Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 25 de Junho 2026
Notícias Geral

São Paulo elegeu mulheres prefeitas em apenas 10% dos municípios em 2020

O número de candidatas e a proporção da votação recebida por elas também é bem menor em relação ao total dos homens

São Paulo elegeu mulheres prefeitas em apenas 10% dos municípios em 2020
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A baixa representatividade feminina que ainda existe na política pode ser constatada pelo número de prefeitas eleitas em 2020 em São Paulo, além da proporção de vereadoras eleitas, apesar de a maioria da população do país e do estado ser composta por mulheres. No último pleito municipal, foram eleitas prefeitas em apenas cerca de 10% do total dos 645 municípios paulistas. 

Em 622 cidades, foram eleitas 62 mulheres (9,97%) e 560 homens (90,03%). Conquistaram o mandato no primeiro turno 60 mulheres e 546 homens. Em 16 municípios, houve segundo turno, no qual foram eleitos 2 prefeitas e 14 prefeitos. 

Já em outros 23 municípios, houve eleições suplementares por motivos como cassação de mandato, cassação de diploma e indeferimento do registro de candidatura. Nesses pleitos, 2 mulheres e 21 homens se elegeram. Ou seja, no total, considerando os 645 municípios, foram 64 eleitas (9,92%) e 581 eleitos (90,08%). 

Neste ano, até às 14h desta terça (20), havia 2.061 pedidos de registros de candidatura para o comando de prefeituras no estado: 295 de mulheres e 1.766 de homens, o que corresponde a 14% e 86% do total de candidaturas, respectivamente. Entre os postulantes a vice-prefeito, a proporção de candidaturas femininas é um pouco maior: 22% e 78%, respectivamente. 

Candidaturas e votação 

O número de candidatas e a proporção de mulheres entre os eleitos em 2020 também é bem menor do que em relação aos homens. Considerando tanto as eleições ordinárias quanto as suplementares, foram 357 candidatas e 2.399 candidatos, além de 8 em que o gênero não consta nas estatísticas. As 64 prefeitas eleitas representam apenas 17,93% do total de candidaturas, enquanto que entre os 581 prefeitos essa porcentagem é de 24,22%. 

A proporção de votos recebidos por mulheres para a prefeitura em 2020 também é muito menor do que o total dos homens. No primeiro turno, as candidatas tiveram 2.198.622 votos, o que corresponde a 10,67% do total, enquanto os candidatos receberam 18.410.657  (89,33% do total). 

Já no segundo turno, foram registrados 570.349 votos (6,71%) para as mulheres e 7.932.601 (93,29%) para os homens. E, nas eleições suplementares, foram 9.200 votos (4,48%) para as candidatas a prefeita e 195.949 (95,52%) para os candidatos. 

Todos esses dados estão disponíveis na página de Estatísticas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR