SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Colunistas

Qual é a Melhor Religião?

Colunista Paulo Eduardo de Barros Fonseca

Qual é a Melhor Religião?
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Essa é uma questão que desde sempre tem levado a humanidade a embates vigorosos e por vezes até mesmo vitais.
De longa data, alguns poucos homens têm dividido o mundo em raças e religiões e, por motivos que não são evidenciados, preparam e organizam guerras, trazendo preocupação e conturbação à humanidade. Isso, certamente, porque falta plena compreensão do que as religiões representam.
Dia desses, recebi uma mensagem de um amigo, a qual relatava um fato envolvendo líderes religiosos que estavam reunidos para discutir questões como religião e a paz entre os povos.
Num intervalo da reunião um deles, maliciosamente, mas também com interesse teológico perguntou ao outro, líder de uma religião oriental “qual a melhor religião?”.
A resposta esperada por aquele que fez a indagação era que o interpelado respondesse que por ser mais antiga a sua era a melhor. Porém, após breve silêncio e com um sorriso, porque entendeu o duplo sentido da indagação, olhando o interlocutor nos olhos, a resposta foi que “a melhor religião é aquela de te faz melhor’.
Para sair da perplexidade causada diante de tão sabia resposta, seguiu-se outra indagação: “O que me faz melhor? E ele respondeu: - “Aquilo que te faz mais compassivo, aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião”. Maravilhado, o interlocutor se calou e, até os dias de hoje, diz refletir sobre aquela sabia e irrefutável resposta.
Tendo certo que Deus é único essa resposta é absolutamente correta.
No mesmo sentido, aliás, é o posicionamento expresso na pergunta 842 do Livro dos Espíritos no sentido de que a melhor religião “será aquela que mais fizer homens de bem e menos hipócritas, isto é, homens que pratiquem a lei de amor e caridade na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicação. Por este sinal reconhecereis que uma doutrina é boa, visto que toda a criatura que tiver por efeito semear a desunião e estabelecer linha de separação entre os filhos de Deus só pode ser falsa e perniciosa.”.
E nem poderia ser diferente porque nesse entendimento nós encontramos a mais pura e sublime moral trazida por Jesus, a moral evangélico-cristã, que deve renovar o mundo aproximando os homens, tornando-os irmãos; que deve fazer jorrar de todos os corações humanos a caridade e o amor ao próximo e criar entre todos os homens uma solidariedade comum; de uma moral, enfim, que deve transformar a Terra e dela fazer uma morada de espíritos superiores àqueles que aqui vivem.
É de se dizer, a melhor religião é aquela que te faz melhor, porque te faz amar ao próximo como a ti mesmo ao vê-lo como um irmão, filho do mesmo Pai.
É sempre atual e presente a lição do Cristo quando disse que “eu não vim destruir a lei”, mas ensinou que toda a lei e os profetas são encontrados no ensinamento de que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 
O padre Alfonso Maria Parente, na música “A Melhor Religião”, diz que o “amor é bom e do mal não se ressente. E até nas aflições é paciente
É o bem maior que o Senhor nos oferece. Só quem ama de verdade a Deus conhece. O amor jamais se acaba. Não se cansa do perdão. O amor é a melhor religião. Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Que esse mandamento seja a nossa lei. Porque o Senhor assim nos ensinou. Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. E esse mandamento seja a nossa lei. Porque o dom maior de todos é o amor.”.
É assim que, como um direito natural, a liberdade de consciência, da qual decorre o direito de livre exame em matéria de fé, reclama o respeito a todas as convicções e, como consequência, se espera reciprocidade.
Quando o homem entender e praticar isso, deixando de repetir os erros do passado ao separar os seres humanos por raças e rótulos, sejam quais forem, o mundo certamente será melhor.

Paulo Eduardo de Barros Fonseca

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!