SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 02 de Dezembro 2025

Notícias Geral

Operação Urbana busca qualificar mobilidade na região do Rio Tamanduateí

Operação Urbana busca qualificar mobilidade na região do Rio Tamanduateí
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Novos projetos urbanos para o eixo do rio Tamanduateí, aberturas, alargamentos de vias e construção de ciclopassarelas são intervenções previstas pela Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí 

A Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí (OUCBT) pretende qualificar a mobilidade de bairros das zonas sul e leste da cidade. Para isso, ela prevê intervenções urbanas ao longo do Rio Tamanduateí, abertura e alargamento de vias e implantação de ciclopassarelas. O objetivo é melhorar as condições de mobilidade e acesso da região, ampliando as conexões entre os bairros e com cidades como Campinas, Jundiaí e região da Baixada Santista. 

A nova Operação Urbana de São Paulo está em vigor desde 11 de janeiro deste ano. Instituída através da Lei 18.079/2024, ela propõe uma série de ações para o desenvolvimento econômico, urbanístico e social dos bairros de Cambuci, Mooca, Ipiranga, Vila Carioca e Vila Prudente.  

A região é bem atendida por transporte público de alta capacidade, por meio das linhas 2-Verde e 15-Prata do Metrô e 10-Turquesa da CPTM. A despeito disso, as linhas de trem que deram origem aos bairros da Operação Urbana e que os conectam à região macro metropolitana (Campinas, Jundiaí e Baixada Santista) - somadas à Avenida do Estado e o Rio Tamanduateí - tornaram-se barreiras aos deslocamentos locais. Para mudar esse cenário, garantindo melhor acessibilidade à região, a lei da OUCBT propõe diversas intervenções ao território. 

Neste sentido, merece destaque o rol de intervenções previstas no quadro da lei, o qual prevê melhoramentos viários, implementações de áreas verdes e equipamentos, bem como transposições aéreas e restauração de patrimônio histórico. 

Abertura de novas vias, ampliação de ruas existentes e construção de acessos para ciclistas e pedestres são outras intervenções previstas para região da Operação Urbana, que é dividida em sete setores: Cambuci, Mooca, Parque da Mooca, Henry Ford, Ipiranga, Vila Carioca e Vila Prudente. Para cada setor, é estabelecido um programa de obras.  

Para a região do Cambuci, são previstos a abertura e alargamento de ruas; alça de Ligação do Viaduto Leste-Oeste a Avenida Prefeito Passos e pontilhões (pequenas pontes) sobre a Avenida do Estado. O objetivo é ampliar as conexões com os bairros vizinhos, aproveitando atributos naturais e construídos até então não valorizados no bairro. 

Para a Mooca, podem ser destacados o novo Viaduto São Carlos e a abertura ou alargamento de ruas para também ampliar ligações com os bairros próximos. 

No caso do setor Ipiranga, a expectativa é, a partir de melhoramentos viários a leste da avenida Dom Pedro I, garantir novos acessos ao Parque Foz do Ipiranga; conectar a Avenida Nazaré à Avenida Presidente Tancredo Neves, formando um parque linear ao longo do Córrego Capão do Rego, e qualificar a ligação entre Ipiranga e Vila Mariana por meio do alargamento da Avenida Gentil de Moura. 

Por sua vez, para o setor Henry Ford, as obras contemplam aberturas de vias, melhorias nos viadutos Capitão Pacheco e Chaves e São Carlos e nova transposição entre os dois viadutos destinada a pedestres e ciclistas. 

Para o Parque da Mooca, é objetivo duplicar a Rua Capitão Pacheco e Chaves até a Rua do Orfanato, bem como ampliar o viaduto de mesmo nome, melhorando as conexões com os bairros vizinhos do Ipiranga e da Vila Prudente. 

Na Vila Carioca, as intervenções consistem em ampliar as conexões com o ABC Paulista e qualificar a circulação interna do bairro. A abertura de nova avenida e de vias que a conecta à Avenida Almirante Delamare e à Avenida Presidente Wilson busca qualificar o bairro para usos industriais e atividades de logística. 

Por fim, a única intervenção estrutural proposta, dada a reduzida porção do bairro Vila Prudente abrangida pela Operação Urbana, é o alargamento da Rua Ibitirama, num pequeno trecho, para melhoria do acesso à Estação Tamanduateí. 

Quando e como essas intervenções serão viabilizadas? 

As obras previstas na Operação Urbana Bairros do Tamanduateí serão viabilizadas com recursos arrecadados em leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs). A Operação Urbana terá vigência de 20 anos. 

A lei da OUCBT também prevê que, ao menos, 35% dos recursos arrecadados sejam destinados para provisão de Habitação de Interesse Social (HIS). A OUCBT também destina outros 15% para melhorias na rede de equipamentos públicos e, no mínimo, 5% para preservação do patrimônio histórico, ambiental e cultural. 

Para acompanhar e deliberar sobre a implantação de todas essas obras, será instituído um Grupo de Gestão. A coordenação será da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com apoio da SP Urbanismo, e a participação de órgãos e entidades da administração municipal e da sociedade civil. 

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!