SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Sábado, 15 de Novembro 2025

Notícias Editorial

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Editorial

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Acessibilidade, preconceito e desrespeito de uma sociedade moderna 

A acessibilidade na cidade de São Paulo é um assunto bastante discutido entre a população e os órgãos públicos, em especial iniciativas que visam o desenvolvimento de ações especializadas na inclusão social dos deficientes e de pessoas com mobilidade reduzida.   

Um dos principais problemas enfrentados pelos deficientes e idosos é o desrespeito e a falta de conscientização da sociedade. Quantas vezes presenciamos a falta de humanismo de algumas pessoas ao estacionarem em vagas reservadas para cadeirantes?   

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) têm direito à vaga de estacionamento para deficiente usuários de cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos e próteses, com deficiência física nas pernas ou nos pés, que gerem dificuldade para caminhar; incapacidade intelectual ou deficiência visual que impossibilite ou dificulte a pessoa andar por si só; mobilidade reduzida temporária, devido a cirurgia que provoque dificuldades momentâneas para se locomover, mediante solicitação médica.  

É inconcebível que a maioria da população não se dê conta diante da discriminação e do preconceito para com os cidadãos, principalmente aqueles que necessitam de cuidados especiais.   

Este tipo de atitude nos faz analisar que o verdadeiro problema destes portadores de deficiência é o não convívio em sociedade, pois suas próprias limitações proporcionam barreiras e obstáculos. É preciso evoluir muito nesta questão para garantir mais conforto e segurança a essa minoria que enfrenta diariamente os preconceitos da sociedade moderna.   

De nada adianta a Prefeitura construir rampas e calçadas que facilitem a mobilidade do portador se a comunidade não colabora com suas ações.   

Aqui no Brasil e no mundo inteiro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado em 3 de dezembro. Desde 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data com objetivo de conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta. 

Um levantamento realizado pela Pnad Contínua 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 18,6 milhões de pessoas no Brasil com dois anos ou mais têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 8,9% da população nessa faixa etária. 

Existem vários tipos de deficiência, entre os quais se destacam: auditiva, visual, intelectual, psicossocial ou por saúde mental e múltipla. 

Neste dia 3 de dezembro vamos celebrar a data com respeito e dignidade às pessoas com deficiência.  

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR