Mais que um ato de carinho e amor, o aleitamento materno é um exercício que garante a saúde dos bebês e da própria mãe. O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho. Nenhum outro alimento consegue substituir os nutrientes, naturalmente equilibrados, que o leite humano pode fornecer para as os bebês.
O aleitamento materno traz inúmeros benefícios que não se limitam ao bebê, a mãe também é beneficiada, pois previne hemorragia e consequentemente a anemia materna, auxilia na contração uterina, ajudando na diminuição do tamanho do abdômen da mãe.
Pouca gente sabe, mas o Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Aqui na Zona Norte, encontramos o Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha, um dos três bancos de leite humano da rede municipal de saúde. O centro de saúde realiza continuamente campanhas de incentivo à doação de leite materno. O hospital possui ambulatório de amamentação, onde realiza orientações, consultas e plantões para tirar dúvidas.
A Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha recebe cerca 40 litros de leite por mês, número abaixo da demanda de cem a 150 litros/mês.
É por isso que neste 24 de junho, Dia Internacional do Leite, vamos incentivar a doação e conscientizar as pessoas da importância do alimento no nosso organismo, pois ele tem papel fundamental na nutrição e desenvolvimento do ser humano e de todos os mamíferos.