Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 25 de Junho 2026
Notícias Judiciário

TJ Sustentável – programa estimula uso racional de recursos

Redução do consumo de água é um dos objetivos

TJ Sustentável – programa estimula uso racional de recursos
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

São Paulo está praticamente sem chuva há quase 80 dias e, pelas notícias divulgadas pela imprensa, os níveis dos reservatórios estão baixos. O uso racional da água é essencial para o futuro do planeta e o Tribunal de Justiça de São Paulo, ciente de sua responsabilidade socioambiental como instituição pública, busca estimular o consumo consciente entre servidores, magistrados e demais frequentadores do Judiciário por meio do programa TJ Sustentável.

A colaboração de cada um é essencial para a economia de recursos naturais. Esse é justamente o slogan do projeto: Sua ação pode mudar o mundo! Medidas simples – em casa e no trabalho – podem facilmente racionalizar o uso de água:

- Ao lavar as mãos, escovar os dentes ou fazer a barba, feche a torneira;

- Verifique vazamentos;

- Desligue a torneira enquanto estiver ensaboando a louça e use água corrente apenas para enxaguar;

- Não lave a calçada com mangueira. Faça a limpeza com vassoura e, se necessário, utilize água em balde, preferencialmente a água que sobrou da lavagem das roupas;

- Aperte a descarga apenas o tempo necessário;

- Não jogue lixo no vaso sanitário (papel higiênico, fio dental, cigarro etc.);

- Não lave o carro com mangueira. Utilize balde e pano;

- No verão, regue as plantas pela manhã ou à noite e, durante o inverno, pela manhã, em dias alternados;

- Instale redutores de vazão em torneiras temporizadas.

TJ Sustentável

O programa, que está em sua quarta edição, é uma competição saudável entre as unidades do Judiciário paulista pela economia de recursos. Participam 353 prédios (Capital e fóruns do interior e litoral). Para pontuar, a unidade deve apresentar índices de redução de consumo em água e energia e reduzir a aquisição de papel sulfite e copos descartáveis.

O administrador predial é o responsável por inserir mensalmente os dados no sistema do jogo: A participação de todos para o sucesso do projeto é fundamental, mas a atuação do administrador é muito importante nessa empreitada. Sem a inclusão correta dos dados no sistema, não é possível mensurar os índices de economia e o engajamento das pessoas.

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR