O projeto pioneiro, lançado na terça-feira, dia 16 de fevereiro, em comemoração aos 84 anos da ESSgt, é uma iniciativa custeada pelos autores, com apoio da Associação de Assistência Social dos Policiais Militares do Estado de São Paulo (ASPOMIL), e tem como autor do prefácio o doutor Ronaldo João Roth, juiz de Direito da Justiça Militar do Estado de São Paulo. Os 12 oficiais autores, coronel PM Telmo (Comandante), tem. cel PM Barreto (Subcomandante), majores PM Asaka e Gil, capitães PM Aliane, Denis, Clovis e Marco Antonio e os 1º tenentes PM Trigo, Fábio Ribeiro (em memória), Aníbal e Misael realizaram uma abordagem histórica da Escola Superior de Sargentos, com destaque às missões na Copa do Mundo Fifa 2014 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Os assuntos tratados estão no eixo da transmissão dos conhecimentos cognitivos, na promoção da habilitação técnica, humana e conceitual para o exercício das funções do sargento paulista.
Todo o valor arrecadado com a comercialização da obra será destinado à “PRÓ-PM”, associação beneficente que trabalha para garantir a melhoria contínua do atendimento médico, odontológico e psicológico prestado a todos os profissionais da PMESP.