SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, Áreas Verdes e Asseio e Conservação - 16 de maio

Datas

Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, Áreas Verdes e Asseio e Conservação - 16 de maio

Há atualmente na cidade de São Paulo mais de 100 mil profissionais exercendo suas funções no seguimento da Limpeza Urbana

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Há atualmente na cidade de São Paulo mais de 100 mil profissionais exercendo suas funções no seguimento da Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Asseio e Conservação. São trabalhadores que atuam em indústrias, comércios, hospitais, escolas, bibliotecas, museus, cinemas, teatros, bancos, empresas públicas e privadas, parques e residências, sendo responsáveis pelas atividades de higienização, manutenção predial, recepção, portaria, dedetização e rotinas administrativas das empresas. Essas pessoas contribuem para facilitar as atividades desenvolvidas por outros profissionais.

Na capital paulista, a categoria é representada pela Siemaco-SP – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo.

Um dos principais focos da entidade é valorizar os trabalhadores e trabalhadoras das categorias que representam, com o objetivo de mostrar à sociedade a importância desses profissionais no dia a dia. Por isso, no dia 25 de janeiro de 2011, o sindicato inaugurou várias estátuas de bronze, instaladas na Praça Marechal Deodoro, região central da capital, como forma de homenagear a categoria. Além disso, também instituiu, com apoio de vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, o Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, Áreas Verdes e Asseio e Conservação – comemorado no dia 16 de maio – com uma bonificação financeira para toda a categoria, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), especialmente criada como forma de reconhecimento pelos serviços prestados.

Neste dia especial, diretores e assessores fazem vários eventos, em conjunto com as empresas, como forma de unir ainda mais trabalhadores e trabalhadoras, exibindo vídeos, homenagens, realizando cafés da manhã e encontros para fortalecer ainda mais os laços da categoria.

Monumento em homenagem à categoria

As estátuas dos trabalhadores e trabalhadoras do Asseio e Conservação, Áreas Verdes e Limpeza Urbana foram inauguradas no 457º aniversário de São Paulo, como um presente especial para a cidade e os cidadãos que nela vivem, trabalham e colaboram com o seu desenvolvimento.

Tratam-se de esculturas em tamanho real, doadas pelo sindicato à Prefeitura e criadas pelo escultor Murilo Sá Toledo, que tem entre outros monumentos o São Paulo Apóstolo, na Praça da Sé, e a estátua do papa João Paulo II, instalada em Fortaleza (CE).

Salário

O piso salarial da categoria na cidade de São Paulo é o maior do Brasil. Mas, mesmo sendo uma profissão de suma importância para todos, ainda não é muito bem remunerada na maioria das cidades brasileiras. As médias salariais das grandes capitais do país não passam de R$1.100,00.

Esse tipo de profissional não precisa de muitas especificações para o cargo, porém empresas terceirizadas costumam buscar esses serviços e podem optar pela contratação de alguém que já esteja no ramo. Neste caso, algum grau de escolaridade já é um diferencial na hora da escolha.

Atualmente, a maioria das empresas contratantes pede que o profissional tenha o Ensino Médio, porém algumas ainda contratam apenas com o Fundamental.

Correndo riscos expostos nas ruas todos os dias e percorrendo trajetos longos, esses profissionais, de fato, se esforçam bastante para fazer o seu ofício todos os dias.

As atividades que este profissional desenvolve inclui varrer e recolher dejetos, diariamente jogados em calçadas, ruas, praças e locais públicos, com seus roteiros predeterminados.

Infelizmente vemos que a profissão não é valorizada, mesmo sabendo que sem estes profissionais viveríamos em uma cidade suja e descuidada. Podemos perceber isso já no salário, pois eles recebem menos do que merecem pela quantidade de trabalho. Muitas pessoas ainda têm bastante preconceito com eles, isso quando não os ignoram.

Características importantes para quem pretende ser um agente de asseio e conservação

Por ser uma profissão de movimentação diária, é preciso ser uma pessoa ágil, dinâmica, dedicada, focada, resiliente (que consegue trabalhar sob pressão), motivada e disposta a oferecer seus serviços à sociedade.

Para se tornar um agente de asseio e conservação o profissional precisa ter grande força de vontade para trabalhar em prol do bem da sociedade, melhorando o seu crescimento e, é claro, a sua higienização.

Tais características também são de grande diferencial para esse profissional: disposição física e mental, pró-atividade, positividade em servir o público, flexibilidade, agilidade, responsabilidade e trabalho em equipe.

Não podemos esquecer de ressaltar que cada vez mais um maior grau de escolaridade vem sendo exigido, então, quanto mais você puder estudar, melhor.

Como ser contratado?

Para trabalhar na área é necessário observar que a atividade é de competência da Prefeitura e em algumas cidades o próprio órgão público é quem contrata. Já em outras, onde a limpeza urbana é terceirizada, cabe à empresa responsável fazer a contratação.

Se a Prefeitura for contratar, isto pode acontecer de duas formas: por contrato temporário de trabalho ou concurso público. Já no caso de empresa terceirizada, o profissional é contratado pelo regime CLT.

Diante disso, é necessário verificar como é feita a limpeza pública na cidade.

*Fonte: Guia do Trabalho/SIEMACOCALENDARR

 

 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!