SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sabado, 20 de Abril de 2024
Centro de Reabilitação da Polícia Militar celebra o Dia do Policial Militar com Deficiência

Segurança Pública

Centro de Reabilitação da Polícia Militar celebra o Dia do Policial Militar com Deficiência

Com o objetivo de assegurar a acessibilidade física e social dos policiais militares com deficiência

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o objetivo de assegurar a acessibilidade física e social dos policiais militares com deficiência, o Centro de Reabilitação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CRPM) promoveu na quinta-feira, dia 17 de outubro, solenidade de Valorização Policial Militar e alusiva ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência comemorado no dia 11 de outubro, conforme Lei Estadual 10.778/2001.

O evento desenvolvido com o intuito de trazer modelos de superação entre as pessoas com deficiência, contou com a presença de militares, pacientes, cuidadores, profissionais da área de saúde, associações e empresas parceiras do Centro de Reabilitação e que atuam no segmento de saúde e reabilitação.

A ocasião também foi marcada pela homenagem aos policiais militares que se destacaram pela coragem e dedicação no processo de reabilitação do centro, e pelo descerramento do quadro de comandantes da unidade, da cel. PM Claudia Virgília, ex-comandante do Centro de Reabilitação da Polícia Militar.

Há 30 anos, a coronel Claudia ingressou na Polícia Militar e fez parte da primeira turma de mulheres da Academia do Barros Branco. Em sua gestão no comando do Centro de Reabilitação da Polícia Militar, ela concretizou e implantou a Patrulha de Promoção e Saúde (PPS), que leva aos policiais militares da área operacional e administrativa medidas preventivas de dor crônica, visando melhora na qualidade de vida e de trabalho. Engajada em ações que visam aprimorar as ações do efetivo da corporação e a difusão da Polícia Militar do Estado de São Paulo além das fronteiras do Brasil, a cel. Claudia participou do “On Job Training” de Polícia Comunitária, para a Polícia da Guatemala, palestrou sobre “Inteligência Emocional e outras Habilidades Gerenciais”. A oficial também idealizou planejou e executou o “Exército de Liderança sob Fadiga Psicofísica” aos oficiais e praças de vários grandes comandos e tem ministrado com brilhantismo o “Worshop  Liderança Inspiradora – Valorização do Ser Humano Policial Militar, propiciando reflexão e inspiração para o pleno exercício de sua liderança profissional e pessoal.

Acompanhe depoimentos de alguns convidados e membros do Centro de Reabilitação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Para o tenente-coronel  PM Ademir Euzébio Corrêa, chefe do Centro de Reabilitação  da Polícia  Militar “o CRPM   é uma unidade ímpar que chamamos de ciclo completo de saúde onde nós temos o atendimento pré-hospitalar prestado pelo serviço de excelência do Corpo de Bombeiros  e do  Grupamento  Aéreo. Aqui o profissional policial militar é socorrido no nosso Centro Médico onde é feito o tratamento emergencial e definitivo da patologia que o acomete, além do Centro de Reabilitação que cuida de patologias traumáticas e clínicas sendo que algumas têm capacidade temporária de curta ou de longa duração.  A principal característica da unidade é a empatia  e capacidade de um ser humano se colocar no lugar do  outro. Aqui nós tratamos o policial militar como ele deve ser tratado”.

O tenente-coronel PM Ademir também ressaltou a importância do Dia do Deficiente Físico Militar. “A data é um reconhecimento àqueles que têm esse nobre serviço da instituição que presta serviços com toda a retidão e seguindo normas e protocolos em busca de uma sociedade mais organizada e justa. E temos, infelizmente, aqueles que são feridos em combates decorrente da própria atividade e, em alguns casos, os policiais que sofreram com patologias como Acidente Vascular Cerebral (AVC) que necessitam de todo o apoio do  Centro de Reabilitação  da Polícia  Militar, que possui profissionais altamente capacitados e têm toda a empatia com os pacientes, porque é o policial militar cuidando do policial militar.  Casos como o da tenente-coronel Débora, que foi ferida durante um serviço operacional, nos emociona muito, pois estamos devolvendo a dignidade ao ser humano, e acima de tudo à família, pois nós a encontramos com o mínimo de limitações possíveis”. 

O chefe  do CRPM também falou do importante papel das mídias regionais, em especial do Semanário da Zona Norte. “O jornal é um veículo extremamente importante com enorme capilaridade na nossa sociedade, e tem sido um grande colaborador dos serviços prestados ao policial militar. Nós da instituição Polícia Militar e do Centro de Reabilitação   temos que agradecer a parceria e acreditar que estamos no mesmo barco. Obrigado ao Semanário da  Zona Norte e ao meu amigo João Carlos Dias”.

Já para a ex-chefe do Centro de Reabilitação da Polícia Militar, coronel PM Cláudia Virgília Raposo de Faria “comandar o Centro de Reabilitação  da Polícia  Militar foi um momento muito especial da minha carreira, por 30 anos servi a comunidade sempre engajada na preparação emocional e técnica dos oficiais. O Centro de Reabilitação da Polícia Militar do Estado de São Paulo presta vários serviços, como consultas e sessões de fisioterapia. Composta por uma equipe multidisciplinar que atua em diversas áreas como  Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neurologia, Psicologia, Educadores Físicos entre outros. A unidade é um centro de excelência que tem o cuidado, o respeito e o profissionalismo que os defensores da sociedade merecem. E homenagear o Dia do Policial Militar com Deficiência  é um novo olhar sobre esta questão, pois imagine que aquele herói ficou com alguma deficiência. É uma situação desafiadora para ele. O nosso papel é acolhê-lo e valorizar tudo que ele fez e a luta na qual o policial enfrenta, pois o profissional tem uma luta diária com essas limitações e dificuldades  físicas, porém mantendo a garra de sempre”.

A ex-chefe da unidade ainda falou da superação e da luta da  tenente-coronel Débora, baleada durante uma ação. “Esse fato acompanhamos desde o acidente, quando ela veio muito debilitada para o Centro de Reabilitação. A gente vê a superação humana, e todos os profissionais, que na minha opinião são instrumentos de Deus, agindo na vida daquela pessoa.  Isso faz com que a gente fique comovida, muitas pessoas não sabem da nossa realidade e pensam que tudo isso é uma brincadeira. Nós arriscamos nossa vida pelas pessoas, e o sofrimento daqueles que se ferem é muito profundo e verdadeiro. É importante valorizar e fazer como o jornal Semanário da Zona Norte faz, que é compartilhar e valorizar a vida desses seres humanos que entregam tudo de si para proteger a sociedade.  O jornal é um exemplo em termos de relacionamento com órgãos  públicos.  A conduta do  Semanário da Zona Norte é correta, e o João Carlos Dias é uma pessoa que luta pela causa pública. Precisamos muito de exemplos como esses, ou seja, de pessoas  que são exemplares. O Brasil está precisando de mais exemplos. As pessoas devem ser mais dignas e parar de ficar explorando nosso povo tão sofrido”.

Para o ex-comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Ricardo Gambaroni “o Centro de Reabilitação é um braço da Polícia Militar para  a defesa do  seu policial militar. A Unidade tem uma importância impar porque o policial coloca  a sua vida e a sua saúde em defesa da sociedade. Muitas comentam que a aposentadoria do policial militar é curta, apenas 30 anos, mas se compararmos com o funcionário público este tempo equivale a 42 anos de serviço. Além disso, é uma missão onde o profissional coloca sua saúde na defesa da sociedade. A PM é uma das poucas instituições que tem vários mausoléus próprios onde estão enterrados seus heróis.  E o Dia do  Policial Militar com Deficiência é importante porque essa deficiência foi adquirida no cumprimento do dever. Temos como exemplo as Forças Armadas dos Estados Unidos, que tem o que há de melhor para recompor a saúde de seus militares que são feridos. E aqui no Brasil, muitas vezes, viramos as costas para nossos policiais que sofrem lesão no cumprimento do dever. E a Polícia Militar mudou isso através deste CRPM. Nada que é feito para esses homens e mulheres pode pagar o que eles deixaram na defesa à sociedade. É uma obrigação nossa estar aqui prestigiando esse dia”.

Segundo o ex-comandante, “o jornal Semanário da Zona Norte é muito importante, pois divulga todas as ações da Polícia Militar levando para a população o que a PM realiza e ser uma instituição que ela pode confiar. Tenho certeza que não há nenhum órgão público tão comprometido quanto a PM. Exemplo disso são as pessoas que passam pelo centro de reabilitação, os nossos heróis”.

Para o comandante do Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPA/M-3), coronel PM Leandro Gomes Santana” falar da relevância da CRPM é destacar também o meu testemunho particular. Há um ano e oito meses, entrei neste Centro com grande incapacitação, após uma ocorrência policial no qual fui lesionado. Passei por uma cirurgia e posteriormente  fisioterapia. São profissionais de excelência. A primeira coisa que ouvi quando cheguei aqui foi, nós vamos colocar o senhor de pé novamente. E foi exatamente isso que eles fizeram, profissionais extremamente dedicados, competentes e com alta capacitação técnica.  Vi aqui vários policiais militares resgatando de volta a sua capacitação tão necessária para darem sequência às suas missões e na sua qualidade de vida. Esses profissionais trabalham com dignidade, e não conseguimos traduzir em palavras esse agradecimento. Então, a minha presença aqui é mais que obrigação. Que Deus continue abençoando todos esses profissionais,  capacitando-os cada dia mais para atender melhor a instituição. E o Dia do Policial Militar com Deficiência é o reconhecimento desses homens e mulheres extremamente devotados que levam às últimas consequências o juramento que fizeram. A integridade física, muitas vezes, é afetada, mas é por isso que nós temos a necessidade de não deixar de lado e de sempre amparar em todos os sentidos aqueles profissionais de extremo valor. Esse Centro congrega essas possibilidades juntamente com a área de Saúde. Quero também parabenizar o jornal Semanário da Zona Norte por esta cobertura jornalística. É uma mídia que se preocupa com  a valorização dos profissionais militares. É muito além do que uma prestação de serviço, trazer a informação precisa, correta, responsável e que de fato mostra à sociedade aquela instituição que busca simplesmente servi-la”.

Para o coordenador Operacional da Polícia Militar, coronel PM Nilton Viana “o Centro de Reabilitação representa a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.  Aqui se faz a reabilitação para que depois o policial tenha adquirido condicionamento e possa voltar às suas atividades diárias. É importante ressaltar o trabalho que esses profissionais  fazem, que é receber o policial militar e resgatar sua  dignidade. Cerca de 65% dos afastamentos são de natureza ortopédica e 35% psiquiátrica. Isso mostra a pujança e o valor dessa unidade.  Aqui temos profissionais qualificados e com maravilhosas atitudes perante seus semelhantes policiais.

É importante o Dia do Policial Militar com Deficiência. E a palavra deficiência é compreendida num sentido maior, ou seja, todos nós em algum momento da vida vamos ter algum tipo de deficiência, umas temporárias, outras permanentes. E o dia 11 de outubro simboliza esse olhar e essa luz que nós devemos dar para a questão da capacitação temporária ou permanente. E sobretudo, a valorização que devemos dar para que essas pessoas sejam  socializadas  e tenham uma convivência harmoniosa no seu seio familiar”.

Centro de Reabilitação da Polícia Militar

Em dezembro de 2004, foi criado o Centro de Reabilitação para atender a necessidade de assistência diferenciada ao policial militar que sofreu algum tipo de lesão ortopédica e/ou neurológica. O CRPM oferece programas de reabilitação para que o policial possa retornar à atividade profissional.

Nesse período já foram atendidos 20 mil policiais militares, gerando, no mínimo, 600 mil atendimentos, ou seja mais de meio milhão de procedimentos .

O prédio, de dois andares, está dividido em três grandes alas de tratamento: Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Neurológica e Condicionamento Físico de Reabilitação.  Todos os ambientes foram arquitetados para facilitar a mobilidade dos pacientes. A acessibilidade começa no estacionamento, onde diversas vagas são destinadas aos portadores de necessidades especiais.

Na entrada, cadeiras de rodas estão disponíveis aos policiais para a locomoção interna, caso ele não a traga de casa. As portas e os acessos são mais largos para que pacientes em cadeira de rodas ou em andadores possam transitar pela unidade com facilidade. Além disso, há diversas rampas de acesso com corrimão. Em todas as alas, os banheiros são adaptados.

Boa parte da iluminação do prédio é natural, com paredes de vidro ao redor das salas. Por elas, os pacientes podem admirar a mata ao redor das instalações.

Currículo da cel. PM Claudia Virgília

  • Nascida em Sorocaba-SP em 10 de outubro de 1971;
  • Filha de Ary Raposo de Faria e Marina Rodrigues Raposo de Faria;
  • Casada com Wilian;
  • Mãe de Giovanni;
  • Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
  • Ingressou na PM em 1989, pelas portas da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na primeira turma integrada de homens e mulheres, pioneiras no Curso de Formação de Oficiais, Turma Revolução Constitucionalista de 1932, declarada Aspirante a Oficial em 1992;
  • Realizou na Corporação cursos de especialização de oficiais, com destaque para: Gerenciamento de Crises, Força Tática, Ocorrências com artefatos explosivos e Prevenção de acidentes aeronáuticos;
  • Graduou-se em Psicologia, realizando cursos e estágios sobre Estresse Pós- Traumático, liderança, inteligência emocional e psicodrama trangeracional;
  • É Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública  pelo Centro de Altos Estudos de Segurança – CAES, com a dissertação Confiabilidade Humana;

Experiência Profissional

  • Foi CPF no 3º BPFem e Cmt pelotão Tático Feminino do 1º BPF
  • Exerceu o Comando direto de pelotões no 2º Batalhão de Policiamento de Choque – primeira oficial feminina do batalhão
  • Atuou no Centro de Seleção e Alistamento de Pessoal da PM
  • Comandou Cia de Policiamento Escolar no 3oBPFem, Cmt da 4ª Cia do 9º BPM/M. No 5º BPM/M comandou a 1ª Cia e a Cia de Força Tática
  • Serviu na Divisão Operacional do Comando de Policiamento  do Interior-7 região de Sorocaba e no 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sede em Itu
  • Foi comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano sede em Barueri, sendo a primeira mulher a exercer tal cargo na unidade
  • Foi chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Área Metropolitana Oito, sediado em Osasco
  • Atuou como comandante da ESFsag na Escola de Formação de Sargentos da Polícia Militar
  • Foi chefe do  Centro de Reabilitação da Polícia Militar (CRPM) . Sendo este comando sua última unidade no serviço ativo

Peculiaridades

  • Atuou como Orientadora Técnica da peça teatral “Um Novo Amanhecer” dedicada à prevenção ao suicídio na PMESP. Permaneceu em cartaz de outubro de 2000 a dezembro de 2005. 140.000 pessoas  assistiram nos Estado de São Paulo, Minas Gerais e Paraná
  • Coordenadora do Seminário de Capacitação para Palestrantes do CPI-7 na prevenção ao uso de drogas. – Projeto Educando para a Vida. Sorocaba e colaboradora do projeto Paz no Lar – prevenção à violência doméstica. Sorocaba 2011
  • Membro da Academia de História Escolar    Terrestre do Brasil, Seção Aluisio de Almeida de Sorocaba e região. Tenso sido a primeira mulher a tomar posse nesta delegacia de estudo e pesquisa em 2014 com a pesquisa sobre a contribuição da Imperatriz Leopoldina para a estruturação das forças  defesa do Brasil
  • Destaque para os workshops realizados pela Equipe Ágape, temas de liderança, comunicação eficaz e inteligência emocional para mais de 10 mil policiais militares do CPV e COM, Corpo de Bombeiros e convidados de todo o Estado entre os anos de 2015 a 2018. Tal realização visou contribuir para o Sistema de Saúde Mental dos Policia\is Militares, promovendo a Preparação Emocional e Mudança Atitudinal
  • O inovador treinamento de liderança sob fadiga psicofísica, 24hs de atividades que promoviam autoconhecimento  e favoreciam melhor tomadas de decisão, em situação de risco para PMs de Força Tática
  • Atuou como professora do GATE , Escola Superior de Sargentos e DPCDH para policiais da Guatemala, Honduras e El Salvador, nos On Job Trainnining  realizados nos anos de 2016 a 2019
  • Realizou palestras e publicou artigos relacionados ao tema comportamental ao stress pós – traumático e prevenção do erro humano, bem como relacionadas ao protagonismo feminino: o pioneirismo da mulher policial, Maria Quitéria, Maria Leopoldina, Jornada do Feminino entre outros
  • Colaboradora do livro  Elas na linha de tiro de Roberta Baroni de 2019
  • Publicou em 2019 o e-book Imperatriz Leopoldina, Mãe do Brasil pela Amazon

Medalhas e Condecorações

  • Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau
  • Medalha |Imperador Dom Pedro II – Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
  • Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842- CPI-7 Sorocaba
  • Sociedade Veteranos de 32 – MMDC – Medalha Governador Pedro de Toledo Colar da Vitoria Evocativo aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 32
  • Medalha Merito Maria Quitéria, Academia de Estudos Historicos AEAH
  • Medalha Ordem do Merito Batalhão Suez, grau ouro , Medalha Tiradentes, Medalha Legionário da Paz – Associação Brasileira de Integrantes do batalhão Suez - RS
  • Medalha Souza Carvalho – 20 GACL – Grupo Bandeirante e Agru-Ban, Barueri
  • Colar Imperatriz Leopoldina. Câmara dos Vereadores de Itu
  • Medalha Mérito Bandeirante Raposo Tavares, Grau Amazona, ACVART. Osasco
  • Medalha da Ordem Mérito Policial feminino e Coronel Hilda Macedo. ASBMM.SP
  • Medalha Cinquentenário do 9º Batalhão de Polícia Militar. SP
  • Medalha Cinquentenário da Diretoria de Saúde da PME-SP. DS. 2018. SP

 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!