SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
Servir - verbo transitivo indireto

Colunistas

Servir - verbo transitivo indireto

Colunista Eduardo Diniz

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Servir a alguém ou a alguma coisa. São poucos os que conseguem agir de acordo com essa forma verbal. Dentre as várias maneiras que temos de despender nosso tempo nesse plano, talvez a mais nobre forma de todas seja justamente a pratica do servir. 

Doar-se, desapegar-se de seus interesses, olhar para o bem da coletividade, colocar-se em segundo plano e em primeiro o próximo, se sacrificar por alguma coisa ou alguém, como disse, não é para qualquer um. 

 O que vai pelo mundo, em todos os tipos de mídia e de manifestações culturais hoje, aponta para uma forma de ser totalmente oposta: a satisfação do eu e a busca da felicidade a qualquer custo. Felicidade que é confundida com prazer, deleite. Que felicidade é esta? Existe felicidade maior, existe prazer maior do que doar-se em benefício do próximo? Existe felicidade maior do que servir? 

 Se voltarmos o nosso foco para nossos dirigentes, considero que o “servir a” deveria ser o seu mantra no exercício dos deveres funcionais, mas o que vemos nestes atores é  justamente praticarem a forma reflexiva do verbo tão sagrado. O que mais se vê em nossos políticos é a pratica da forma “servir-se de”. Com os seus interesses em primeiro lugar, não hesitam em se apropriar de recursos públicos, receber propina em favor de seus corruptores, favorecerem parentes e amigos, não agirem ética e nem moralmente, legislam em causa própria e só se preocupam em trabalhar pelo próximo mandato. 

 Servir-se ao invés de servir, almejando-se a conquista de poder e bens materiais. Ao invés de se engrandecer, o ser humano se apequena e mostra desconhecer ou ter interesse em agir com nobreza. Independente dos bens que tiveram e do poder que exerceram passam para a história como vilões ou no mínimo nem são lembrados. 

 Lembrando Gabriela Mistral em seu poema "O prazer de servir”, apresenta-se a pergunta: Serviu hoje? A quem? 

Eduardo Diniz 

Um cidadão brasileiro 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!