SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Colunistas

Fé, Qualidade de Vida e Saúde!!

Colunista Coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka

Fé, Qualidade de Vida e Saúde!!
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Palavra originada do termo grego "pistia" que significa acreditar. Quando buscada sua origem no Latim encontra-se o vocábulo “fides” que também se refere à atitude de acreditar, porém acrescida do conceito de fidelidade, ou seja, será tal sentimento um tanto mais poderoso se a pessoa for fiel ao seu objeto. 
Ter Fé significa em síntese ter confiança, credibilidade, crença em alguém ou algo, sem que haja alguma confirmação que ateste a verdade sobre um argumento.  
Se por um lado, para ser fiel seja necessária uma certa dose de razão acerca do que se crê para então tê-la com convicção e não seja facilmente demovida, por outro, se construída irracionalmente poderá levar ao fanatismo ou à negação sobre o que pode ser ponderado pela razão, chegando às vias de sustentar mentiras em detrimento de algo provado verdadeiro.  
Uma Fé com ponderação afasta a dúvida e fortalece a confiança, seja diante de situações envolvendo questões emocionais ou físicas, doenças psicológicas ou fisiológicas, pois sempre estará presente uma esperança de mudança sustentada em um pensamento positivo. Aliás, a qualidade do pensamento define o estilo de vida que cada um escolhe para si, qual seja, de pessimismo ou otimismo.
Então, qual a relação da Fé, enquanto crença, com Qualidade de Vida e Saúde ? 
Diria que idêntico ao de manter a atenção e o foco em pensamentos positivos, afinal se pensar em doença provável adoecerá, se pensar que é difícil praticar atividade física não praticará, se pensar que não conseguirá, certamente será um derrotado. Afinal o comportamento é quase um reflexo dos pensamentos e sentimentos.
E para compreender a abrangência e presença desta expressão em nossas vivências cotidianas vale resgatar algumas lembranças, assim vejamos:
Musical – “Você meu amigo de Fé, meu irmão camarada/Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas”. (Roberto Carlos). 
Bíblica - “Porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará, e nada vos será impossível” (Mateus 17: 20-21). Na fala comum é o mesmo que dizer a ‘Fé que move montanhas’.
Dito popular: “Eu que não sou bobo nem nada também vou fazer uma fezinha”, que significa dizer ir a uma casa lotérica para fazer uma aposta. 
Portanto, ter Fé em algo ou alguém, poderá facilitar um estilo de vida com mais Saúde e Qualidade de Vida. 


Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!