Feriado de 9 de julho celebra 92 anos da Revolução Constitucionalista
Milhares de paulistas rememoram, todos os anos, a Revolução Constitucionalista de 1932. A data, também chamada de “guerra paulista”, é celebrada no dia 9 de julho e marca os 92 anos do levante armado entre os meses de julho e outubro de 1932.
O movimento pregava a destituição do governo federal provisório de Getúlio Vargas, eleito dois anos antes. Vargas, ao assumir o poder, fechou o Congresso e aboliu a Constituição. A exigência de uma nova Constituição era prioridade para sociedade burguesa em São Paulo. Foram três meses de luta, que infelizmente, resultou na morte dos jovens Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. As iniciais de seus nomes tornaram-se o símbolo da revolução e batizou o movimento de M.M.D.C.
Os quatro manifestantes foram mortos pelas tropas federais em um confronto que deu origem ao levante paulista. Os restos mortais dos combatentes estão no Obelisco do Ibirapuera, onde tradicionalmente se faz homenagens à data durante todo o dia. Um marco construído para simbolizar a dor da perda da vida dos estudantes.
Curiosidade: As duas principais avenidas que ligam a cidade São Paulo de norte a sul - Nove de Julho e 23 de Maio, têm a origem a partir da Revolução. O conflito onde resultou na morte dos 4 estudantes, aconteceu no dia 23 de maio.
Comentários: