SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Sábado, 15 de Novembro 2025

Notícias Colunistas

Sarcopenia

Colunista Marco Antonio Garcia

Sarcopenia
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Sarcopenia tem origem grega e significa perda de carne, sarx significa carne e penia-deficiência. Carne é proteína, sendo muito importante para o organismo, podendo ser animal ou vegetal. 

O termo foi usado pela primeira vez em 1989, sendo considerada uma doença pelo CID M62. 84, como a perda de massa e função do musculo esquelético. 

A sarcopenia acontece quando temos perda de massa muscular, na força dos músculos, devido principalmente à idade mais avançada e a falta de exercícios e boa alimentação, prejudicando a qualidade de vida das pessoas com mais idade. É um processo natural devido à perda muscular nas pessoas acima dos 50 anos que são mais sedentárias. Com a idade nosso metabolismo fica mais lento, alguns hormônios como a testosterona e o estrogênio, reduzem a produção afetando a síntese de proteínas. Os exercícios físicos e mentais ajudam na produção de dopamina, responsável pelos movimentos do corpo. 

Podem surgir doenças crônicas, devido ao ambiente, bem como a genética e a hereditariedade, como a hipertensão a diabetes, câncer e as inflamações neurodegenerativas, induzindo um estado de catabolismo, que degrada o tecido muscular. 

A obesidade pode acelerar a sarcopenia, causando um estado inflamatório crônico e a resistência à insulina. Os ossos podem ficar mais frágeis, gerando as artrites, pois com a idade a habilidade do nosso corpo de transformar proteínas em energia diminui. Ocorrem também diminuição de vitaminas. 

Os sintomas da sarcopenia podem ser: redução do tamanho dos músculos, fraquezas e falta de resistência física, com problemas na coordenação motora. Por isso é muito importante fazer consultas e exames médicos para acompanhar a saúde física e mental. 

Nunca é tarde para fazer exercícios físicos de acordo com a orientação profissional e a idade, mas quanto antes forem feitos maior longevidade com saúde teremos. Devemos nos cuidar como fossemos um carro antigo de colecionador e não um carro velho enferrujando.  

Nossos antepassados não eram sedentários e sim nômades, não tinham casa nem plantações, por isso saiam para buscar comida e andavam muito e se movimentavam, correndo riscos, mas isso os deixavam mais fortes, mas também morriam mais cedo pelos riscos que corriam. 

Os cuidados com o corpo e a mente, nos levará a ter uma qualidade de vida melhor apesar das limitações, se não nos cuidarmos seremos uma pessoa caquética. Os exercícios também precisam ser mentais, como leituras, jogos e os sociais, tendo relacionamentos agradáveis, se puder dançar é ótimo, os físicos com exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular e de equilibrio, pois o importante não é viver muito, mas viver bem dentro do possível. 

É uma doença moderna devido às facilidades que temos em adquirir as coisas, assim ficamos mais preguiçosos, e engordamos mais, comendo e bebendo mal e se mexendo pouco, por isso a sarcopenia foi somente reconhecida como doença em 2019. 

Enfim, comer corretamente, exercitar a mente, usando a inteligência emocional ter bons relacionamentos, e se mexer são os melhores remédios para uma vida mais saudável.  

*Psicólogo e psicoterapeuta. 

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR