A população continua sofrendo com os impactos negativos da pandemia de coronavírus. Na segunda-feira, dia 30 de novembro, um dia após o 2º turno das eleições municipais, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a volta da fase amarela no Plano SP em todo o estado . Isso significa que a ocupação máxima de shoppings, galerias, comércio e serviços passa de 60% para 40% em regiões que estavam na fase verde.
Os bares, restaurantes, concessionárias e shoppings centers são os setores mais afetados pela mudança. Porém, apesar das restrições o Governo garante que as academias, salões de beleza e parques continuam abertos, mais as restrições de funcionamento serão ainda mais rígidas. Tudo indica que tais medidas ainda deverão perdurar por muito tempo.
Neste contexto, empresários, comerciantes e lojistas ainda estão buscando a melhor forma para recuperar a economia. Isso preocupa, pois faltam poucos dias para o Natal, a maior data festiva do calendário e que gera mais vendas para o comércio varejista.
A restrição dos horários de funcionamento do comércio e dos shoppings em São Paulo preocupa também entidades e associações do setor. A Associação Comercial de São Paulo, a Fecomércio, a Associação dos Lojistas de Shoppings (Alshop) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirmam que irão respeitar as regras, porém lamentam a decisão do Governo de São Paulo.
Muitas entidades ainda ressaltam que tal medida pode levar o fechamento de muitas lojas e restaurantes, pois os comerciantes ainda não se recuperaram do primeiro impacto da pandemia realizada no início do ano.
De acordo com levantamento divulgado pelos órgãos de saúde, o estado de São Paulo contabilizou até o dia 30 de novembro 42.095 mortes por Covid-19 e 1,24 milhão de casos confirmados da doença desde o início da pandemia.
Já o número total de pacientes internados com suspeita ou confirmação da doença foi de 9.689, sendo 5.548 em enfermaria e 4.141 em UTI.
Num cenário cheio de incertezas, a única solução é aguardar as novas medidas do Governo e seguir se prevenindo contra a doença.