A doação de sangue está sendo esquecida pela população. Dados recentes mostram a situação caótica que vivem alguns hospitais em São Paulo, onde muitos estão sendo obrigados a cancelar cirurgias afim de manter seu estoque de sangue para situações de urgência. Muitas vezes as pessoas não doam, pois têm algum tipo de receio, dúvidas e mitos. Para que essa situação seja modificada estamos fornecendo a você leitor, informações que ajudarão a tomar uma atitude e salvar a vida de muitas pessoas.
Sobre a Fundação Pró-Sangue
A Fundação Pró-Sangue é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.
Criada em 1984, a Fundação desenvolve suas atividades no 1.º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, onde ocupa área de 5.000 metros quadrados.
Centro de referência do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fundação Pró-Sangue é ainda laboratório de referência da Sociedade Internacional de Hemofilia, membro do Serum Cells and Rare Fluids-Scarf, grupo que reúne especialistas internacionais que atuam em laboratórios de referência e fazem intercâmbio de amostras raras, e “twin-partner”(irmão gêmeo), do The Mount Sinai Medical Center, de Nova York.
Em 1998, a instituição recebeu da British Standards Institution certificação ISO 9001, tornando-se também o primeiro hemocentro público brasileiro a ter o controle de qualidade de seus produtos e serviços testado e comprovado por um organismo de renome internacional.
Missão
São também compromissos da instituição:
- Assegurar a realização de procedimentos médicos e serviços de alta complexidade tecnológica e especialização, tais como transplante de medula óssea e tratamento de pacientes hemofílicos e onco-hematológicos;
- manter alto padrão técnico-científico nos campos imunológico, sorológico, de diagnóstico e de epidemiologia de doenças transmissíveis pelo sangue;
- desenvolver pesquisas e estudos avançados em hemoterapia e hematologia compatíveis com os padrões internacionais de referência.
Desafio
A Fundação Pró-Sangue coleta e processa mensalmente cerca de 15.000 bolsas de sangue e abastece 300 hospitais da região metropolitana de São Paulo, volume equivalente a aproximadamente 53% do sangue consumido na Grande São Paulo, 24% do Estado e 14% do Brasil.
Essa tarefa representa um grande desafio diário. Apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. No Brasil, 14 em cada mil habitan-tes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o órgão público.
Doação voluntária é aquela que é feita sem saber a quem se destina o sangue. No Brasil, porém, cerca de 75 % das pessoas doam vinculando sua doação a um amigo ou parente.
Doe sangue
Doar sangue é rápido, simples e seguro. Mas para quem precisa desse gesto de solidariedade, não é nada simples. Ele vale a vida. Todo material utilizado na coleta do sangue é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador
Por que doar?
A ciência avançou muito e fez várias descobertas. Mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue para sobreviver, ela só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. Doar sangue é simples, indolor, rápido e seguro. Mas, para quem recebe, esse gesto não é nada simples. Ele vale a vida.
Quem pode doar?
Sempre que doar sangue, você passará por uma avaliação médica. Essa avaliação determinará sua condição como doador, ou seja, se você pode ou não realizar sua doação.
Requisitos para doação de sangue
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 18 e 65 anos.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade RG), Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Passaporte).
Impedimentos temporários
- Gripe: aguardar sete dias.
- Gravidez.
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas quatro horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses).
Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são Estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses Estados deve aguardar seis meses. Quem morou, aguardar três anos.
Impedimentos definitivos
- Hepatite após os dez anos de idade. • Malária.
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças associadas ao HTLV I/II e doença de Chagas • Uso de drogas injetáveis ilícitas • Homens 60 dias: até quatro doações por ano • Mulheres 90 dias: até três doações por ano.
Cuidados pós-doação
*Evitar dobrar o braço puncionado por aproximadamente 30 minutos.
*Evitar esforços físicos exagerados no dia, por pelo menos 12 horas.
*Aumentar a ingestão de líquidos.
*Não fumar por cerca de duas horas e evitar bebidas alcóolicas por 12 horas.
*Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas.
Agende sua doação
Para garantir um atendimento eficiente e rápido a Fundação Pró-Sangue oferece aos doadores a opção de doar sangue com hora marcada.
O agendamento deverá ser feito com duas horas de antecedência. O funcionamento do Posto Clínicas é das 8 às 17 horas (dias úteis).
Para agendar sua doação ligue para: (11) 4573-7800.
Postos de coleta da Fundação Pró-Sangue
*Posto Clínicas: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar - de segundas às sextas -feiras das 7 às 19h. Sábados, domingos e feriados das 8 às 18h. Estacionamento gratuito aos doadores por até duas horas no subterrâneo do Estapar - Garagem Clínicas e no Centro de Convenções Rebouças. Valide o ticket após a doação.
*Posto Regional de Osasco: Rua Ari Barroso, 355- Osasco - De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Sábados , das 8 às 16h00. Fechado aos domingos e feriados
*Posto Dante Pazzanese: Av. Dante Pazzanese, 500 - de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8 às 13h00
Fechado às quartas-feiras, sábados, domingos e feriados.
* Mandaqui: Rua Voluntários da Pátria, 4227 -De segunda a sexta-feira*, das 8 às 16h30. Fechado aos sábados, domingos e feriados
* Posto Barueri: R. Angela Mirella, 354 - Barueri - De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h00. Fechado aos sábados, domingos e feriados.
* Posto Stella Maris: Rua Maria Cândida Pereira, 568 - Itapegica, Guarulhos - De segunda à sexta, das 8 às 16 horas.
Acesse na internet: www.prosangue.sp.gov.br
Coleta externa
Desde 1995, a Pró-Sangue mantém o Programa de Coleta Externa que realiza campanhas de doação de sangue em parceria com empresas, universidades, escolas e comunidades. Em 2004, o Programa de Coleta Externa realizou a coleta de 12.073 bolsas de sangue. O agendamento da coleta é realizado previamente com o Departamento de Captação Externa de Doadores, que gerencia as datas disponíveis. O local destinado é vistoriado e aprovado com antecedência por profissionais técnicos. Na data acordada, a equipe desloca-se até o local, efetuando a coleta de bolsas de sangue. Para saber mais basta ligar para: Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4573-7500, ramais 7676 ou 7515, de segunda a sexta, das 7 às 13 horas, ou pelo e-mail coletaexterna@prosangue.sp.gov.br.
Resultados
Saber o resultado dos seus exames está mais prático, rápido e seguro. Quando seu resultado já estiver disponível, você receberá sua senha por e-mail. Só você terá acesso às suas informações.
Se você não tiver acesso à Internet, fique tranquilo. Os mesmos resultados serão enviados também pelo correio.
A Fundação Pró-Sangue é o primeiro hemocentro brasileiro a disponibilizar resultados de exames pela Internet. Na dúvida, entre em contato com o Disque Pró-Sangue.
Honestidade também salva vidas.
Ao doar sangue, seja sincero na entrevista
Ressaltamos que na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer proteção ao receptor e ao doador.
Comentários: