SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sabado, 18 de Janeiro de 2025

Notícias Colunistas

Mens sana in corpore sano

Colunista Paulo Eduardo de Barros Fonseca

Mens sana in corpore sano
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

“Mente sã em corpo são” é uma citação latina, derivada da Sátira X de autoria do poeta romano Juvenal.  Essa frase é parte da resposta do autor a uma questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida; numa tradução livre diz: “Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são. Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte, que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza, que suporte qualquer tipo de labores, que desconheça a ira, nada cobice e creia mais nos labores selvagens de Hércules do que nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de Sardananpalo (um rei oriental). Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio. Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.”. 

Diversos e de toda ordem são os alertas relativos ao aumento da incidência de doenças físicas e psicológicas no planeta. Apesar do enorme desenvolvimento científico e tecnológico, a causa é o cenário de crescente desconexão e desequilíbrio entre as condições mental e física das pessoas. 

A ciência médica, apesar de seus avanços, ainda não é capaz de atuar de forma eficaz na prevenção e cura de diversos males, pois ignora um fato que Platão há mais de dois milênios já alertava que a mente não reside no corpo material, mas na alma, ao dizer: se queres que funcione bem o corpo e a cabeça, deves começar por sanar a alma, (…) pois, a maior falha no tratamento das enfermidades consiste no fato de existir médico para o corpo e médico para a alma, apesar de o corpo ser inseparável da alma.  

Outra questão que merece destaque é que Platão também destacava a existência de três componentes interligados: corpo, mente e espírito.  O corpo, enquanto a parte física do ser humano, responsável pelas sensações e experiências sensorial; a mente, o centro das emoções, pensamentos e raciocínio, sendo responsável pela tomada de decisões; e o espírito, a essência imortal do ser humano, sua individualidade que transcende a existência física.  

Se, de um lado, a conexão desses três elementos, unidos em um único corpo, é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano; de outro lado, o equilíbrio entre esses três elementos é essencial para a saúde física, mental e espiritual de cada pessoa.  

Nesse contexto, a saúde do corpo reflete na mente e no espírito, assim como a saúde mental influencia no bem-estar físico e espiritual, de modo que, havendo equilíbrio nessa relação, a conexão entre corpo, mente e espírito permite ao ser humano viver de forma mais plena, consciente e em harmonia com o universo. 

A chave da saúde mental e física - mens sana in corpore sano -, portanto, está na incessante busca pela reforma íntima, orando e vigiando, trabalhando e servindo, aprendendo e amando, para que a vida mental se ilumine e aperfeiçoe.   

Paulo Eduardo de Barros Fonseca 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!