O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), realizou na segunda-feira, 8 de fevereiro, a verificação inicial de 73 pesos padrão para balanças, na fábrica da Quanto Brasil, localizada na Vila Guilherme, região norte da Capital.
Diante da pandemia da Covid-19, o Ipem-SP está com equipes de plantão para atendimento imediato de fabricantes de diversos instrumentos ligados à saúde, inclusive, na verificação de pesos padrão utilizados, inclusive, nas indústrias farmacêuticas e químicas.
Os pesos padrão são instrumentos denominados balizadores e têm a finalidade de validar balanças e outros pesos em laboratórios.
A verificação inicial dos pesos padrão é relevante devido ao uso desses instrumentos nas seguintes situações:
- nos casos que necessitam de medições mais precisas, como as realizadas pelas indústrias farmacêuticas e químicas. Nestes setores, os pesos são usados como padrão referência em balanças para conferência, muitas vezes de forma diária, para verificar se as pesagens estão corretas.
- oficinas de manutenção de balanças: os pesos são usados para verificar se o instrumento, após o devido reparo, está realizando a pesagem corretamente.
A ação foi realizada pela equipe de fiscalização do instituto na regional norte da Capital.
Comentários: