Domingo, 17 de junho de 2018

Notícia

Deputada estadual Clélia Gomes celebra Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards

JSZN JSZN

A deputada estadual Clélia Gomes, Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa de São Paulo, promoveu no dia 19 de maio, o evento “Todos os amores são perfeitos”, em celebração ao Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards, no plenário Teonônio Vilela. A cerimônia contou com a presença de famílias, especialistas médicos e pessoas apoiadoras da causa.

Clélia foi a proponente da Lei 16.653/2018, que institui 6 de maio, o Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards. “Trabalhei muito para que a lei fosse aprovada e, poder comemorar com este evento é uma grande honra. É meu dever como parlamentar trazer um tema tão importante para o ambiente público e político, com isso quero sensibilizar a sociedade e profissionais da saúde para que juntos lutem pelos direitos e pela vida dessas crianças”, disse a deputada.

Especialistas da área médica e jurídica conversaram com pais para orientar e tirar dúvidas sobre a síndrome. O ciclo de palestras teve início com a dra. Carla Caseline, advogada na área da família e previdenciária. Em seguida, aconteceu a palestra sobre cuidados com a criança de Síndrome de Edwards, com a dra. Gleyce Cobra, médica especialista em UTI Infantil pela Unifesp. Houve também uma roda de conversa com famílias, e o encerramento, ocorreu com Marília Castelo Branco, fundadora da Associação Síndrome do Amor.

A Síndrome de Edwads é a segunda mais frequente no Brasil, fica atrás somente da Síndrome de Down. O distúrbio genético raro gera atrasos no desenvolvimento do feto, causada pela presença de três cromossomos 18 (trissomia do 18) e, provoca malformações graves como pés com sola arredondada, cabeça pequena, problemas cardíacos, respiratórios e renais. Os bebês acometidos têm baixa expectativa de vida; há casos de apenas 3 meses de vida.

A doença se manifesta geralmente em gestações de mulheres com mais de 35 anos e seu diagnóstico ocorre entre 10 e 14 semanas de gravidez. Os exames pré-natais são extremamente importantes para detectar a doença, para a qual infelizmente não há cura.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Veja também

Dia de Santo Antônio - 13 de junho
11 Jun

Dia de Santo Antônio - 13 de junho

Também chamado Santo Antônio de Pádua

Agenda institucional do TJSP
11 Jun

Agenda institucional do TJSP

Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, reuniu-se no dia 30 de maio de 2018

Presidente do TJM é homenageado no Hospital do Exército em São Paulo
11 Jun

Presidente do TJM é homenageado no Hospital do Exército em São Paulo

Paulo Prazak, recebeu na manhã de quarta-feira, 30 de maio

Como esperado, Cartório do Futuro registra aumento na produtividade do Judiciário
11 Jun

Como esperado, Cartório do Futuro registra aumento na produtividade do Judiciário

Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou a primeira Unidade de Processamento Judicial (UPJ) do Brasil

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Parceiro
City Patentes
Parceiro
Semanário da Zona Norte
Parceiro
C2J Engenharia