O Comandante do Exército Brasileiro, atendendo a solicitação do Ministério da Defesa, após o pedido do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Governo do Estado de São Paulo, autorizou o emprego de tropas do Comando Militar do Sudeste (CMSE) nas ações de resposta aos danos causados pelas fortes chuvas na região de São Sebastião-SP.
Para tanto, foram disponibilizados os seguintes meios do CMSE em pessoal e material:
- 06 (seis) aeronaves da Aviação do Exército, sendo 03 (três) HM-1 Pantera, 02 (duas) HM-4 Jaguar e 01 (uma) HM-3 Cougar;
- 01 (uma) equipe SAR (busca e salvamento);
- 13 (treze) viaturas especializadas e equipamentos pesados de engenharia, militares técnicos e operadores, oriundos do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, de Pindamonhangaba, a fim de contribuir para a desobstrução de vias; e
- 467 (quatrocentos e sessenta e sete) militares, oriundos da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, de Caçapava, para a realização de trabalhos de apoio ao resgate na região de São Sebastião, Barra do Sahy, Boiçucanga e Juquehy.
O Exército Brasileiro, em permanente preparo e estado de prontidão, sempre em defesa de nosso Povo e integrado à sociedade, continua apoiando a população paulista.