SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Respeito e dignidade para as mulheres

Colunistas

Respeito e dignidade para as mulheres

Os casos de violência contra a mulher, infelizmente, aumentam a cada dia, e a principal porta de entrada para a busca de apoio

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os casos de violência contra a mulher, infelizmente, aumentam a cada dia, e a principal porta de entrada para a busca de apoio é o serviço público de saúde. No entanto, para o atendimento especializado há somente duas unidades na cidade de São Paulo: O IML – Instituto Médico Legal – e o Hospital Pérola Byington – ambos na região central da cidade.

Agora imagine uma mulher que mora no extremo da capital, no momento de pedir ajuda, ter de andar três horas – muitas vezes – para chegar ao hospital e, ainda pegar uma fila imensa. Além da violência doméstica, há uma violência muito maior: a psicológica. A mulher, totalmente frágil, acaba desistindo do atendimento e da denúncia, e isso piora ainda mais seu estado de abandono.

Por esse motivo, criamos o Projeto de Lei 66/2020, para que tenhamos, pelo menos, dois ou três hospitais, com equipe especializada, próximos à residência das mulheres – ou do local do crime - para que possam ser atendidas com dignidade, rapidez e respeito.

Essa ideia surgiu após uma conversa com a guarda municipal Maria de Lourdes, da Corregedoria da Guarda, que, acostumada a atender mulheres vítimas de maus tratos, nos alertou para os problemas no sistema.

O projeto de lei engloba adolescentes e crianças vítimas, também. Não podemos esquecer que muitos menores sofrem com abusos sexuais, domésticos e físicos e não têm um local adequado para serem acolhidos com total atenção.

As vítimas não merecem passar por mais momentos de angústia e sofrimento. É necessária uma ação do Governo para que diminua essa dor e a amargura e essas pessoas sejam tratadas de forma íntegra, honrada e decente.

* Vereador

Ricardo Teixeira

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!