SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Editorial

Dia Nacional da Saúde: descaso e falta de recursos

Editorial

Dia Nacional da Saúde: descaso e falta de recursos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, a data foi oficializada e inserida no calendário oficial brasileiro através da Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura, e tem por objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela.

Apesar da sua importância, sabemos o quanto a população é refém do falido sistema de saúde pública, sem qualquer perspectiva de melhora. Aqui  no Brasil, usufruir da saúde pública é um privilégio para poucas pessoas.

Em qualquer cidade deste imenso país não há assistência médico-hospitalar pública capaz de suprir qualquer tratamento, de forma digna e sem obstáculos, que um indivíduo necessite para restabelecer sua saúde ou curar-se de uma doença – eximindo-se dessa crítica aquelas que são incuráveis.

A saúde pública é, e sempre foi um problema no Brasil, e hoje está muito mais crítica que há 10 anos, já que a população aumentou dez vezes mais em relação ao número de hospitais necessários para atender a demanda. E pior, o que existe não dá conta e obriga os pacientes, em sua maioria, a esperar meses por consultas, exames, remédios, e muitos desses pacientes não têm esse tempo e acabam em óbito.

O descaso é tão grande, que milhares de pessoas morrem todos os anos em decorrência das mesmas causas: falta de estrutura hospitalar, burocracia, corrupção, má administração, verbas insuficientes, péssima remuneração dos profissionais e, principalmente, o descaso do Poder Público, que não leva a sério nem dá a devida atenção à pasta da Saúde – e isso ocorre em todas as esferas: municipal, estadual e federal.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!