SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

Surto de gripe

Editorial

Surto de gripe
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Desde a semana passada a notícia com maior engajamento nos veículos de comunicação e nas principias redes sociais é o  rápido avanço do surto de gripe (H3N2) na cidade de São Paulo.


O movimento é grande nos postos de saúde e nos hospitais. A super lotação preocupa as autoridades públicas e a população. As unidades de atendimento estão sobrecarregadas e também há falta de medicamentos. Em alguns postos faltam até médicos e enfermeiros. 
A sobrecarrega também acontece nos hospitais particulares. O aumento no número de casos fez com que o hospital Nipo-Brasileiro abrisse salas de espera e aumentou de quatro para seis os guichês de recepção.
Já na unidade Bela Vista do Hospital Sírio-Libanês o volume de atendimento no pronto atendimento cresceu consideravelmente nos últimos dias. 


O Hospital Alemão Oswaldo Cruz também registrou crescimento no Pronto Socorro de pessoas com sintomas respiratórios. 
A situação preocupa ainda mais com os casos de coronavírus. A “flurona” mistura de coronavírus com flu (gripe em inglês) fez aumentar o número de pacientes nas unidades de saúde.  Mas é importante destacar que não se trata de uma nova doença. Apesar do contagio ser semelhante  - pelo contato com gotículas respiratórias e superfícies contaminadas -, ambas são distintas. 


Os especialistas alertam para que os pacientes saibam diferenciar  os sintomas   da Covid – 19 e da gripe. Os sintomas da gripe l são febre súbita, tosse (geralmente seca), dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza. E os sintomas da Covid-19 são febre, tosse, cansaço, perda de paladar ou olfato, dores de garganta, dor de cabeça, diarreia, dificuldade para respirar ou falta de ar, perda da fala, mobilidade ou confusão e dores no peito.


Por isso, preste atenção nos sintomas e se houver alguma dúvida procure um médico especialista. Os cuidados devem ser redobrados quando se trata de idosos ou pacientes com comorbidades. 
Com saúde não se brica. Cuide-se!

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Anunciante 039

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!