Eleger um prefeito não é nada fácil e também de extrema importância. Cada eleitor deve ter responsabilidade e escolher o candidato ideal para sua região.
Contudo, é necessário conhecer as propostas do candidato.
Mas você sabe qual é a função de um prefeito?
O prefeito é o chefe do Poder Executivo de um município. Isso significa que está nas mãos dele o poder de administrar a cidade em que vive. Ele cobra impostos e taxas que, por sua vez, devem custear obras, serviços e políticas essenciais para a vida nas cidades.
O mandato de um prefeito tem duração de quatro anos podendo ser reeleito para mais um mandato.
No dia 2 de outubro, cerca de 144 milhões de eleitores foram às urnas para eleger os prefeitos e vice-prefeitos de seus municípios.
O Semanário da Zona Norte relacionou algumas propostas dos dois candidatos à Prefeitura de São Paulo que estão na disputa: Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). O segundo turno acontecerá no domingo, dia 27 de outubro.
Os dois foram os mais votados no domingo, dia 6 de outubro. Nunes teve 29,48% dos votos válidos (1.801.139) e Boulos, 29,07% (1.776.127).
O programa de governo de Guilherme Boulos (PSOL), na disputa pela Prefeitura de São Paulo consiste em criar o Mais Médicos Especialidades e o Poupatempo da Saúde; contratar psicólogos em todas as unidades de ensino e educação antirracista e uma força-tarefa contra o roubo de celulares na cidade, além do
enfrentamento à Cracolândia por meio de um gabinete integrado para atuar na região onde se concentram dependentes químicos.
Já o programa de governo do candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) consiste em novas obras, ampliação de programas já existentes e soluções baseadas em tecnologia.
Nunes pretende ainda expandir programa de videomonitoramento. Batizada de Smart Sampa, a iniciativa lançada em agosto de 2023 tem instaladas hoje 15 mil das 20 mil previstas até dezembro de 2024.
Outra proposta é o aumento do efetivo da Guarda Civil Metropolitana. Hoje, o órgão conta com 7.000 funcionários.
O candidato diz também que que pretende apoiar estudos e pesquisas de vacinas contra vícios em drogas e aumentar o número de unidades básicas de saúde.
Comentários: