas questões sociais. O desemprego e a falta de oportunidade infelizmente acaba levando as pessoas à criminalidade. Isso acaba desembocando muito no aumento de crimes patrimoniais que são roubos e furtos às residências e celulares nos semáforos”.

JSZN: Uma das grandes preocupações da população é com a violência. Como combater a criminalidade na região?

Delegada Fabiana Sarmento de Sena Angerani: Infelizmente nós temos esses índices criminais. As polícias Civil e Militar fazem cada uma a sua parte. A Polícia Militar na questão preventiva e a Civil tentando identificar esses infratores para que eles paguem pelos seus crimes e fiquem segregados da sociedade até que tenham condições de voltar. Na terça-feira, dia 16 de abril, prendemos quatro integrantes de uma quadrilha de roubos e furtos a residências nas regiões do Tremembé, Jardim França, Santana.  Hoje, um dos objetos de desejo dos criminosos, devido seu valor comercial e sua fluidez, é o celular. Pedimos para que as pessoas não fiquem andando pelas ruas portando esses aparelhos e que tenham mais cuidado usando-os em ambientes mais reservados e restritos para assim evitar a facilidade. Este tipo de furto acontece também dentro dos veículos, pedimos que nos semáforos os motoristas mantenham os vidros dos carros fechados e não coloquem  objetos em cima dos bancos, como bolsas e celulares, elementos facilitadores dessa criminalidade. Já nas residências é sempre bom dificultar deixando as portas trancadas e tomar cuidado com as pessoas que você coloca dentro de casa. Por exemplo, na ocorrência de terça-feira foi a ex-empregada doméstica da residência que forneceu as chaves para os bandidos. Percebemos através das câmeras que a entrada dos criminosos foi muito rápida, eles demoraram menos de cinco segundos. Aí a pericia constatou que eles entraram com a chave da residência.

JSZN: Como a população pode ajudar a Polícia Civil?

Delegada Fabiana Sarmento de Sena Angerani: “A Polícia Civil é um órgão que está 24 horas por dia à disposição da comunidade. No caso do 20º Distrito Policial, oriento a nos procurarem principalmente no período diurno, de segunda à sexta-feira. A chefia dos Investigadores  nos passam as informações. A pessoa pode ficar tranquila que nós garantimos o sigilo da informação”. 

JSZN: Qual a importância da integração entre as polícias Civil, Militar e Científica?

Delegada Fabiana Sarmento de Sena Angerani: “Eu acredito que em todas as áreas o trabalho em conjunto sempre traz resultados melhores. E isso não é diferente na Polícia. No caso do 20º Distrito Policial meu parceiro da área é o capitão Recco. Nós já conversamos e estamos alinhados num trabalho conjunto trocando informações. Nós temos um grupo entre os delgados do 20º DP, da 4ª Seccional e dos peritos da região para agilizar todos os procedimentos e tirar duvidas com o objetivo de tornar o trabalho mais eficiente, proporcionado uma sensação de segurança e justiça”. 

JSZN: Qual a importância das mídias regionais em especial do Semanário da Zona Norte?

Delegada Fabiana Sarmento de Sena Angerani: O jornal Semanário da Zona Norte é de extrema importância na região porque ele traz todas as informações e tudo aquilo que está sendo feito de produtivo no bairro, tanto na área social como recreativa, mas também problemas ou seja, aquilo que está faltando. Ele elogia e também cobra os poderes públicos. No caso da Polícia Civil, nos dá oportunidade de aumentar esse contato com  a população, trazendo  a comunidade mais perto da Polícia. Somente todos juntos como polícias Militar, Civil e Cientifica, imprensa   e população para conseguirmos os resultados que tanto almejamos”.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!