“Mente sã em corpo são” é uma citação latina, derivada da Sátira X de autoria do poeta romano Juvenal. Essa frase é parte da resposta do autor a uma questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida; numa tradução livre diz: “Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são. Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte, que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza, que suporte qualquer tipo de labores, que desconheça a ira, nada cobice e creia mais nos labores selvagens de Hércules do que nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de Sardananpalo (um rei oriental). Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio. Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.”.
Diversos e de toda ordem são os alertas relativos ao aumento da incidência de doenças físicas e psicológicas no planeta. Apesar do enorme desenvolvimento científico e tecnológico, a causa é o cenário de crescente desconexão e desequilíbrio entre as condições mental e física das pessoas.
A ciência médica, apesar de seus avanços, ainda não é capaz de atuar de forma eficaz na prevenção e cura de diversos males, pois ignora um fato que Platão há mais de dois milênios já alertava que a mente não reside no corpo material, mas na alma, ao dizer: se queres que funcione bem o corpo e a cabeça, deves começar por sanar a alma, (…) pois, a maior falha no tratamento das enfermidades consiste no fato de existir médico para o corpo e médico para a alma, apesar de o corpo ser inseparável da alma.
Outra questão que merece destaque é que Platão também destacava a existência de três componentes interligados: corpo, mente e espírito. O corpo, enquanto a parte física do ser humano, responsável pelas sensações e experiências sensorial; a mente, o centro das emoções, pensamentos e raciocínio, sendo responsável pela tomada de decisões; e o espírito, a essência imortal do ser humano, sua individualidade que transcende a existência física.
Se, de um lado, a conexão desses três elementos, unidos em um único corpo, é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano; de outro lado, o equilíbrio entre esses três elementos é essencial para a saúde física, mental e espiritual de cada pessoa.
Nesse contexto, a saúde do corpo reflete na mente e no espírito, assim como a saúde mental influencia no bem-estar físico e espiritual, de modo que, havendo equilíbrio nessa relação, a conexão entre corpo, mente e espírito permite ao ser humano viver de forma mais plena, consciente e em harmonia com o universo.
A chave da saúde mental e física - mens sana in corpore sano -, portanto, está na incessante busca pela reforma íntima, orando e vigiando, trabalhando e servindo, aprendendo e amando, para que a vida mental se ilumine e aperfeiçoe.
Paulo Eduardo de Barros Fonseca
Comentários: