O Dia do Hospital foi criado para homenagear os profissionais que trabalham na área da saúde, dentro dos hospitais, como médicos, enfermeiros, radiologistas, terapeutas, psicólogos, secretárias, faxineiras, cozinheiras, dentre outros. Essa data foi escolhida por ser a data de inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no Estado de São Paulo, 2 de julho de 1945, pelo presidente Getúlio Vargas. O primeiro hospital do Brasil foi criado por Brás Cubas, em 1545, quando Santos ainda era um povoado de Enguaguaçu. Sendo a data de sua fundação o dia primeiro de janeiro, conhecido mundialmente como o Dia de Todos os Santos, o hospital recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos, também para homenagear o maior hospital de Lisboa, em Portugal. Desse nome, saiu também o nome da cidade de Santos.
Os hospitais têm uma rotina muito agitada, pois logo ao amanhecer já podemos ver os profissionais trabalhando, movimentando o local. Porém, a saúde em nosso país não é tratada com respeito, uma vez que está garantida pela Constituição Federal, que diz que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”. O Sistema Único de Saúde (SUS) encontra-se desordenado, não tendo condições de atender a toda população. Não há vagas para todos que necessitam dos serviços, os leitos e aparelhagens estão comprometidos, as estruturas físicas encontram-se em péssimas condições, os salários são muito baixos, fato que gera a falta de profissionais, constantemente faltam medicamentos necessários para os tratamentos, não existem verbas suficientes.
O governo precisa implantar políticas públicas que melhorem a qualidade dos serviços de saúde, a fim de garantir o que está disposto na Constituição do nosso País. Além disso, é papel da população cobrar por melhores condições de atendimento desses serviços, fiscalizando o trabalho dos políticos de nossas cidades e de todo o país.
Por definição
Hospital é um local destinado ao atendimento de doentes, para proporcionar o diagnóstico, que pode ser e vários tipos (laboratorial, clínico, cinesiológico-funcional) e o tratamento necessário. Historicamente, os hospitais surgiram como lugares de acolhida de doentes e peregrinos, durante a Idade Média. Atualmente há diferenciação entre hospitais públicos e privados. Os hospitais públicos são financiados e mantidos pelo Estado, sendo o custo menor para os doentes em comparação com os hospitais privados. Também está ligado a cirurgias para as enfermidades das pessoas. Trabalham em hospital profissionais de limpeza, administração, diretoria, recepção, e principalmente profissionais de saúde, como médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, etc. Os serviços oferecidos variam muito nos hospitais, e também os departamentos que esses possuem. Eles podem ter serviços de atendimento grave, tais como departamento de emergência, centro de trauma, unidade de queimados, cirurgia de emergência ou atendimento de urgência. Esses podem ser apoiados por unidades especialistas, tal como cardiologia, terapia intensiva, neurologia, ginecologia e obstetrícia e oncologia. Também existem as unidades de suporte, que auxiliam no tratamento e no diagnóstico médico. As mais comuns são farmácia, patologia e radiologia.
Hospital das Clínicas
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), é o maior e mais importante complexo médico-hospitalar da América Latina e referência internacional em diversas áreas. Ocupa, atualmente, uma área superior a 350 mil metros quadrados composta por sete institutos especializados (InCor, IC, ICr, InRad, IOT, IPq, LIM) que juntos disponibilizam mais de 2.200 leitos. O Hospital das Clínicas foi inaugurado oficialmente em 19 de abril de 1944, pelo interventor federal Fernando Corrêa da Costa, dentro das solenidades comemorativas do aniversário natalício do presidente da República, Getúlio Vargas. A cerimônia teve início com o descerramento da cortina que cobria a placa comemorativa onde se lia: “Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, iniciado no governo de Adhemar de Barros em 10 de outubro de 1938, sendo diretor da Faculdade de Medicina o professor L. da Cunha Mota concluído no governo de Fernando Costa em abril de 1944, sendo diretor da Faculdade de Medicina o professor Benedito Montenegro e do Conselho de Administração o professor F. E. Godoy, chefe do Corpo Clínico”.
Santa Casa
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo está localizada no bairro de Vila Buarque, em São Paulo. A Ordem das Santas Casas de Misericórdia foi instituída em Portugal, no ano de 1498, tendo como objetivo principal a prática de obras de caridade. A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é a mais antiga instituição assistencial e hospitalar em funcionamento na cidade de São Paulo. No Brasil a primeira Santa Casa foi fundada no ano de 1543, na Capitania de São Vicente, na vila de Santos, sendo possível a criação da Confraria da Misericórdia de São Paulo dos Campos de Piratininga no ano de 1560. Esteve alojada primeiro no Pátio do Colégio, depois nos Largos da Glória e Misericórdia, até ser inaugurada na Vila Buarque, no distrito da Consolação, em 1884 o Hospital Central - sua sede até os dias de hoje. Há registros de que a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo funcionou como um centro de formação de médicos e cirurgiões por séculos, até que o ensino de medicina fosse reorganizado por Arnaldo Vieira de Carvalho, e transferido para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Seu estabelecimento também funcionou como hospital-escola para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e para a Escola Paulista de Medicina. Na década de 1950, quando essas instituições de ensino já possuiam seus próprios hospitais-escola, o corpo clínico da Santa Casa de São Paulo sentia falta do ensino de medicina ali, e começou a mobilizar-se para organizar sua própria faculdade de medicina. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo iniciou suas atividades acadêmicas em 1963.
Hospital Samaritano
Inaugurado em 1894, o Hospital Samaritano Higienópolis é uma instituição cuja história se entrelaça profundamente com a evolução de São Paulo e do cenário da saúde no Brasil.
Está jornada centenária, marcada por tradição, experiência, pioneirismo e excelência em serviços de saúde, é um legado precioso, cuidadosamente preservado e enriquecido ao longo dos anos.
O Hospital Samaritano, idealizado pelo imigrante chinês José Pereira Achao, emergiu em São Paulo como uma resposta às necessidades de uma população diversificada e crescente, atraída pelas oportunidades do Brasil. Durante um período marcado por epidemias como a peste bubônica, cólera, febre amarela, e doenças como a tuberculose e varíola, o Samaritano destacou-se por ser um refúgio de saúde e esperança. Sua fundação, apoiada pelas comunidades norte-americana, inglesa e alemã, reflete um compromisso com a solidariedade e a inclusão, oferecendo tratamento igualitário a todos, independentemente de raça, nacionalidade ou crença religiosa.
Hoje, o Hospital Samaritano Higienópolis permanece no mesmo endereço histórico, mas suas estruturas e serviços evoluíram significativamente, acompanhando os avanços da medicina e tecnologia. A instituição continua a ser um símbolo de qualidade, inovação e cuidado humanizado, fiel aos seus valores fundadores de inclusão, empatia e excelência em saúde.
O Samaritano também foi um marco importante na história da enfermagem no Brasil, oferecendo oportunidades e formação para mulheres em um campo profissional então emergente. A partir de 1899, o hospital já contava com enfermeiras diplomadas e iniciava a busca por profissionais qualificados em países como Escócia, Alemanha e Inglaterra, além de recrutar e treinar jovens brasileiras. Está abertura criou um novo campo profissional para as mulheres no país, com suas experiências e contribuições documentadas em cartas, diários e anotações pessoais.
O Samaritano se transformou em um hospital geral de alta complexidade, enquanto mantém seu compromisso com a tradição e os valores humanitários, a unidade acompanhou o crescimento da capital paulista e se modernizou, buscando acompanhar os avanços da medicina. Investiu em ampliação de sua estrutura física, equipamentos, tecnologia e treinamento, ampliou as especialidades clínicas e cirúrgicas e aperfeiçoou o seu atendimento. Conquistou reconhecimento nacional e internacional pelo seu padrão de qualidade.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se