Desde o fim do século 19 nos Estados Unidos da América, no Brasil, e em vários outros países ocidentais, o dia 1º de Maio é tido como o Dia do Trabalho. Tal data foi escolhida em razão a uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago (EUA), no dia 1º de maio de 1886.
No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou em 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado de desenvolvimento da indústria brasileira.
De lá pra cá, muita coisa mudou, mudamos de sistemas políticos, tivemos vários presidentes e a nossa moeda teve diversos nomes até chegar ao Real. Essas alterações causaram um caos no Brasil atual, que necessita de mais empregos.
Infelizmente o desemprego, a informalidade e a desigualdade social vêm ganhando cada vez amis espaço e agravando as relações de trabalho.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego do Brasil foi de 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro de 2024 (dezembro, janeiro e fevereiro). Isso equivale a 8,5 milhões de desempregados no país.
É necessário um plano emergencial de resgate econômico para impedir que países como o Brasil fiquem na informalidade.
Nosso país precisa reagir e enfrentar as dificuldades com muito equilíbrio e serenidade.
Devemos acreditar que vamos vencer. Feliz Dia do Trabalho.
Comentários: