SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Quarta-feira, 01 de Maio de 2024
Solenidade marca aniversário de 83 anos da Escola Superior de Sargentos

Segurança Pública

Solenidade marca aniversário de 83 anos da Escola Superior de Sargentos

Escola Superior de Sargentos da Polícia Militar comemora o 83º aniversário com uma grande solenidade

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A solenidade alusiva ao 83º aniversário da Escola Superior de Sargentos aconteceu dia 3 de outubro, na sede da instituição, situada no bairro do Belém, em São Paulo.

A cerimônia, que também marcou a outorga da Medalha Cinquentenário do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), reuniu autoridades civis e militares.

A entidade teve sua origem num dos mais tradicionais batalhões da PM, o 2º Batalhão, conhecido como “2 de Ouro”. Em 1º de setembro de 1936, o Batalhão “2 de Ouro” deu origem ao Batalhão de Guardas (BG). Em 1970 o então BG passa a se chamar Escola de Formação e Aperfeiçoamento. Em 1974 muda seu nome para Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. E em 14 de outubro de 2009 ganha a denominação de Escola Superior de Sargentos.

Com o reconhecimento, a ESSgt conquistou a certificação ISO 9001 em Sistema de Gestão da Qualidade, em 2007; e ISO 14001 em Sistema de Gestão Ambiental, em 2004. Além disso, conquistou o Prêmio Paulista da Qualidade na Gestão em grau bronze por três anos consecutivos – 2007, 2008 e 2009 -, além do Prêmio de Gestão, da Revista Banas Qualidade, nos anos de 2006 e 2007.

Preocupada com a preservação do meio ambiente, a Escola Superior de Sargentos também recebeu o Selo Verde da ONG Ecolmeia pelo desenvolvimento de práticas sustentáveis, e o reconhecimento da Secretaria Estadual da Saúde pelo Ambiente Livre de Tabaco.

O cel. PM Leandro Gomes Santana, comandante do Policiamento de Área Metropolitana-Três (CPA/M-3) destacou a importância da Escola Superior de Sargentos. “A instituição tem um papel especial para mim. Em 1979, meu pai se formou sargento aqui neste mesmo prédio. Minha primeira lembrança deste lugar foi a formatura dele. Para mim é uma honra estar nesta solenidade em comemoração ao aniversário da Escola Superior de Sargentos. Outra lembrança que tenho da entidade é de que por oito anos fui instrutor de formação e especialização de sargentos. É uma escola no qual o lema diz que ‘aqui se forma o elo da tropa’. O sargento exerce um papel primordial no engajamento, no desenvolvimento das missões e no cumprimento de tudo aquilo que é atribuição da Polícia Militar do Estado de São Paulo em todos os campos de atuação. São 83 anos de fundação, é uma data bastante significativa e expressiva que mostra longevidade de uma instituição que vai se fortalecendo a cada dia”.

Para o comandante da Escola Superior de Sargentos, cel. PM Temístocles Telmo Ferreira Araújo, “o sargento é o comandante de tropa da Polícia Militar. São 645 municípios no Estado de São Paulo sendo 345 comandados por sargentos. Atualmente, temos 698 sargentos alunos que se formarão neste dia 11 de outubro. O profissional deve estar capacitado e treinado, esses alunos passaram nove meses por um período de capacitação, formação e qualificação sendo três no ensino a distância e seis presencial no sistema de internato, no total de 1.617 horas aulas com todas as matérias pertinentes à função”. 

O comandante também  ressaltou a presença da polícial feminina na instituição. “Nesta turma temos 72 mulheres. Inclusive na quarta-feira, dia 2 de outubro, trouxemos a coronel Daniele, comandante da região leste para proferir uma palestra sobre empoderamento feminino  e obtenção de resultados na PM”.

Já para o aniversário de 83 anos da entidade, o cel. PM  Telmo disse que a data é um momento muito especial para a instituição. “Hoje iremos entregar 59 Medalhas Cinquentenário do CFAP que era antiga denominação da Escola Superior de Sargentos.  A outorga homenageia pessoas que contribuem ou contribuíram com a escola, sejam oficias ou praças, personalidades e autoridades civis”.

Já para o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) “as escolas da Polícia Militar são essenciais na formação dos oficiais e demais praças para que haja uma maior efetividade e uma presença mais concreta da PM, e acima de tudo, garantir a segurança da população. Para mim é uma honra ser homenageado com a Medalha Cinquentenário do CFAP. É uma forma que a PM tem de prestigiar e valorizar o trabalho que eu desenvolvi durante muito tempo na instituição”. 

Para o cel. PM Ronaldo Miguel Vieira , comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 1 na região central da cidade “a Escola Superior de Sargentos é uma das escolas mais tradicionais da Polícia Militar. É aqui que é formado o elo mais importante do comando de tropa que, são os sargentos. Agradecemos todos os profissionais da entidade e alunos que serão futuros sargentos.  Minha mensagem nesta data é de muitas felicidades a todos os integrantes, uma unidade que terá muitos anos pela frente”.

Para o cel. PM José Marcelo Macedo Costa “a unidade é uma das mais importantes de formação da entidade. É a nossa linha de produção, uma escola histórica que presta excelente serviço para a instituição. A Polícia Militar vem cada vez mais capacitando seu corpo de policiais. É preciso capacitá-los para que eles prestem bons serviços à comunidade, e acima de tudo, dar suporte aos tenentes e capitães. Nós não podemos errar, pois trabalhamos com a vida das pessoas. Desejo muitas felicidades a todos os colaboradores, em especial ao  comandante da Escola Superior de Sargentos, cel. PM Temístocles Telmo Ferreira Araújo, que assumiu recentemente a escola. Que ele tenha uma vida muito profícua aqui junto aos nossos sargentos”.

Já para o cel. PM Paulo Henrique Fontoura Faria, comandante da Academia da Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), “ a Escola Superior de Sargentos é muito importante e tem como missão formar os nossos sargentos que é o elo entre a tropa e os oficiais. Aqui os alunos sargentos recebem toda a formação necessária, teórica e prática, para serem futuros comandantes de tropa. A Academia do Barro Branco, no qual eu comando, tem o objetivo de formar os oficiais da Policia Militar do Estado de São Paulo, assim como a Escola Superior de Sargentos que tem a missão de formar os futuros sargentos. Parabenizo a unidade pela excelência do serviço prestado à PM e à comunidade”.

Presente na solenidade e homenageado com a Medalha Cinquentenário do CFAP, o deputado estadual  e 2º ten. PM Manoel Barbosa Nascimento disse que, “a entidade é a casa mãe onde formamos o primeiro comandante de frações de tropa. Ou seja, o sargento é o elo de formação entre a tropa e o comando maior. Estive aqui durante nove anos e tive o privilégio de servir na   Escola Superior de Sargentos. Para mim é uma honra ser homenageado. A minha palavra é gratidão”.

De acordo com o deputado estadual e ten.-cel PM Dimas Mecca Sampaio “a Escola Superior de Sargentos traz a lapidação, complementa e forma todos aqueles sargentos que é o elo entre a tropa e o comando. O sargento é aquele que conduz e combate o crime junto com  o soldado e o cabo, e todos juntos fazem a segurança da população.  É gratificante ser homenageado    e lembrado. A maior honra é o respeito e a amizade da nossa tropa”.

Para o cel. PM José do Carmo Garcia, diretor de Ensino e Instrução da Escola Superior de Sargentos “é uma honra estar aqui homenageando essas pessoas que contribuem e contribuíram na formação dos nossos futuros sargentos. Ela tem um papel fundamental, estamos formando o nosso primeiro escalão de comando da PM, aquele que está coma nossa tropa diuturnamente. Confie sempre na Polícia Militar, nosso papel é prestar um serviço de excelência em segurança para o nosso cidadão que aqui reside”.    

Já em seu discurso o secretário da Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos destacou que “a Escola Superior de Sargentos é uma das três pilastras da sociedade. Essas três pilastras são bem marcadas, a escola, a família e a religião, que é a nossa religação a Deus.  E nelas há  um ponto comum que são os valores aprendidos e cultivados em nossas casas e em nossas famílias. Somos todos profissionais de Segurança Pública   e o nosso papel é a preservação e a proteção da sociedade. Cabe-nos  proporcionar que São Paulo um dia seja muito melhor que hoje. Já é muito bom hoje. Nós estamos num estado mais seguro da Federação brasileira e  na Capital mais segura do Brasil, segundo o Atlas da Violência publicada na semana passada. O profissional sargento é o elo entre o comando e a tropa. Estou no meu nono comando, e em todos eles sempre destaquei a importância dos profissionais, são elos que fazem com que a cadeia de comando funcione”. 

 

 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!