SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Geral

Semanário da Zona Norte recebe homenagem da Polícia Militar Ambiental

O jornal semanário da Zona Norte, Recebeu das mãos do  comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo , a medalha cinquentenária

Semanário da Zona Norte recebe homenagem da Polícia Militar Ambiental
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na quarta-feira, dia  6 de outubro, o jornal semanário da Zona Norte, representado pelo seu  diretor João Carlos Dias, recebeu das mãos do  comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka , a medalha cinquentenária da Polícia Ambiental. O jornal é o primeiro veículo de comunicação da região a ser homenageado com a comenda. 
O evento, que aconteceu na sede do Semanário, no bairro de Vila Paiva, Zona Norte, reuniu autoridades e convidados. 
Para o  coronel  Motooka, a entrega da medalha é um reconhecimento do trabalho do jornal que há anos se dedica à comunidade da Zona Norte. 
 “A Polícia Militar Ambiental tem a missão de cuidar do nosso planeta e dos nossos recursos naturais.  E quando encontramos parceiros que contribuem nesse sentido, que é o caso do Semanário da Zona Norte,  é fundamental. Isso leva adiante não apenas a missão da importância do meio ambiente como também a saúde e qualidade de vida. Para nós é  motivo de muita alegria entregar a você João Carlos esta comenda. Obrigado pelo seu trabalho. É um reconhecimento merecido”. 
Emocionado, o diretor João Carlos ressaltou a luta e a dedicação de todos os colaboradores e colunistas nesses 22 anos de trabalho.   
“Para nós é uma satisfação muito grande receber a mais alta comenda da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. Ressalto que essa honraria é para o jornal Semanário da Zona Norte, aos nossos colaboradores e parceiros. O nosso trabalho é realizado em prol à sociedade, e também, para mostrar a parte institucional das entidades. Isso tudo foi feito depois de muitos anos de trabalho. E nessa homenagem estão os nossos colaboradores internos e externos, e nossos colunistas. Vocês da Polícia Ambiental  são nossos amigos e temos prazer em conversar abertamente, e tentar ajudar, dentro do possível o trabalho de vocês. Hoje, graça a Deus, o Semanário é o maior da Zona Norte.  Foi com muita luta que chegamos até  aqui. Se antes matávamos um leão por dia hoje matamos quatro leões principalmente após março de 2020 com a pandemia de coronavírus. Nós fomos o único jornal da região que saiu todas as semanas. É bacana termos esse reconhecimento.    Agradeço cada um de vocês pelo apoio e incentivo. Muito obrigado” 
Ao longo da semana, o jornal recebeu inúmeras mensagens enaltecendo e parabenizando o Semanário da Zona Norte pela homenagem. 

Cel. PM Ramos, chefe de Gabinete do Comando-Geral da PMESP
A segurança pública está entre os principais temas abordados em programas de governo e merece destaque diante da dinâmica e complexidade da vida contemporânea, do avanço da criminalidade em alguns setores e da necessidade da garantia do cumprimento da lei, da ordem e de um padrão mínimo de harmonia nas relações entre os integrantes da sociedade. 
Sem estas garantias, não é possível o avanço em outros setores básicos, com a preservação dos direitos individuais e dos principais bens jurídicos tutelados pelo Estado: a vida, a integridade física e a dignidade humana das pessoas. 
Ao se pensar em Segurança Pública, somos levados a concluir que ela é a “proteção avançada de todas as liberdades” (Rivero e Moutouh – autores estudiosos das Liberdades Públicas). 
A segurança é um direito fundamental. É uma condição do exercício das liberdades e da redução das desigualdades. Por esta razão, é um dever para o Estado, que zela, no conjunto do território da República, pela proteção das pessoas, de seus bens e das prerrogativas de sua cidadania, pela defesa de suas instituições e dos interesses nacionais, pelo respeito das leis, pela manutenção da paz e da ordem pública.
Neste sentido, o Eterno Cmt Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cel. PM Theseo Darcy Bueno de Toledo, ao discorrer sobre Polícia e Democracia, enfatizou que : “ A Polícia Militar não é simplesmente um Órgão do Estado, voltado para o zelo da Ordem Pública, na limitação da liberdade do cidadão. É uma instituição da própria Comunidade a sustentar a harmonia e o equilíbrio necessários na relação possível da comunidade com o Estado Democrático”.
Nesse contexto, dentro do Título “V” da Constituição da República Federativa do Brasil, o Legislador Constituinte de 1988, dedicou o Capítulo III para tratar da Segurança Pública e, no seu art. 144, asseverou que ela é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. É exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Em rol taxativo, elencou os órgãos que por ela são responsáveis. 
Às Polícias Militares, nos termos do § 5º, do art. 144, da CF/88, coube a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. Diante da missão constitucional que lhe é imposta, a PMESP adota um sistema de gestão que evidencia a sua preocupação com o seu aperfeiçoamento e busca de um nível de excelência na qualidade da prestação de serviços ao público interno e externo, na medida em que sua visão de futuro é ser reconhecida como referência nacional e internacional em serviços de segurança pública.
O Comando da Instituição busca incessantemente melhorar a eficiência operacional por meio da redução dos indicadores criminais e, para tanto, adota a metodologia baseada em programas de policiamento, aliada à utilização de sistemas inteligentes, que auxiliam no planejamento das operações policiais.
Todavia, ao lado de toda essa preocupação do Comando, está aquela atrelada à Gestão da Comunicação Social. 
Mais uma vez invocamos os ensinamentos do cel. PM Theseo, que brilhantemente evidencia que a imagem do policial militar será tão mais dignificada quanto melhor estiver ele integrado à comunidade à qual presta serviço. A valorização de toda a Instituição Policial Militar é dependente do valor que se possa obter para cada um de seus integrantes, tomando-os na individualidade e na parcela de seus serviços e de suas responsabilidades. 
É necessário que se proceda a um pleno reconhecimento da importância das tarefas individualizadas. A Instituição corporifica-se na somatória dos atos e atitudes reais dos homens que a compõem, e todos e cada um têm o compromisso de reconhecer que suas ações refletem no nome da Instituição antes de expressarem seus próprios nomes.
É do amadurecimento desta ideia que deriva o aperfeiçoamento operacional: o policial militar atuando em prol da comunidade, inserido no seu contexto social, consciente de seu papel, da importância de seus serviços e do valor reconhecido que detém.
O ponto fundamental e básico da questão da segurança está mais na atuação de quem executa as missões planejadas, do que no conteúdo formal dos planos, reforça nosso eterno Comandante. 
Fiz todo esse preâmbulo para evidenciar a importância do jornal Semanária da Zona Norte, que, no dia 6 de outubro do corrente ano, foi justamente homenageado com uma Comenda da Polícia Militar Ambiental. 
Certa feita, em um discurso, fiz um pedido aos integrantes da imprensa que ali estavam: “concito aos Srs. da imprensa que nos cobrem transparência, mas que também divulguem as ações dos nossos heróis anônimos que, no mínimo, dia sim, dia não, dedicam 12 horas em defesa da vida, da integridade física e dignidade da pessoa humana.”
Esse apelo, no entanto, não serve para o Semanário da Zona Norte, pois, na pessoa do seu editor, João Carlos, juntamente com toda sua equipe, aludido veículo de comunicação consegue agregar todas as Forças de Segurança e forças vivas da sociedade em defesa da querida Zona Norte, além de abrir espaço para divulgação de matérias relevantes na área da Segurança Pública.
Assim, fica aqui nosso reconhecimento e certificamos a justiça desta singela, mas sincera homenagem. 
Parabéns ao João e à toda sua equipe.  

Sérgio Turra Sobrane, ex-secretário adjunto da Segurança Pública
“Parabéns ao Semanário da Zona Norte pelo recebimento da medalha comemorativa do cinquentenário da Polícia Ambiental. Reconhecimento público de um jornalismo sempre preocupado com as questões ambientais do nosso Estado de São Paulo, sob a direção segura do caro João Carlos. Que venham outros prêmios merecidos.”
Coronel PM Leandro Gomes Santana, diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos
Parabéns ao ilustríssimo senhor João Carlos e a todos o dedicados e valorosos profissionais do jornal Semanário da Zona Norte, pela excelência na prestação de serviços à Sociedade e que ora se materializa no expressivo e merecido reconhecimento, ante a outorga da maior honraria concedida pelo Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado de São Paulo: a “Medalha do Cinquentenário da Polícia Ambiental”. Que Deus continue os abençoando, hoje e sempre. Parabéns Semanário, força viva da Zona Norte!

Cel. PM Gambaroni, superintendente do IPEM
É com grande felicidade que vejo nosso querido amigo João Carlos Dias ser merecidamente agraciado com a Medalha Cinquentenário da Polícia Militar Ambiental de nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo. Mérito por seu empenho em prol da causa ambiental e também pela colaboração ímpar com o trabalho realizado em prol da Segurança Pública, enaltecendo o trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Guardas Municipais, ao colaborar na evolução dessas instituições em sua luta pelo progresso social. Mais do que um ambientalista, João Carlos Dias ajuda na construção de um mundo sustentável e equilibrado, onde todos possam ter uma vida mais plena e justa. Merecidíssima homenagem. Espero conseguir estar presente no dia para aplaudi-lo de pé.     

Edilzo Correia Lima, delegado de polícia do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública de São Paulo – CIISP SP.  
Parabenizo o jornal Semanário da Zona Norte, na pessoa do seu diretor, jornalista João Carlos Dias, extensível aos funcionários e colaboradores, pelo reconhecimento e merecido recebimento da Medalha “Cinquentenário da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo”. Trata-se de um veículo de notícias de extrema importância não apenas para a Zona Norte, e sim para toda Capital paulista, possui grande circulação, alcança milhares de pessoas, e está presente em todos os meios de comunicações existentes, sempre enaltecendo as boas praticas de trabalho das Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana, Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Prefeituras Regionais, etc..., entretanto também ofertando criticas quando necessárias para melhorias dos serviços prestados aos munícipes.   
Fernando Pereira, juiz coronel PM do Tribunal de Justiça Militar
Neste momento em que o Semanário da Zona Norte, merecidamente, é homenageado com o recebimento da Medalha Comemorativa do Cinquentenário do Policiamento Ambiental, ficam aqui registrados nestas breves palavras meus efusivos cumprimentos ao seu diretor, João Carlos Dias, bem como a toda a sua operosa equipe de trabalho, pela brilhante atuação desenvolvida na divulgação das atividades realizadas pelo Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado de São Paulo, contribuindo, dessa forma, para que a população possa ter conhecimento da importância da preservação do meio ambiente.
Prof. dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, advogado Criminalista, Mestre e Doutor pela USP, Presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal- ABDCRIM  e presidente da OAB/SP por três gestões (2004 a 2012).
A medalha foi instituída pelo Decreto Estadual n°44.488 em 6 de dezembro de 1999 com o objetivo de galardoar personalidades civis e militares e instituições públicas ou privadas que tenham contribuído para o engrandecimento da Polícia Militar Ambiental ou, de algum modo, prestado relevantes serviços à população paulista, atuando direta ou indiretamente para a elevação do nome da Polícia Militar, tornando-se, pois merecedoras de especial notoriedade.
O Semanário da Zona Norte se tornou, ao longo dos anos, um extraordinário veículo, porta-voz da comunidade da Zona Norte paulista. Isto se deve ao empenho pessoal e a liderança de seu presidente João Carlos Dias que nunca mediu esforços para fazer o melhor jornal de bairro do Estado de São Paulo. A interação com as autoridades constituídas resultam sempre em benefícios à sociedade civil, receita que o João Carlos segue à risca. Dessa forma muita justa a homenagem da outorga da Medalha Cinquentenário da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, pelos relevantes serviços prestados à população. Parabéns!

Pe. Antonio Laureano.
Congratulo-me com o Semanário da Zona Norte pela justa e merecida homenagem prestada pela Polícia Ambiental do Estado de São Paulo ao lhe outorgar a “Medalha Cinquentenário”, sua maior e mais importante condecoração. É o reconhecimento maior pelos relevantes serviços prestados pelo jornal que transcende as fronteiras da nossa querida Zona Norte alcançando com o seu jornalismo sério e eficiente toda a população paulista, tornando-se nesta área da comunicação uma referência, informando e formando a partir de princípios norteadores do bem viver em sociedade, valores estes dos quais não podemos abrir mão, e ainda promovendo e levando a todos ao protagonismo e a corresponsabilidade para com o bem e valorização da pessoa humana no meio em que vive. Torna-se, pois este jornal merecedor de importante notoriedade. Na pessoa do Sr. João Carlos Dias, parabenizo toda a equipe e saúdo os seus ilustres leitores e colaboradores.

Cel. PM Duarte, ex-comandante dos Bombeiros
Parabéns João pelo recebimento da “Medalha Cinquentenário” da Polícia Ambiental. Justa e merecida distinção a quem defende a segurança da sociedade e a preservação do meio ambiente! Minha continência pelo trabalho sério e dedicado que realiza com muita perseverança à frente do Semanário da Zona Norte, cujo profícuo trabalho e postura profissional e de grande amizade e respeito só pode resultar em reconhecimentos como esse, materializado nessa importante comenda.

Paulo Adib Casseb, juiz de Segunda Instância
No dia 6 de outubro o valoroso Semanário da Zona Norte recebeu mais uma justa homenagem e reconhecimento à sua destacada atuação. Recebeu  a "Medalha Cinquentenário", conferida pela Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado. Trata-se de um oportuno reconhecimento pela história do Semanário e sua honesta atuação, que enaltece o saudável e autêntico jornalismo. Registro meus cumprimentos ao João Carlos Dias, líder e comandante do Semanário, assim como a todos os jornalistas e trabalhadores que engrandecem, no dia a dia, esse prestigioso veículo de imprensa.

Juiz Clovis Santinon, presidente do TJMSP
O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Juiz Clovis Santinon, rende suas sinceras homenagens ao Semanário da Zona Norte pela “Medalha Cinquentenário”, maior comenda da Polícia Ambiental Paulista. “Trata-se de uma justa e merecida homenagem. Ao longo de sua brilhante existência, o Semanário da Zona Norte vem prestando um relevante trabalho informativo. Em nome do TJMSP, parabenizo o jornal por esta distinção honrosa que é fruto de muito trabalho da direção e colaboradores na condução deste veículo da comunicação séria e dedicada”. 

Desembargador  José Luiz Mônaco da Silva
6 de outubro de 2021, dia em que o Semanário da Zona Norte recebeu a “Medalha Cinquentenário” da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo. A honraria faz justiça a um jornal que é o porta-voz da população da Zona Norte. O Semanário sabe a hora certa de criticar e de elogiar. Ainda bem que temos um veículo de comunicação independente, destemido, competente e comprometido com o bem estar da nossa querida Zona Norte. 

 

Cel. PM  Rui Conegundes, ex-corregedor da PM
"O Jogo de tômbola tem a sua maior pedra 90. Mudando o que deve ser mudado, a unidade da PMESP, Especializada no Policiamento Ambiental, não iria agraciar com a sua maior comenda uma pessoa que não fosse pedra 90 em todos o seus aspectos e o João Carlos é uma delas. Desse modo, parabenizo o João pela indicação e também dou meus parabéns ao Policiamento Ambiental da PMESP pelo reconhecimento dessa qualidade nesse amigo da Zona Norte."

Percival de Souza – jornalista, escritor, comentarista da Record TV. 
A QUEM HONRA, HONRA
A frase é do apóstolo Paulo. Vou adaptá-la neste momento historicamente inesquecível.
Nada mais justo: reconhecer, sempre, e ser reconhecido, agora.
O Semanário da Zona Norte recebe, orgulhoso, uma honraria especial da Polícia Ambiental, da nossa gloriosa Força Pública de Tobias de Aguiar. São dois elos que se cruzam, irmanados: a Polícia Militar e uma de suas tropas especializadas, empenhada em preservar e proteger o meio ambiente, algo fundamental para os seres humanos, e o Semanário, empenhado de igual modo em preservar cidadania e agregar valores e lideranças da Zona Norte da Capital.
O Semanário não vê, de forma isolada, apenas uma árvore: contempla a floresta toda,  contemplando, prestigiando e valorizando o que há de melhor na Zona Norte: instituições, clubes de serviço, personalidades, gente do bem que se abraça carinhosamente de maneira interdisciplinar, construindo em conjunto uma grande força, que tecida por muitas fibras é capaz de arrastar um leão.
Estamos juntos: Semanário e Polícia Militar. Ambos, tenho convicção íntima, estão por reverdecer, jubilosos, em plena primavera, assim alimentando floridas condições de render muitos frutos. 

Desembargador Ademir Modesto de Souza, ex-diretor do Fórum de Santana
Meus cumprimentos ao jornal Semanário da Zona Norte pelo recebimento da “Medalha Cinquentenário” concedida pela Polícia Ambiental do Estado de São Paulo. Trata-se de justa e merecida homenagem a um jornal que é o baluarte dos moradores da Zona Norte de São Paulo, sempre intransigente na defesa de seus direitos. Que o “Semanário” continue a prestar excelentes serviços à nossa população e continue a fazer por merecer novas homenagens!

Deputado General Peternelli
Parabéns pela merecida homenagem!
O Semanário desempenha um excepcional papel, não apenas informando, mas também esclarecendo a população e emitindo opiniões sobre termos. Executa o jornalismo como ele deve ser!
Por isso, no dia 6 de outubro, terá o reconhecimento de sua importante atuação, recebendo a “Medalha Cinquentenário”, conferido pela Polícia Ambiental da PMSP, que, igualmente, executa as suas atividades com brilhantismo e dedicação.
Transmito os meus cumprimentos ao líder do Semanário, João Carlos Dias, e a toda a sua competente equipe.
Parabéns! Forte abraço para todos.


Cel. PM Alexandre Monclús Romanek,  Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil
“ Mais uma merecida e justa homenagem e reconhecimento ao jornal de maior circulação da Zona Norte. A Medalha Cinquentenária da Polícia Militar Ambiental prestigia e valoriza a profícua e exitosa prestação de serviços do Semanário da Zona Norte, brilhantemente dirigido pelo João Carlos e sua singular equipe. Não desejo sorte, pois esta deve acompanhar os despreparados. Desejo SUCESSO, prerrogativa ladeada daqueles que, dia a dia, se esforçam para fazer sempre o melhor! PARABÉNS!
Dr. Hélio Bressan, Delegado de Polícia, Seccional Norte.
Parabéns ao Semanario da Zona Norte pela láurea que é merecida e, até onde sei exclusiva de um Jornal! Parabéns João pelo seu trabalho em prol da Zona Norte!!!!!

Jorge dos Santos, Consultor de Negócios 
Prezado Joao Carlos Dias e colaboradores, parabenizo a todos pelo trabalho do Semanário da Zona Norte , que desde Abril de 1999 tem contribuído para uma qualidade de vida melhor aos moradores da Zona Norte e porque não a todas as localidades onde a circulação deste jornal tem sido efetiva.
A Medalha Cinquentenária da Policia Ambiental do Estado de São Paulo será entregue com muito louvor a todos deste valioso instrumento de comunicação, justo e merecido.

Maurício Rodrigues Costa – superintendente da  Polícia Técnico-Científica
Primeiro gostaria de parabenizar o João Carlos Dias pela condução do jornal como ele tem feito sempre. E também parabenizá-lo pela medalha cinquentenário da Polícia Ambiental. É merecida essa homenagem. O Semanário da Zona Norte é voltado, realmente, para os interesses da Zona Norte. Enxergamos um profissional de primeira qualidade e com uma atenção especial, e acima de tudo, esse olhar que ele tem pelas forças de segurança. Tudo isso faz com que a dimensão do jornal  seja sempre maior do que aquilo que possamos imaginar.  

Coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka –Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo
A entrega da medalha cinquentenária  do Comando de Policiamento  Ambiental é destinada a personalidades e militares que contribuem com o trabalho da corporação. Isso reforça nossas ações, motivações e trabalho que é feito em prol ao meio ambiente protegendo o nosso planeta terra que é o lugar onde nós e os animais  habitam e aonde saem os alimentos e as fontes de energias , os recursos naturais que mantem nossa sobrevivência. E o Semanário e sua equipe contribuem muito com divulgação e informação.   Essa homenagem é mais dom que merecedora desse reconhecimento por parte da Policia Ambiental.  E fazemos isso com muita gratidão e alegria.

Mauro Romarini – vice -  presidente do Clube Esperia
O  Semanário da Zona Norte é um veículo de comunicação muito importante na região. O jornal sempre ajudou a comunidade e consequentemente à Polícia Ambiental.
Cel PM Ironcide Gomes -  Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco Filho
Qualquer homenagem para o Semanário da Zona Norte, especialmente ao João Carlos Dias, é singela. Desejamos muito sucesso. A palavra que temos para ele é gratidão por tudo que ele tem feito pela Polícia Militar, pelas forças de segurança e forças armadas. Obrigado. 
 
Vice-Almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Junior  - Comandante do 8º Distrito Naval 
Quero cumprimentar a Polícia Ambiental por ter escolhido o João Carlos  para receber essa medalha.  É um reconhecimento do trabalho que ele faz em unir todos nós. É uma consequência deste magnifico trabalho que ele ao longo desses anos. Está de parabéns o jornal Semanário da Zona Norte.

Eduardo Henrique Briciug Martinez – Corregedor Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Essa medalha é um merecimento do nosso amigo João Carlos Dias, e é claro, notório. É uma honra prestigiar o evento e abrilhantar o quanto merece esse grande defensor da Zona Norte 

Inspetor  Superintendente Agapito Marques, Comandante- Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
A Medalha Cinquentenária da Policia Ambiental do Estado de São Paulo será entregue com muito louvor a todos deste valioso instrumento de comunicação, justo e merecido.
Parabenizamos o Jornal Semanário da Zona Norte, na pessoa do nosso grande amigo João Carlos Dias, pelo recebimento da Medalha “Cinquentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais”, da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, em reconhecimento ao trabalho que este periódico realiza, sempre enaltecendo o trabalho de todas as forças de segurança em prol da população paulistana, em especial aos da zona norte de São Paulo.

BOX
História da Medalha
A medalha foi instituída pelo Decreto Estadual n°44.488 em 6 de dezembro de 1999 com o objetivo de galardoar personalidades civis e militares e instituições públicas ou privadas que tenham contribuído para o engrandecimento da Polícia Militar Ambiental ou, de algum modo, prestado relevantes serviços à população paulista, atuando direta ou indiretamente para a elevação do nome da Polícia Militar, tornando-se, pois tornando-se, pois merecedoras de especial notoriedade.

 

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!