SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Conferência do Distrito 4430 de Rotary fecha com chave de ouro a gestão Doris Pestana e Mozart

XXVII Conferência Distrital

De 24 a 27 de maio, tendo como base o Hotel Tauá, em Atibaia, foi realizada com todo sucesso a XXVII Conferência Distrital de Rotary do Distrito 4430, marcada pela alegria, informação e intenso companheirismo, fortalecendo ainda mais o espírito de amizade que caracteriza a família rotária e renovando os mais belos ideais da organização. O propósito da Conferência Distrital é fornecer oportunidades de companheirismo, palestras inspiradoras e debates de assuntos rotários. Durante o evento, foram enfatizadas iniciativas em imagem pública para que os rotarianos se envolvam ainda mais e possam ter uma visão de Rotary além do clube.A XXVII Conferência do Distrito 4430 teve uma programação que proporcionou momentos especiais, com muita alegria e fortes emoções. O jornal Semanário da Zona Norte esteve presente no evento e acompanhou toda programação, marcada por importantes atividades e palestras proferidas por oradores de elevadíssimo nível. 

 O evento contou com  a presença de 1.307 pessoas que participaram e circularam pelos três dias de conferência em Atibaia e o casal Doris Pestana e Mozart Gaia, fechou com chave de ouro sua gestão e foi cumprimentado  por todos os companheiros que lá estiveram.

O Rotary Club de São Paulo-Vila Guilherme também fez o tradicional plantio de árvores e distribuiu centenas de mudas de ipê aos participantes, a fim de melhorar  nosso sistema de oxigenação no planeta.

Confira o depoimento de alguns participantes da Conferência Distrital.

O companheiro do Rotary Club São Paulo-Norte, Salvador Nunes Gentil, assim se expressou:

“Hoje estamos participando da Conferência da governadora Doris Pestana que fez uma brilhante gestão e se despede da governadoria. Aproveitando a oportunidade, estamos inserindo na nossa administração a presidente Gelse Mankel Rimoli Koch. Já passei  por esta experiência  e sei que a responsabilidade de dirigir um clube como o Rotary Club  de São Paulo-Norte é muito grande. Porém, é repleta de satisfação porque o Rotary-Norte tem na sua essência a participação de maravilhosos companheiros. São boas expectativas com  a nova gestão, pois observamos no semblante do casal Gelse e Antonio Carlos Koch a satisfação de servir e de propiciar uma maravilhosa administração para o Norte”.

 

Para o 2º tesoureiro do Rotary Club São Paulo-Vila Maria, Leone Perez , “a Conferência é muito importante, pois a ocasião conta com todas as diretorias dos clubes. Este momento é  um dos mais importantes para o Rotary e traz mudanças. A Conferência também traz união entre as famílias dos companheiros. Na verdade, o evento é uma festa que vai além da mudança de diretoria”.

Perez também destacou a expectativa da nova gestão. “O próximo presidente do Rotary Club São Paulo-Vila Maria, Mario do Canto, está bastante empolgado e tem um grande plano de trabalho. Há 1 ano ele  vem trabalhando e promovendo estratégias com os  futuros diretores. Eu acredito que a nova gestão vai reavivar o Rotary-Vila Maria”.

Para o secretário do Rotary Club São Paulo-Norte, Alexandre Ferreira Mathias, “a Conferência tem uma importância sumária, pois reúne todos os clubes do Distrito 4430. Além de consagrar os companheiros, o evento une todos os clubes numa vontade única de servir e ajudar a comunidade e aqueles que mais precisam”.

Mathias também ressaltou a expectativa da nova gestão. “É grande a expectativa e uma das melhores possíveis, Gelse Mankel Rimoli Koch e seu cônjuge, Antonio Carlos Koch, formam um casal exemplar que se dedica à Fundação Rotária e às causas de Rotary. Acredito que como secretário teremos muito êxito e vamos consagrar ainda mais o clube, além de atender cada vez mais a comunidade que mais precisa”.

O secretário ainda fez um balanço da gestão comandada pela companheira Maria Lúcia Strazzeri e seu cônjuge, Salvador Strazzeri. “ A gestão da Maria Lúcia foi completa de realizações, acredito que para o Rotary International nós cumprimos todas as metas”.

Doris Pestana, governadora do Distrito 4430, ano rotário 2017/2018, afirmou a relevância da Conferência Distrital. “ A Conferência Distrital é o ápice da gestão, onde os rotarianos se unem para adquirir mais informações e proporcionar momentos de descontração, companheirismo e comemoração, ou seja, é um momento de festejar as conquistas. O evento ainda mostra aos rotarianos do Distrito  todo o trabalho desenvolvido durante o ano, tudo que foi alcançado e realizado, realmente o fechamento é o grande momento da gestão”.

A governadora também ressaltou o balanço de sua gestão.”  A minha gestão surtiu efeito mais do que o esperado, quando propus o projeto ‘Adote uma Escola’ . Eu não esperava que o alcance fosse tanto e que nós fôssemos crescer em termos de projeto. Começou com ‘Adote uma Escola’ e a parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo,  depois o  projeto ‘Iluminar’  voltado à educação e palestras para os pais e orientação contra as drogas, em seguida a ação em conjunto com a Colgate e a Prefeitura de São Paulo, com o projeto ‘Sorrir’. Tudo isso foi somando e sendo aplicado dentro das escolas.  Já estamos em contato com o novo secretário estadual de Educação do Estado de São Paulo, João Cury Neto, que sugeriu uma campanha para trabalhar o respeito ao patrimônio público, para que não vejamos mais prédios pichados e destruídos. E em primeira mão anuncio mais uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná  ‘Não Segure o Choro contra a violência infantil’ . Vamos somar mais um projeto dentro das escolas, o nosso trabalho só está crescendo.

Outra vitória é a criação da Comissão para Educação, lançada pelo governador ano rotário 2018/2019, Dante Amato Filho, onde exercerei como Conselheira e a  Susi Damasceno  como presidente. O objetivo é dar continuidade aos projetos relacionados à educação”.

Doris Pestana, a primeira mulher a assumir  a governadoria do Distrito 4430, finalizou a entrevista dizendo: “O Rotary Faz a Diferença, e hoje no café da manhã falei para os presidentes que eles fizeram a diferença.  Foi um ano diferente por eu ser a primeira mulher, outra maneira de comandar e liderar. Missão cumprida, fizemos a diferença”. 

Gelse Koch, presidente-eleita do Rotary Club de São Paulo (RCSP)-Norte para o ano rotário 2018/19, mostrou confiança em uma boa gestão à frente do clube. “Estou confiante, mas ao mesmo tempo ansiosa e com medo, o sentimento faz parte de quem é responsável. O ‘Nortão’, como é conhecido, teve excelentes presidentes e comprometidos com  a gestão, isso me faz ter mais responsabilidade. Quando a expectativa é muito grande, a responsabilidade triplica. Meu medo é não conseguir atingir a expectativa dos meus companheiros”. 

Segundo Gelse, o Rotary-Norte dará continuidade ao excelente  trabalho desenvolvido nas gestões anteriores em relação à Camp Norte, menina dos olhos do clube. “Vou focar bastante na instituição e levar os companheiros a vivenciarem tudo o que acontece lá dentro, além de tentar tocar no coração deles. A primeira reunião do Conselho abordará a importância da Camp Norte e destacar os projetos a nível social e humanitário da entidade. Nós como crias do Norte temos a obrigação de trabalhar em prol da Camp Norte. Todos nós somos iguais e precisamos pensar no amor ao próximo, o tempo me ensinou  a olhar isso com mais ênfase”.

Para ela a Conferência Distrital “é um dos pontos mais importantes, pois reunimos todos os presidentes do Distrito 4430 para gestão 2018/2019. É uma confraternização entre presidentes e rotarianos, além de ser um congraçamento entre todos.  A Conferência é um momento de agregar informações mais profundas sobre Rotary através das palestras e dos painéis”, finalizou Gelse.   

Para o companheiro do Rotary Club de São Paulo-Norte, Eloy Gonçalves de Oliveira, “a Conferência Distrital reúne todos os presidentes, os governadores assistentes, entre outros companheiros rotarianos que fazem parte da direção daquele ano rotário. É importante que todos saiam do evento com as diretrizes formadas”.

Eloy também ressaltou  a expectativa da próxima gestão. “A próxima presidente Gelse Koch é uma mulher sensacional que capta as energia e se comunica  muito bem, é alegre e participativa. Com certeza, ela terá uma excelente gestão e vamos ter um clube muito coeso”.

Em relação à gestão que está se encerrando, da presidente ano rotário 2017/2018, Maria Lúcia Strazzeri, o companheiro destacou: “Foi uma ótima gestão, ela conseguiu cumprir todas as metas estabelecidas pelo Rotary International, tanto que agora Maria Lúcia foi indicada para a governadoria do Distrito no ano rotário de 2019/2020”. 

Para o companheiro do Rotary Club São Paulo-Vila Maria, Cassio Luiz Caccia, “a Conferência Distrital é uma ótima oportunidade, pois reúne todos os clubes do Distrito 4430. É um momento de confraternização e o companheirismo de todos os participantes do Distrito. A alfabetização mundial foi abraçada pela governadora Doris Pestana. Já o próximo governador Dante Amato Filho vem com um novo propósito, mas também mantendo a filosofia do Rotary International através da Fundação Rotária, que é erradicar a Poliomielite no mundo, e inserindo neste contexto as pessoas idosas . É uma espetacular decisão, estamos aqui para ajudá-los no que for preciso”.

Mario do Canto, presidente eleito do Rotary-Vila Maria ano rotário 2018/2019, falou da expectativa em presidir o clube. “A Conferência  Distrital  é um marco do final da gestão anterior e começo da nossa. Agora colocaremos  em prática tudo aquilo que   vem sendo preparado para fazer. Para mim é uma grande responsabilidade assumir o Rotary-Vila Maria, um clube de tradição, os companheiros me deram este voto de confiança e vamos tentar fazer o melhor trabalho possível, claro que ninguém faz nada sozinho, tenho o apoio de todos. Viemos numa grande caravana com mais de 50 participantes, isso demostra que vamos ter o apoio de todos para poder fazer uma boa gestão. Entre as ações que serão realizadas, estão:  a Festa Black & Tie em 21 de setembro, para arrecadar verba para a Fundação Rotária no combate à Poliomielite e a reforma da Escola Paulo Egydio”.

O empresário e companheiro do Rotary Club de São Paulo- -Vila Maria, Manoel do Canto Neto, destacou a importância da Conferência Distrital no sentido de unir e motivar rotarianos e fortalecer as amizades. “Conferência é um ponto de encontro entre cada companheiro, é momento onde todos trazem suas ideias, mostram a sua competência de poder servir e colaborar com a sociedade. E esta Conferencia está sendo muito especial para mim, pois o meu filho Mario do Canto assumirá a gestão 2018/2019 do Rotary Club-Vila Maria. Aprendi muito na vida, e penso que fazer o bem sem olhar para quem é muito importante. O Rotary é isso, compreensão, companheirismo, amizade e respeito. É isso que o ser humano quer, ver um Brasil melhor e sem corrupção”.

Manoel do Canto Neto também falou da expectativa da nova gestão. “Meu filho Mario do Canto foi bem educado, tem cultura  e condições, além de ter uma família bonita. Todos os predicados indicam para uma boa causa, será uma gestão que ficará na história do nosso clube”.

Para o palestrante Roberto Sekiya, secretário do Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo do Estado de São Paulo, “a parceria entre o Governo e o Rotary  é muito importante, pois o mundo está passando por mudanças e transformações. Hoje mudou muito  o jeito de consumir e fazer negócios. O jovem tem que entender a questão do valor, as pessoas não dão emprego e sim trabalho e que isso gere recurso. Primeiramente, o jovem tem gostar do que faz e fazer isso muito bem feito, não basta só o conhecimento, ele tem que ter atitude e ser proativo e também trabalhar em equipe. Então, fazer parte de um grupo de Rotarct já é uma iniciativa, é a oportunidade do jovem trabalhar em equipe e desenvolver projetos que tenham objetivos a serem executados”.

Sekiya também ressaltou  a importância da capacitação profissional. “ Atualmente, não basta o jovem possuir um diploma, ele precisa aprender de alguma forma frequentando cursos ou sozinho. É necessário  se capacitar profissionalmente , além de adquirir e executar esses conhecimentos”. 

Antonio Carlos Koch, companheiro do Rotary Club de São Paulo-Norte e cônjuge da próxima presidente ano rotário 2018/2019, Gelse Koch, disse que  a conferência é um momento de congraçamento. “A Conferência Distrital é o balanço de uma governadoria que sai e a perspectiva para a que entra. O grande momento da Conferência é a entrada das bandeiras, onde são apresentados todos os presidentes e seus cônjuges. A  Conferência também traz muita perspectiva para o ano seguinte, estamos muito animados e motivados. 

Esse ano, a governadora Doris Pestana, apesar de enfrentar grandes percalços,  conseguiu manter o Distrito 4430 unido e coeso. A nossa expectativa agora é com o governador Dante Amato Filho, conheço seu profissionalismo, é um querido amigo e posso assegurar que ele vai ser um excelente governador.  Estou muito feliz, pois minha esposa Gelse Koch assumirá a presidência do Rotary Club de São Paulo-Norte.  A Gelse é muito inteligente e já arquitetou muita coisa para sua gestão. Mas ela dará muita ênfase à Camp Norte, a menina dos olhos do Norte, além de auxiliar várias entidades. A Camp Norte abrange vários projetos como juventude, ensino e comunidade, é por isso que temos que focar na instituição.  Tenho certeza que a Gelse conseguirá agregar os companheiros que estão em falta no clube. O Rotary-Norte é um clube com maior número de sócios no Distrtito e possui projetos atendendo todas as demandas do Rotary International.”  

Koch ainda destacou a grande relevância do companheirismo no clube. “O companheirismo é a alma do Rotary Norte, é um projeto que a Gelse também vai se dedicar muito e o nosso diretor de Companheirismo vai ser o mesmo, Salvador Nunes Gentil. Já temos alguns projetos de reuniões nas casas dos companheiros e viagens programadas, em novembro temos viagem marcada para Gramado e provavelmente uma viagem internacional”. 

Para o companheiro do Rotary Club São Paulo-Vila Maria, João Fernandes de Souza, “a Conferência é um evento muito importante para o Rotary porque realmente une as pessoas e os clubes, isso traz uma amizade mais ampla entre as famílias”.

João Fernandes deixou uma mensagem de otimismo para a governadora Doris Pestana e para próximo governador do Distrito 4430, Dante Amato. “Agradeço à Doris Pestana por tudo que ela fez, e ao Dante Amato Filho por tudo que fará, não é um trabalho fácil, é muito árduo com muitas reuniões e participações. O Rotary só cresce com a interferência  dos governadores. Para ser um governador é preciso se dedicar muito e fazer o trabalho correto perante todos os clubes”.     

Dante Amato Filho, eleito governador ano rotário 2018/2019, afirmou a relevância da Conferência Distrital. “Uma conferência rotária é muito importante porque o próprio nome diz, você está conferindo, e na verdade uma verificação de tudo que aconteceu no ano rotário que começou em julho de 2017. Há um congraçamento de todos os clubes do Distrito, é onde são reconhecidos os trabalhos realizados, nós rotarianos não temos remuneração, tudo que fazemos é por vontade. E essa Conferência vai coroar tudo o que foi feito, verificar, analisar homenagear e reconhecer. Aqui é o lugar onde a governadoria tem a oportunidade de reconhecer todos os trabalhos feitos pelos presidentes do Distrito. Assumir o Distrito 4430 é um grande desafio, porque vivemos num momento político e econômico  muito delicado no país. Ter gente se preocupando com o próximo é bastante gratificante. Mas enxergamos que tudo isso vai nos fortalecer. Precisamos buscar mais pessoas que entendam a nossa causa, a meta da minha gestão será também aumentar o quadro social”.

O próximo governador falou da perspectiva de sua gestão. “ Um item que me preocupa muito é a questão do idoso. Criamos uma campanha chamada Adote um Idoso. Na verdade, não queremos criar um asilo ou casa de repouso,   mas sim conscientizarmos de que todos nós teremos uma sobrevida e infelizmente, nós não estamos preparados para isso. Criamos um banco de oradores e faremos palestras, queremos ainda que cada presidente apresente um projeto destinado ao idoso.  A expectativa  de vida aumentou e necessitamos de mais qualidade e bem estar. Outro foco que daremos na gestão é a Fundação Rotária, onde faremos uma campanha para angariar mais fundos para a entidade.  Existem pessoas necessitadas no mundo inteiro, por isso que somos uma entidade internacional. A população de outros países também sofre com problemas complexos. Para mim, o que é bom tem que continuar, e aquilo que tem que ser melhorado, nós vamos melhorar” .

Para Susi Damasceno, presidente do Rotary Club de São Paulo- Brás, “a Conferência Distrital é o fechamento  de uma gestão,  ou seja, quando apuramos tudo que aconteceu de bom e ruim. Só temos que comemorar. A Educação que foi o gancho que a Doris escolheu para sua gestão, colocou o Distrito na midia nacional e abriu o Rotary para um reconhecimento pelas instituições. A Secretaria da Educação entendeu o valor do rotariano trabalhando pela comunidade, e a Doris trabalhou muito o entrosamento entre os clubes. É uma gestão muito especial para nós, pois valoriza a educação e a gente acredita que é o mote para mudar o mundo, mais do que isso, trabalhar a união e que juntos fazemos a diferença. Esse é um legado que a Doris está deixando no Distrito e nos Clubes”.

Susi também destacou outra ação relevante durante a gestão de Doris Pestana. “A ação em parceria com a Colgate e a Prefeitura sobre Saúde Bucal começou de uma forma tímida entre os Clubes e Distritos, e agora explodiu  para todas as escolas. E a Doris convidou os Distritos 4420 e 4610 para abraçar a educação. Isso é muito importante, porque é uma forma da gente trabalhar Rotary para as comunidades e conquistar novos rotarianos.

Marcos Roberto Chaves da Silva, governador assistente da Área 1, falou da expectativa em assumir  o cargo. “É a primeira vez que participo de uma Conferência onde faço parte da Governadoria. Percebo que o governador Dante Amato Filho está muito entusiasmado e vontade de fazer as coisas acontecerem . E todos nós também estamos numa grande expetativa, já fizemos treinamentos e estamos com aquela vontade de realizar e atender as comunidades de cada clube. Acredito que há um alinhamento entre as duas gestões, a gestão que está saindo tratou do tema educação e a que está entrando, o idoso e o povo educado respeita o idoso. Tive a oportunidade de visitar o Japão e percebi o quanto eles cultuam e valorizam o idoso. Tenho certeza de que o Dante escolheu um tema muito importante porque o idoso é o respeito que temos que ter na nossa nação”. 

O presidente do Rotary Club de São Paulo-Jardim São Paulo, Alexandre Fernandes da Silva afirmou que “a Conferência agrega todos os companheiros, é um momento de festa  e praticamente uma finalização de gestão e entrega das honrarias e certificações de clubes, governadores e dimensões pré-estabelecidas no início da gestão.  Cada presidente de Rotary tem a suas metas a cumprir em cima de projetos, para atender a comunidade.  Então,  a Conferência é um momento de premiações.”

Alexandre ainda fez um balanço de sua gestão. “A minha gestão enquanto presidente do Rotary-Jardim São Paulo foi melhor do que a primeira, porque tive mais experiência, isso acabou me trazendo alguns benefícios em cima de projetos e otimização de tempo e até de ser mais assertivo em alguns pontos da gestão.  Uma ação que gostaria muito de destacar é a parceria com o Instituto Espaço Vida que ficou mais coesa, nosso clube está focando e colocando todas as forças neste projeto. Tivemos um almoço no mês passado para angariar fundos para a instituição. Com esse evento , conseguimos melhorar   a condição dos alunos da Escola Estadual República da Bolivia, localizada no bairro do Jardim São Paulo perante os estudantes especiais”.

O presidente também deixou uma mensagem de otimismo para a governadora Doris Pestana e para o próximo governador Dante Amato Filho. “Tenho muita honra em ter trabalhado com ela, uma pessoa maravilhosa. A Doris e seu cônjuge Mozart Gaia me colocaram no cargo de Imagem Pública e o trabalho que fizemos, acredito que deu certo, pois nenhum governador conseguiu tanta divulgação de Rotary e tantos projetos de governadoria quanto eles. Deixo meus parabéns, porque a Doris, realmente fez a diferença. Para o Dante Amato Filho desejo muita sorte, será uma caminhada ardúa porque a governadora Doris deixou bastante projetos em continuidade. Acredito que a experiência que ele tem como rotariano, só pode dar tudo certo para ele. Eu estarei aqui para  ajudá-lo”.

O governador do Distrito 4610, Francisco de Souza Ferreira Filho, destacou a importância da Conferência Distrital no sentido de unir e motivar rotarianos e fortalecer as amizades. “Vamos conferir tudo o que o Distrito 4430 fez ao longo deste ano e motivar os rotarianos que aqui estarão para o próximo ano. A expectativa para a nova gestão é muito grande.”

Já para o governador do Distrito 4590, Eduardo Arienzo, “a Conferência marca o final de uma gestão e a confraternização de todos os associados  naquilo que foi feito durante o ano e renova  as energias e o trabalho para o ano  rotário seguinte, fechando o trabalho de um governador, que é muito gratificante”.

Salvador Strazzeri, membro do Rotary Club de São Paulo-Mooca e cônjuge da presidente do Rotary Club de São Paulo -Norte, Maria Lucia Strazzeri, enfatizou a importância da Conferência Distrital . “É uma das exigências do Rotary International  e momento em que o governador fechará o ano com todo o Distrito reunido. É um momento também de aprendizado, pois teremos varias palestras e divertimento. É uma grande oportunidade poder conhecer novas pessoas e estreitar laços de amizade e estar com a família. Para mim também é um momento especial, pois a minha esposa Maria Lúcia Strazzeri será apresentada como governadora indicada do Distrito 4430 ano rotário 2019/2020.”  

Maria Lúcia Strazzeri presidente do Rotary Club de São Paulo-Norte para o ano rotário 2017/18 falou  da importância da Conferência Distrital e do balanço de sua gestão. “A Conferencia é o congraçamento de todos os clubes do Distrito, é uma oportunidade para encontrar companheiros num ambiente muito alegre e acima de tudo o resultado de uma gestão, desde a governadora, o que ela propôs aos presidentes e o que eles cumpriram. É muito gratificante o reconhecimento das distritais e o desempenho que todos tiveram. Ninguém faz nada sozinho, o presidente precisa do Conselho Diretor e dos companheiros do clube e graças a Deus finalizo com muito êxito a gestão do Norte, um clube forte e eficaz. Minha gestão foi positiva porque conseguimos atingir a menção distrital e presidencial, atingimos todas as metas com relação aos projetos e ao programa do clube e aos fóruns que realizamos. Considero que foi muito positiva, o que propus a fazer eu acho que consegui, agora temos outra missão pela frente, que é manter os clubes e os dois distritos unidos, uma nova determinação do Rotary International, que espero que todos colaborem e entendam, pois será um momento de muita mudança.  A nossa intenção é tornar essa união um dos maiores distritos do Brasil”. 

Ruy José Caccia, presidente Rotary-Vila Maria ano rotário 2017/2018 falou da importância da união entre os companheiros dos clubes. “A Conferencia é muito importante devido à união entre os companheiros, demonstração de coesão e de que os rotarianos estão unidos por um Brasil e mundo melhores. Enfim, é uma variedade de projetos humanitários que o Rotary vem fomentando. Mais particularmente, voltando ao nosso clube, quando comecei a gestão, tive uma forte  preocupação com a manutenção do quadro associativo. Iniciei com uma expectativa de crescimento  de 5%, mas o que consegui fazer foi a manutenção, ou seja, conseguimos manter a quantidade de companheiros que iniciaram na minha gestão  e vou entregar para o Mario do Canto o mesmo número de associados. Dentro do quadro de crise que vivemos no país, digo que minha gestão foi um sucesso. Fizemos várias ações, como o Projeto Rumo onde envolvemos 480 crianças do Colégio Paulo Egidyo em parceria com a UniSantana. Na ocasião, elas conheceram sobre as diversas profissões e as possibilidades que existem para entrar na faculdade, como Bolsas de Estudo. Enfim, fizemos outros projetos como a reforma da Creche Amamos, na cidade de Osasco, entre outros. Tentei deixar o clube o mais preparado possível para um crescimento. O Rotary-Vila Maria continuará sendo um dos maiores do Distrito 4430, com a pujança de um clube que quer fomentar as diretrizes de Rotary  e os seus valores. Nosso próximo presidente apresentará um excelente cronograma de alguns eventos, um deles é o famoso Black & Tle, com a participação do cantor Frejat. Outra proposta é a reforma da   Escola Paulo Egidyo, talvez transformá-la num colégio modelo dentro do Distrito. Fico muito feliz de ter estado à frente do Clube Vila Maria e triste, porque fiz com tanto amor e dedicação, e acabou.  Tenho muito que agradecer ao Rotary pelo resto de minha vida. Temos no nosso clube companheiros muito valorosos e que precisam ser resgatados dessa questão da zona de conforto, e vários conseguiram sair desta situação e entender que realmente é necessária uma ação social. Tenho certeza que esses companheiros crescerão muito na próxima presidência”. 

Caccia também ressaltou a expectativa do novo governador do Distrito 4430, Dante Amato Filho. “ A Doris é uma pessoa muito carismática e bastante refletiva naquilo que ela quer realizar. Ela enfatizou muito a educação tanto que foi criada a Comissão  de Educação Distrital e fui convidado para participar desta equipe, o Brasil tem que sair desta zona de conforto e voltar a crescer. Já o Dante tem um grande potencial, ele é uma pessoa muito humana  e este projeto que esta enfatizando, Adote um idoso, é sensacional, todos nós passaremos por esta fase”.   

Para Valter Kwast, governador no ano rotário 2016/17 a conferência é um ponto alto da gestão. “A conferencia é o ponto alto da gestão, é a oportunidade que o governador tem de comprovar, porque a Conferência é o ato de conferir, e dizer a todos os companheiros o que o Distrito realizou, o que conseguimos e o que deixar para a próxima gestão. O evento  é agregador, onde trazemos todos os companheiros do Distrito de uma  forma mais solta e alegre.

O past-governador também parabenizou o trabalho da governadora Doris e desejou boas vindas ao novo governador Dante Amato Filho. “A Doris fez uma excelente gestão, uma mulher batalhadora e uma guerreira, fez de tudo para deixar o Distrito ainda melhor, mais organizado e pujante. Já o Dante vem aí com toda a força, é o último ano do Distrito 4430 quando vamos para o Distrito 4431. Ele tem tudo para fazer uma excelente gestão, pelo seu jeito expansivo de ser”.

Para o companheiro do Rotary Club de São Paulo-Norte, Chucralah Salem El Tayar “a  Conferência é uma prestação de contas de quem governou o ano rotário e o que ele prestou de serviços à comunidade. Depois do governador Dante Amato Filho, a governadora indicada, ano rotário 2019/2010, será do nosso clube, a Maria Lucia Strazzeri, daremos todo o apoio logístico e financeiro se for preciso, porque ela merece toda a confiança. Já a próxima presidente do clube, a Gelse Koch, daremos tudo de bom e melhor para ajudá-la. Ela é muito competente e tem um marido exemplar. Faço parte da equipe dela como presidente da Camp Norte”.

Para o palestrante Daniel Cara que ministrou a palestra “O Cenário da Educação Brasileira na Atualidade” o Rotary tem uma vida associativa extremamente densa e muito fiel e complexa, no aspecto positivo de que envolve uma série de atores  da sociedade. A vantagem de colocar a questão da educação para esta entidade é poder  assumir este desafio e mobilizar pessoas de uma área das mais importantes para a nossa nação.  Estou muito feliz em receber este convite, porque acredito nesta capacidade mobilizadora das associações em se mobilizarem de uma pauta social tão essencial no Brasil” .

Já para o palestrante Guilhermo Santiago, que proferiu a palestra Fazendo a Diferença “a parceria com o Rotary foi muito gratificante, me sinto muito lisonjeado e feliz de ter realizado esse trabalho. Na verdade, quem executou foram eles, e para mim foi uma enorme honra”.

Representando o Rotary International, Meton César de Vasconcelos  disse que a Conferência marca o fim de uma grande administração.” Para mim a Conferência é uma premiação que o governador recebe depois de tanto esforço e sacrifíco. É nesta oportunidade que ele recebe a consagração de todo o Distrito através de seus companheiros. Isso é gratificante e compensa o esforço e dedicação durante um ano de trabalho”.

Meton deixou uma mensagem à governadora Doris e ao novo governador Dante Amato Filho. “Uma das ênfases  do presidente do Rotary Club International, Ian Riseley, é a educação. Nenhum país do mundo pode viver sem educação, e mais, agregando a juventude que é o futuro do Rotary, esses dois componentes são fantásticos e ela foi muito feliz e sei que ela continuará fazendo este trabalho dentro da governadoria do Dante. Já o Dante é de família rotariana e tem toda a ferramenta iniciada pela Doris”.

Para Abrão Antonio Zacharias, past-presidente do Rotary Club de São Paulo (RCSP) - Norte no ano rotário 2016/2017, “a Conferência é muito importante porque há troca de presidência  e da governadoria, é também o momento onde reunimos todos os clubes para  confraternizarmos. O evento também nos traz a oportunidade de assistir as palestras e sobretudo para termos um pouco mais de conhecimento do que é o Rotary”.

Abrão destacou a sua expectativa com  a nova gestão. “Após a saída da presidente Maria Lucia, que dentro de mais um ano poderá assumir uma grande responsabilidade, pois foi indicada para Governadoria de dois Distritos 4430 e 4431, a expectativa é que a gente consiga trazer nossos companheiros  nas reuniões do clube e assim fortalecê-lo cada vez mais.  Para isso, estaremos mais uma vez reforçando nossa vontade em tudo que pudermos fazer em função do clube para ter mais companheiros e melhorar cada vez mais”.

Já o casal Mario e Irene Mangini, companheiros do Rotary-Norte, deixou uma linda mensagem à presidente do Rotary Club de São Paulo-Norte, Maria Lúcia Strazzeri e à futura presidente do clube, Gelse Koch.

“Sabemos o quanto a Maria Lúcia se esforçou para que tudo ocorresse na mais perfeita  tranquilidade e harmonia. No caminho, sempre encontramos obstáculos, mas com o apoio de seus companheiros, Maria Lucia conseguiu transpor e  fazer uma excelente gestão, pois ninguém faz nada sozinho. Assim, desejamos os nossos sinceros parabéns aos queridos padrinhos de Rotary, Maria Lucia e Salvador Strazzeri .

Para a querida Gelse Koch, o  sucesso é fruto de muito trabalho, sacrifício e persistência. Sucesso é o resultado da paixão que colocamos no trabalho e objetivos que queremos alcançar. Gelse, com sua garra e persistência conseguirá superar os contratempos , contornar situações, levantar e ir em frente. Com certeza  com sua alegria, seu carisma, seu comprometimento e sua amizade sincera, sua gestão será um sucesso total . Aproveitamos a oportunidade, para desejarmos ao  futuro governador assistente da área 7 Roque  Malizia e sua cônjuge Regina Malizia, sucesso na Governadoria da próxima gestão”. 

O past-presidente do Rotary Club de São Paulo-Norte ano rotário 2015/2016 e governador assistente da Área 7, Roque Malizia, destacou: “A vida rotária é uma experiência muito especial e gratificante, pois quanto mais o tempo passa, o nosso compromisso vai aumentando. Mais um ano rotário vai se findando e  tenho certeza de que o próximo ano rotário será de muito sucesso e êxito para o próximo governador Dante Amato Filho. Quanto à nossa querida e companheira Gelse Koch, desejo muita sorte, pois competência, persistência e dedicação não lhe faltam.  Já à querida Maria Lucia Strazzeri e seu cônjuge Salvador Strazzeri, meus parabéns pela esforço e dedicação. Com certerza, ela fez um excelente trabalho e conseguiu atingir as metas estabelecidas pelo Rotary International”.

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Conferência do Distrito 4430 de Rotary fecha com chave de ouro a gestão Doris Pestana e Mozart

De 24 a 27 de maio, tendo como base o Hotel Tauá, em Atibaia, foi realizada com todo sucesso a XXVII Conferência Distrital de Rotary do Distrito 4430, marcada pela alegria, informação e intenso companheirismo, fortalecendo ainda mais o espírito de amizade que caracteriza a família rotária e renovando os mais belos ideais da organização. O propósito da Conferência Distrital é fornecer oportunidades de companheirismo, palestras inspiradoras e debates de assuntos rotários. Durante o evento, foram enfatizadas iniciativas em imagem pública para que os rotarianos se envolvam ainda mais e possam ter uma visão de Rotary além do clube.A XXVII Conferência do Distrito 4430 teve uma programação que proporcionou momentos especiais, com muita alegria e fortes emoções. O jornal Semanário da Zona Norte esteve presente no evento e acompanhou toda programação, marcada por importantes atividades e palestras proferidas por oradores de elevadíssimo nível. 

 O evento contou com  a presença de 1.307 pessoas que participaram e circularam pelos três dias de conferência em Atibaia e o casal Doris Pestana e Mozart Gaia, fechou com chave de ouro sua gestão e foi cumprimentado  por todos os companheiros que lá estiveram.

O Rotary Club de São Paulo-Vila Guilherme também fez o tradicional plantio de árvores e distribuiu centenas de mudas de ipê aos participantes, a fim de melhorar  nosso sistema de oxigenação no planeta.

Confira o depoimento de alguns participantes da Conferência Distrital.

O companheiro do Rotary Club São Paulo-Norte, Salvador Nunes Gentil, assim se expressou:

“Hoje estamos participando da Conferência da governadora Doris Pestana que fez uma brilhante gestão e se despede da governadoria. Aproveitando a oportunidade, estamos inserindo na nossa administração a presidente Gelse Mankel Rimoli Koch. Já passei  por esta experiência  e sei que a responsabilidade de dirigir um clube como o Rotary Club  de São Paulo-Norte é muito grande. Porém, é repleta de satisfação porque o Rotary-Norte tem na sua essência a participação de maravilhosos companheiros. São boas expectativas com  a nova gestão, pois observamos no semblante do casal Gelse e Antonio Carlos Koch a satisfação de servir e de propiciar uma maravilhosa administração para o Norte”.

 

Para o 2º tesoureiro do Rotary Club São Paulo-Vila Maria, Leone Perez , “a Conferência é muito importante, pois a ocasião conta com todas as diretorias dos clubes. Este momento é  um dos mais importantes para o Rotary e traz mudanças. A Conferência também traz união entre as famílias dos companheiros. Na verdade, o evento é uma festa que vai além da mudança de diretoria”.

Perez também destacou a expectativa da nova gestão. “O próximo presidente do Rotary Club São Paulo-Vila Maria, Mario do Canto, está bastante empolgado e tem um grande plano de trabalho. Há 1 ano ele  vem trabalhando e promovendo estratégias com os  futuros diretores. Eu acredito que a nova gestão vai reavivar o Rotary-Vila Maria”.

Para o secretário do Rotary Club São Paulo-Norte, Alexandre Ferreira Mathias, “a Conferência tem uma importância sumária, pois reúne todos os clubes do Distrito 4430. Além de consagrar os companheiros, o evento une todos os clubes numa vontade única de servir e ajudar a comunidade e aqueles que mais precisam”.

Mathias também ressaltou a expectativa da nova gestão. “É grande a expectativa e uma das melhores possíveis, Gelse Mankel Rimoli Koch e seu cônjuge, Antonio Carlos Koch, formam um casal exemplar que se dedica à Fundação Rotária e às causas de Rotary. Acredito que como secretário teremos muito êxito e vamos consagrar ainda mais o clube, além de atender cada vez mais a comunidade que mais precisa”.

O secretário ainda fez um balanço da gestão comandada pela companheira Maria Lúcia Strazzeri e seu cônjuge, Salvador Strazzeri. “ A gestão da Maria Lúcia foi completa de realizações, acredito que para o Rotary International nós cumprimos todas as metas”.

Doris Pestana, governadora do Distrito 4430, ano rotário 2017/2018, afirmou a relevância da Conferência Distrital. “ A Conferência Distrital é o ápice da gestão, onde os rotarianos se unem para adquirir mais informações e proporcionar momentos de descontração, companheirismo e comemoração, ou seja, é um momento de festejar as conquistas. O evento ainda mostra aos rotarianos do Distrito  todo o trabalho desenvolvido durante o ano, tudo que foi alcançado e realizado, realmente o fechamento é o grande momento da gestão”.

A governadora também ressaltou o balanço de sua gestão.”  A minha gestão surtiu efeito mais do que o esperado, quando propus o projeto ‘Adote uma Escola’ . Eu não esperava que o alcance fosse tanto e que nós fôssemos crescer em termos de projeto. Começou com ‘Adote uma Escola’ e a parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo,  depois o  projeto ‘Iluminar’  voltado à educação e palestras para os pais e orientação contra as drogas, em seguida a ação em conjunto com a Colgate e a Prefeitura de São Paulo, com o projeto ‘Sorrir’. Tudo isso foi somando e sendo aplicado dentro das escolas.  Já estamos em contato com o novo secretário estadual de Educação do Estado de São Paulo, João Cury Neto, que sugeriu uma campanha para trabalhar o respeito ao patrimônio público, para que não vejamos mais prédios pichados e destruídos. E em primeira mão anuncio mais uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná  ‘Não Segure o Choro contra a violência infantil’ . Vamos somar mais um projeto dentro das escolas, o nosso trabalho só está crescendo.

Outra vitória é a criação da Comissão para Educação, lançada pelo governador ano rotário 2018/2019, Dante Amato Filho, onde exercerei como Conselheira e a  Susi Damasceno  como presidente. O objetivo é dar continuidade aos projetos relacionados à educação”.

Doris Pestana, a primeira mulher a assumir  a governadoria do Distrito 4430, finalizou a entrevista dizendo: “O Rotary Faz a Diferença, e hoje no café da manhã falei para os presidentes que eles fizeram a diferença.  Foi um ano diferente por eu ser a primeira mulher, outra maneira de comandar e liderar. Missão cumprida, fizemos a diferença”. 

Gelse Koch, presidente-eleita do Rotary Club de São Paulo (RCSP)-Norte para o ano rotário 2018/19, mostrou confiança em uma boa gestão à frente do clube. “Estou confiante, mas ao mesmo tempo ansiosa e com medo, o sentimento faz parte de quem é responsável. O ‘Nortão’, como é conhecido, teve excelentes presidentes e comprometidos com  a gestão, isso me faz ter mais responsabilidade. Quando a expectativa é muito grande, a responsabilidade triplica. Meu medo é não conseguir atingir a expectativa dos meus companheiros”. 

Segundo Gelse, o Rotary-Norte dará continuidade ao excelente  trabalho desenvolvido nas gestões anteriores em relação à Camp Norte, menina dos olhos do clube. “Vou focar bastante na instituição e levar os companheiros a vivenciarem tudo o que acontece lá dentro, além de tentar tocar no coração deles. A primeira reunião do Conselho abordará a importância da Camp Norte e destacar os projetos a nível social e humanitário da entidade. Nós como crias do Norte temos a obrigação de trabalhar em prol da Camp Norte. Todos nós somos iguais e precisamos pensar no amor ao próximo, o tempo me ensinou  a olhar isso com mais ênfase”.

Para ela a Conferência Distrital “é um dos pontos mais importantes, pois reunimos todos os presidentes do Distrito 4430 para gestão 2018/2019. É uma confraternização entre presidentes e rotarianos, além de ser um congraçamento entre todos.  A Conferência é um momento de agregar informações mais profundas sobre Rotary através das palestras e dos painéis”, finalizou Gelse.   

Para o companheiro do Rotary Club de São Paulo-Norte, Eloy Gonçalves de Oliveira, “a Conferência Distrital reúne todos os presidentes, os governadores assistentes, entre outros companheiros rotarianos que fazem parte da direção daquele ano rotário. É importante que todos saiam do evento com as diretrizes formadas”.

Eloy também ressaltou  a expectativa da próxima gestão. “A próxima presidente Gelse Koch é uma mulher sensacional que capta as energia e se comunica  muito bem, é alegre e participativa. Com certeza, ela terá uma excelente gestão e vamos ter um clube muito coeso”.

Em relação à gestão que está se encerrando, da presidente ano rotário 2017/2018, Maria Lúcia Strazzeri, o companheiro destacou: “Foi uma ótima gestão, ela conseguiu cumprir todas as metas estabelecidas pelo Rotary International, tanto que agora Maria Lúcia foi indicada para a governadoria do Distrito no ano rotário de 2019/2020”. 

Para o companheiro do Rotary Club São Paulo-Vila Maria, Cassio Luiz Caccia, “a Conferência Distrital é uma ótima oportunidade, pois reúne todos os clubes do Distrito 4430. É um momento de confraternização e o companheirismo de todos os participantes do Distrito. A alfabetização mundial foi abraçada pela governadora Doris Pestana. Já o próximo governador Dante Amato Filho vem com um novo propósito, mas também mantendo a filosofia do Rotary International através da Fundação Rotária, que é erradicar a Poliomielite no mundo, e inserindo neste contexto as pessoas idosas . É uma espetacular decisão, estamos aqui para ajudá-los no que for preciso”.

Mario do Canto, presidente eleito do Rotary-Vila Maria ano rotário 2018/2019, falou da expectativa em presidir o clube. “A Conferência  Distrital  é um marco do final da gestão anterior e começo da nossa. Agora colocaremos  em prática tudo aquilo que   vem sendo preparado para fazer. Para mim é uma grande responsabilidade assumir o Rotary-Vila Maria, um clube de tradição, os companheiros me deram este voto de confiança e vamos tentar fazer o melhor trabalho possível, claro que ninguém faz nada sozinho, tenho o apoio de todos. Viemos numa grande caravana com mais de 50 participantes, isso demostra que vamos ter o apoio de todos para poder fazer uma boa gestão. Entre as ações que serão realizadas, estão:  a Festa Black & Tie em 21 de setembro, para arrecadar verba para a Fundação Rotária no combate à Poliomielite e a reforma da Escola Paulo Egydio”.

O empresário e companheiro do Rotary Club de São Paulo- -Vila Maria, Manoel do Canto Neto, destacou a importância da Conferência Distrital no sentido de unir e motivar rotarianos e fortalecer as amizades. “Conferência é um ponto de encontro entre cada companheiro, é momento onde todos trazem suas ideias, mostram a sua competência de poder servir e colaborar com a sociedade. E esta Conferencia está sendo muito especial para mim, pois o meu filho Mario do Canto assumirá a gestão 2018/2019 do Rotary Club-Vila Maria. Aprendi muito na vida, e penso que fazer o bem sem olhar para quem é muito importante. O Rotary é isso, compreensão, companheirismo, amizade e respeito. É isso que o ser humano quer, ver um Brasil melhor e sem corrupção”.

Manoel do Canto Neto também falou da expectativa da nova gestão. “Meu filho Mario do Canto foi bem educado, tem cultura  e condições, além de ter uma família bonita. Todos os predicados indicam para uma boa causa, será uma gestão que ficará na história do nosso clube”.

Para o palestrante Roberto Sekiya, secretário do Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo do Estado de São Paulo, “a parceria entre o Governo e o Rotary  é muito importante, pois o mundo está passando por mudanças e transformações. Hoje mudou muito  o jeito de consumir e fazer negócios. O jovem tem que entender a questão do valor, as pessoas não dão emprego e sim trabalho e que isso gere recurso. Primeiramente, o jovem tem gostar do que faz e fazer isso muito bem feito, não basta só o conhecimento, ele tem que ter atitude e ser proativo e também trabalhar em equipe. Então, fazer parte de um grupo de Rotarct já é uma iniciativa, é a oportunidade do jovem trabalhar em equipe e desenvolver projetos que tenham objetivos a serem executados”.

Sekiya também ressaltou  a importância da capacitação profissional. “ Atualmente, não basta o jovem possuir um diploma, ele precisa aprender de alguma forma frequentando cursos ou sozinho. É necessário  se capacitar profissionalmente , além de adquirir e executar esses conhecimentos”. 

Antonio Carlos Koch, companheiro do Rotary Club de São Paulo-Norte e cônjuge da próxima presidente ano rotário 2018/2019, Gelse Koch, disse que  a conferência é um momento de congraçamento. “A Conferência Distrital é o balanço de uma governadoria que sai e a perspectiva para a que entra. O grande momento da Conferência é a entrada das bandeiras, onde são apresentados todos os presidentes e seus cônjuges. A  Conferência também traz muita perspectiva para o ano seguinte, estamos muito animados e motivados. 

Esse ano, a governadora Doris Pestana, apesar de enfrentar grandes percalços,  conseguiu manter o Distrito 4430 unido e coeso. A nossa expectativa agora é com o governador Dante Amato Filho, conheço seu profissionalismo, é um querido amigo e posso assegurar que ele vai ser um excelente governador.  Estou muito feliz, pois minha esposa Gelse Koch assumirá a presidência do Rotary Club de São Paulo-Norte.  A Gelse é muito inteligente e já arquitetou muita coisa para sua gestão. Mas ela dará muita ênfase à Camp Norte, a menina dos olhos do Norte, além de auxiliar várias entidades. A Camp Norte abrange vários projetos como juventude, ensino e comunidade, é por isso que temos que focar na instituição.  Tenho certeza que a Gelse conseguirá agregar os companheiros que estão em falta no clube. O Rotary-Norte é um clube com maior número de sócios no Distrtito e possui projetos atendendo todas as demandas do Rotary International.”  

Koch ainda destacou a grande relevância do companheirismo no clube. “O companheirismo é a alma do Rotary Norte, é um projeto que a Gelse também vai se dedicar muito e o nosso diretor de Companheirismo vai ser o mesmo, Salvador Nunes Gentil. Já temos alguns projetos de reuniões nas casas dos companheiros e viagens programadas, em novembro temos viagem marcada para Gramado e provavelmente uma viagem internacional”. 

Para o companheiro do Rotary Club São Paulo-Vila Maria, João Fernandes de Souza, “a Conferência é um evento muito importante para o Rotary porque realmente une as pessoas e os clubes, isso traz uma amizade mais ampla entre as famílias”.

João Fernandes deixou uma mensagem de otimismo para a governadora Doris Pestana e para próximo governador do Distrito 4430, Dante Amato. “Agradeço à Doris Pestana por tudo que ela fez, e ao Dante Amato Filho por tudo que fará, não é um trabalho fácil, é muito árduo com muitas reuniões e participações. O Rotary só cresce com a interferência  dos governadores. Para ser um governador é preciso se dedicar muito e fazer o trabalho correto perante todos os clubes”.     

Dante Amato Filho, eleito governador ano rotário 2018/2019, afirmou a relevância da Conferência Distrital. “Uma conferência rotária é muito importante porque o próprio nome diz, você está conferindo, e na verdade uma verificação de tudo que aconteceu no ano rotário que começou em julho de 2017. Há um congraçamento de todos os clubes do Distrito, é onde são reconhecidos os trabalhos realizados, nós rotarianos não temos remuneração, tudo que fazemos é por vontade. E essa Conferência vai coroar tudo o que foi feito, verificar, analisar homenagear e reconhecer. Aqui é o lugar onde a governadoria tem a oportunidade de reconhecer todos os trabalhos feitos pelos presidentes do Distrito. Assumir o Distrito 4430 é um grande desafio, porque vivemos num momento político e econômico  muito delicado no país. Ter gente se preocupando com o próximo é bastante gratificante. Mas enxergamos que tudo isso vai nos fortalecer. Precisamos buscar mais pessoas que entendam a nossa causa, a meta da minha gestão será também aumentar o quadro social”.

O próximo governador falou da perspectiva de sua gestão. “ Um item que me preocupa muito é a questão do idoso. Criamos uma campanha chamada Adote um Idoso. Na verdade, não queremos criar um asilo ou casa de repouso,   mas sim conscientizarmos de que todos nós teremos uma sobrevida e infelizmente, nós não estamos preparados para isso. Criamos um banco de oradores e faremos palestras, queremos ainda que cada presidente apresente um projeto destinado ao idoso.  A expectativa  de vida aumentou e necessitamos de mais qualidade e bem estar. Outro foco que daremos na gestão é a Fundação Rotária, onde faremos uma campanha para angariar mais fundos para a entidade.  Existem pessoas necessitadas no mundo inteiro, por isso que somos uma entidade internacional. A população de outros países também sofre com problemas complexos. Para mim, o que é bom tem que continuar, e aquilo que tem que ser melhorado, nós vamos melhorar” .

Para Susi Damasceno, presidente do Rotary Club de São Paulo- Brás, “a Conferência Distrital é o fechamento  de uma gestão,  ou seja, quando apuramos tudo que aconteceu de bom e ruim. Só temos que comemorar. A Educação que foi o gancho que a Doris escolheu para sua gestão, colocou o Distrito na midia nacional e abriu o Rotary para um reconhecimento pelas instituições. A Secretaria da Educação entendeu o valor do rotariano trabalhando pela comunidade, e a Doris trabalhou muito o entrosamento entre os clubes. É uma gestão muito especial para nós, pois valoriza a educação e a gente acredita que é o mote para mudar o mundo, mais do que isso, trabalhar a união e que juntos fazemos a diferença. Esse é um legado que a Doris está deixando no Distrito e nos Clubes”.

Susi também destacou outra ação relevante durante a gestão de Doris Pestana. “A ação em parceria com a Colgate e a Prefeitura sobre Saúde Bucal começou de uma forma tímida entre os Clubes e Distritos, e agora explodiu  para todas as escolas. E a Doris convidou os Distritos 4420 e 4610 para abraçar a educação. Isso é muito importante, porque é uma forma da gente trabalhar Rotary para as comunidades e conquistar novos rotarianos.

Marcos Roberto Chaves da Silva, governador assistente da Área 1, falou da expectativa em assumir  o cargo. “É a primeira vez que participo de uma Conferência onde faço parte da Governadoria. Percebo que o governador Dante Amato Filho está muito entusiasmado e vontade de fazer as coisas acontecerem . E todos nós também estamos numa grande expetativa, já fizemos treinamentos e estamos com aquela vontade de realizar e atender as comunidades de cada clube. Acredito que há um alinhamento entre as duas gestões, a gestão que está saindo tratou do tema educação e a que está entrando, o idoso e o povo educado respeita o idoso. Tive a oportunidade de visitar o Japão e percebi o quanto eles cultuam e valorizam o idoso. Tenho certeza de que o Dante escolheu um tema muito importante porque o idoso é o respeito que temos que ter na nossa nação”. 

O presidente do Rotary Club de São Paulo-Jardim São Paulo, Alexandre Fernandes da Silva afirmou que “a Conferência agrega todos os companheiros, é um momento de festa  e praticamente uma finalização de gestão e entrega das honrarias e certificações de clubes, governadores e dimensões pré-estabelecidas no início da gestão.  Cada presidente de Rotary tem a suas metas a cumprir em cima de projetos, para atender a comunidade.  Então,  a Conferência é um momento de premiações.”

Alexandre ainda fez um balanço de sua gestão. “A minha gestão enquanto presidente do Rotary-Jardim São Paulo foi melhor do que a primeira, porque tive mais experiência, isso acabou me trazendo alguns benefícios em cima de projetos e otimização de tempo e até de ser mais assertivo em alguns pontos da gestão.  Uma ação que gostaria muito de destacar é a parceria com o Instituto Espaço Vida que ficou mais coesa, nosso clube está focando e colocando todas as forças neste projeto. Tivemos um almoço no mês passado para angariar fundos para a instituição. Com esse evento , conseguimos melhorar   a condição dos alunos da Escola Estadual República da Bolivia, localizada no bairro do Jardim São Paulo perante os estudantes especiais”.

O presidente também deixou uma mensagem de otimismo para a governadora Doris Pestana e para o próximo governador Dante Amato Filho. “Tenho muita honra em ter trabalhado com ela, uma pessoa maravilhosa. A Doris e seu cônjuge Mozart Gaia me colocaram no cargo de Imagem Pública e o trabalho que fizemos, acredito que deu certo, pois nenhum governador conseguiu tanta divulgação de Rotary e tantos projetos de governadoria quanto eles. Deixo meus parabéns, porque a Doris, realmente fez a diferença. Para o Dante Amato Filho desejo muita sorte, será uma caminhada ardúa porque a governadora Doris deixou bastante projetos em continuidade. Acredito que a experiência que ele tem como rotariano, só pode dar tudo certo para ele. Eu estarei aqui para  ajudá-lo”.

O governador do Distrito 4610, Francisco de Souza Ferreira Filho, destacou a importância da Conferência Distrital no sentido de unir e motivar rotarianos e fortalecer as amizades. “Vamos conferir tudo o que o Distrito 4430 fez ao longo deste ano e motivar os rotarianos que aqui estarão para o próximo ano. A expectativa para a nova gestão é muito grande.”

Já para o governador do Distrito 4590, Eduardo Arienzo, “a Conferência marca o final de uma gestão e a confraternização de todos os associados  naquilo que foi feito durante o ano e renova  as energias e o trabalho para o ano  rotário seguinte, fechando o trabalho de um governador, que é muito gratificante”.

Salvador Strazzeri, membro do Rotary Club de São Paulo-Mooca e cônjuge da presidente do Rotary Club de São Paulo -Norte, Maria Lucia Strazzeri, enfatizou a importância da Conferência Distrital . “É uma das exigências do Rotary International  e momento em que o governador fechará o ano com todo o Distrito reunido. É um momento também de aprendizado, pois teremos varias palestras e divertimento. É uma grande oportunidade poder conhecer novas pessoas e estreitar laços de amizade e estar com a família. Para mim também é um momento especial, pois a minha esposa Maria Lúcia Strazzeri será apresentada como governadora indicada do Distrito 4430 ano rotário 2019/2020.”  

Maria Lúcia Strazzeri presidente do Rotary Club de São Paulo-Norte para o ano rotário 2017/18 falou  da importância da Conferência Distrital e do balanço de sua gestão. “A Conferencia é o congraçamento de todos os clubes do Distrito, é uma oportunidade para encontrar companheiros num ambiente muito alegre e acima de tudo o resultado de uma gestão, desde a governadora, o que ela propôs aos presidentes e o que eles cumpriram. É muito gratificante o reconhecimento das distritais e o desempenho que todos tiveram. Ninguém faz nada sozinho, o presidente precisa do Conselho Diretor e dos companheiros do clube e graças a Deus finalizo com muito êxito a gestão do Norte, um clube forte e eficaz. Minha gestão foi positiva porque conseguimos atingir a menção distrital e presidencial, atingimos todas as metas com relação aos projetos e ao programa do clube e aos fóruns que realizamos. Considero que foi muito positiva, o que propus a fazer eu acho que consegui, agora temos outra missão pela frente, que é manter os clubes e os dois distritos unidos, uma nova determinação do Rotary International, que espero que todos colaborem e entendam, pois será um momento de muita mudança.  A nossa intenção é tornar essa união um dos maiores distritos do Brasil”. 

Ruy José Caccia, presidente Rotary-Vila Maria ano rotário 2017/2018 falou da importância da união entre os companheiros dos clubes. “A Conferencia é muito importante devido à união entre os companheiros, demonstração de coesão e de que os rotarianos estão unidos por um Brasil e mundo melhores. Enfim, é uma variedade de projetos humanitários que o Rotary vem fomentando. Mais particularmente, voltando ao nosso clube, quando comecei a gestão, tive uma forte  preocupação com a manutenção do quadro associativo. Iniciei com uma expectativa de crescimento  de 5%, mas o que consegui fazer foi a manutenção, ou seja, conseguimos manter a quantidade de companheiros que iniciaram na minha gestão  e vou entregar para o Mario do Canto o mesmo número de associados. Dentro do quadro de crise que vivemos no país, digo que minha gestão foi um sucesso. Fizemos várias ações, como o Projeto Rumo onde envolvemos 480 crianças do Colégio Paulo Egidyo em parceria com a UniSantana. Na ocasião, elas conheceram sobre as diversas profissões e as possibilidades que existem para entrar na faculdade, como Bolsas de Estudo. Enfim, fizemos outros projetos como a reforma da Creche Amamos, na cidade de Osasco, entre outros. Tentei deixar o clube o mais preparado possível para um crescimento. O Rotary-Vila Maria continuará sendo um dos maiores do Distrito 4430, com a pujança de um clube que quer fomentar as diretrizes de Rotary  e os seus valores. Nosso próximo presidente apresentará um excelente cronograma de alguns eventos, um deles é o famoso Black & Tle, com a participação do cantor Frejat. Outra proposta é a reforma da   Escola Paulo Egidyo, talvez transformá-la num colégio modelo dentro do Distrito. Fico muito feliz de ter estado à frente do Clube Vila Maria e triste, porque fiz com tanto amor e dedicação, e acabou.  Tenho muito que agradecer ao Rotary pelo resto de minha vida. Temos no nosso clube companheiros muito valorosos e que precisam ser resgatados dessa questão da zona de conforto, e vários conseguiram sair desta situação e entender que realmente é necessária uma ação social. Tenho certeza que esses companheiros crescerão muito na próxima presidência”. 

Caccia também ressaltou a expectativa do novo governador do Distrito 4430, Dante Amato Filho. “ A Doris é uma pessoa muito carismática e bastante refletiva naquilo que ela quer realizar. Ela enfatizou muito a educação tanto que foi criada a Comissão  de Educação Distrital e fui convidado para participar desta equipe, o Brasil tem que sair desta zona de conforto e voltar a crescer. Já o Dante tem um grande potencial, ele é uma pessoa muito humana  e este projeto que esta enfatizando, Adote um idoso, é sensacional, todos nós passaremos por esta fase”.   

Para Valter Kwast, governador no ano rotário 2016/17 a conferência é um ponto alto da gestão. “A conferencia é o ponto alto da gestão, é a oportunidade que o governador tem de comprovar, porque a Conferência é o ato de conferir, e dizer a todos os companheiros o que o Distrito realizou, o que conseguimos e o que deixar para a próxima gestão. O evento  é agregador, onde trazemos todos os companheiros do Distrito de uma  forma mais solta e alegre.

O past-governador também parabenizou o trabalho da governadora Doris e desejou boas vindas ao novo governador Dante Amato Filho. “A Doris fez uma excelente gestão, uma mulher batalhadora e uma guerreira, fez de tudo para deixar o Distrito ainda melhor, mais organizado e pujante. Já o Dante vem aí com toda a força, é o último ano do Distrito 4430 quando vamos para o Distrito 4431. Ele tem tudo para fazer uma excelente gestão, pelo seu jeito expansivo de ser”.

Para o companheiro do Rotary Club de São Paulo-Norte, Chucralah Salem El Tayar “a  Conferência é uma prestação de contas de quem governou o ano rotário e o que ele prestou de serviços à comunidade. Depois do governador Dante Amato Filho, a governadora indicada, ano rotário 2019/2010, será do nosso clube, a Maria Lucia Strazzeri, daremos todo o apoio logístico e financeiro se for preciso, porque ela merece toda a confiança. Já a próxima presidente do clube, a Gelse Koch, daremos tudo de bom e melhor para ajudá-la. Ela é muito competente e tem um marido exemplar. Faço parte da equipe dela como presidente da Camp Norte”.

Para o palestrante Daniel Cara que ministrou a palestra “O Cenário da Educação Brasileira na Atualidade” o Rotary tem uma vida associativa extremamente densa e muito fiel e complexa, no aspecto positivo de que envolve uma série de atores  da sociedade. A vantagem de colocar a questão da educação para esta entidade é poder  assumir este desafio e mobilizar pessoas de uma área das mais importantes para a nossa nação.  Estou muito feliz em receber este convite, porque acredito nesta capacidade mobilizadora das associações em se mobilizarem de uma pauta social tão essencial no Brasil” .

Já para o palestrante Guilhermo Santiago, que proferiu a palestra Fazendo a Diferença “a parceria com o Rotary foi muito gratificante, me sinto muito lisonjeado e feliz de ter realizado esse trabalho. Na verdade, quem executou foram eles, e para mim foi uma enorme honra”.

Representando o Rotary International, Meton César de Vasconcelos  disse que a Conferência marca o fim de uma grande administração.” Para mim a Conferência é uma premiação que o governador recebe depois de tanto esforço e sacrifíco. É nesta oportunidade que ele recebe a consagração de todo o Distrito através de seus companheiros. Isso é gratificante e compensa o esforço e dedicação durante um ano de trabalho”.

Meton deixou uma mensagem à governadora Doris e ao novo governador Dante Amato Filho. “Uma das ênfases  do presidente do Rotary Club International, Ian Riseley, é a educação. Nenhum país do mundo pode viver sem educação, e mais, agregando a juventude que é o futuro do Rotary, esses dois componentes são fantásticos e ela foi muito feliz e sei que ela continuará fazendo este trabalho dentro da governadoria do Dante. Já o Dante é de família rotariana e tem toda a ferramenta iniciada pela Doris”.

Para Abrão Antonio Zacharias, past-presidente do Rotary Club de São Paulo (RCSP) - Norte no ano rotário 2016/2017, “a Conferência é muito importante porque há troca de presidência  e da governadoria, é também o momento onde reunimos todos os clubes para  confraternizarmos. O evento também nos traz a oportunidade de assistir as palestras e sobretudo para termos um pouco mais de conhecimento do que é o Rotary”.

Abrão destacou a sua expectativa com  a nova gestão. “Após a saída da presidente Maria Lucia, que dentro de mais um ano poderá assumir uma grande responsabilidade, pois foi indicada para Governadoria de dois Distritos 4430 e 4431, a expectativa é que a gente consiga trazer nossos companheiros  nas reuniões do clube e assim fortalecê-lo cada vez mais.  Para isso, estaremos mais uma vez reforçando nossa vontade em tudo que pudermos fazer em função do clube para ter mais companheiros e melhorar cada vez mais”.

Já o casal Mario e Irene Mangini, companheiros do Rotary-Norte, deixou uma linda mensagem à presidente do Rotary Club de São Paulo-Norte, Maria Lúcia Strazzeri e à futura presidente do clube, Gelse Koch.

“Sabemos o quanto a Maria Lúcia se esforçou para que tudo ocorresse na mais perfeita  tranquilidade e harmonia. No caminho, sempre encontramos obstáculos, mas com o apoio de seus companheiros, Maria Lucia conseguiu transpor e  fazer uma excelente gestão, pois ninguém faz nada sozinho. Assim, desejamos os nossos sinceros parabéns aos queridos padrinhos de Rotary, Maria Lucia e Salvador Strazzeri .

Para a querida Gelse Koch, o  sucesso é fruto de muito trabalho, sacrifício e persistência. Sucesso é o resultado da paixão que colocamos no trabalho e objetivos que queremos alcançar. Gelse, com sua garra e persistência conseguirá superar os contratempos , contornar situações, levantar e ir em frente. Com certeza  com sua alegria, seu carisma, seu comprometimento e sua amizade sincera, sua gestão será um sucesso total . Aproveitamos a oportunidade, para desejarmos ao  futuro governador assistente da área 7 Roque  Malizia e sua cônjuge Regina Malizia, sucesso na Governadoria da próxima gestão”. 

O past-presidente do Rotary Club de São Paulo-Norte ano rotário 2015/2016 e governador assistente da Área 7, Roque Malizia, destacou: “A vida rotária é uma experiência muito especial e gratificante, pois quanto mais o tempo passa, o nosso compromisso vai aumentando. Mais um ano rotário vai se findando e  tenho certeza de que o próximo ano rotário será de muito sucesso e êxito para o próximo governador Dante Amato Filho. Quanto à nossa querida e companheira Gelse Koch, desejo muita sorte, pois competência, persistência e dedicação não lhe faltam.  Já à querida Maria Lucia Strazzeri e seu cônjuge Salvador Strazzeri, meus parabéns pela esforço e dedicação. Com certerza, ela fez um excelente trabalho e conseguiu atingir as metas estabelecidas pelo Rotary International”.

Publicidade